Glossário

Aprenda a falar Honda.

Bluetooth

Bluetooth é um padrão de comunicação sem fios - utilizado para ligar o seu telemóvel ou outros dispositivos compatíveis equipados com Bluetooth ao automóvel, permitindo-lhe manter as mãos livres para a importante tarefa de conduzir.

Tweeters

Estes pequenos altifalantes suplementares ajudam a garantir uma claridade perfeita do som do sistema áudio do seu automóvel. Instalados na parte lateral dianteira, os tweeters complementam os conjuntos das especificações mais elevadas, reduzindo as distorções e fazendo com que as notas mais agudas tenham uma afinação perfeita.

ABS (Sistema de travagem anti-bloqueio)

O nosso Sistema de travagem anti-bloqueio (ABS) evita que as rodas do seu automóvel bloqueiem quando efectua uma travagem de emergência, para que possa desviar o seu automóvel dos obstáculos. Assim, nunca perderá o controlo, independentemente das condições climatéricas.

ACC (Controlo da velocidade de cruzeiro adaptável)

Retirando o stress da condução em auto-estradas, a nossa tecnologia de Controlo da velocidade de cruzeiro adaptável (ACC) ajuda-o a manter uma velocidade saudável e uma distância segura em relação ao veículo da frente.
Instalado na grelha dianteira, um radar mede a distância até ao veículo da frente e regula a sua proximidade e velocidade em relação a ele. O ACC funciona mediante activação por parte do utilizador.

Encostos de cabeça activos dos bancos dianteiros

Os encostos de cabeça activos dos bancos dianteiros ajudam-no a proteger a sua cabeça, o pescoço e a coluna vertebral do impacto, quando alguém colidir na traseira do seu automóvel.

Numa colisão pela traseira, o corpo do passageiro é empurrado contra o encosto do banco e esta pressão é então transmitida mecanicamente a partir da área lombar através de ligações que empurram o encosto de cabeça para cima e para a frente - reduzindo o espaço entre a cabeça e o encosto de cabeça e limitando a possibilidade de ferimentos provocados pelo efeito de chicote.

Segurança activa

Nas fracções de segundos anteriores a um acidente, a nossa tecnologia de segurança activa pode fazer toda a diferença. Os sistemas incluem o Sistema de travagem anti-bloqueio (ABS), Distribuição electrónica da força de travagem (EBD), Sistema avançado de auxílio ao condutor (ADAS) e Assistência à estabilidade do veículo (VSA). Cada um destes sistemas trabalha para o manter seguro, procurando, antes de mais, evitar os acidentes.

ADAS (Sistema avançado de auxílio ao condutor)

ADAS é um termo geral que inclui o Controlo da velocidade de cruzeiro adaptável (ACC), o Sistema de assistência à manutenção na faixa de rodagem (LKAS) e o Sistema de travagem atenuante de colisões (CMBS).

ACE (Engenharia de compatibilidade avançada)

Concebidos para o manter em segurança em caso de colisão frontal, os nossos automóveis estão equipados com uma carroçaria especialmente concebida para reduzir o impacto.

O design inovador da carroçaria absorve a energia do impacto ao longo de uma grande área da estrutura, de forma a preservar o espaço no interior do seu automóvel, mantendo a sua segurança, bem como a dos seus passageiros.

Aerodinâmica

Desfrute de uma viagem mais suave e tranquila, ao mesmo tempo que poupa combustível. Os nossos automóveis são concebidos para ser aerodinâmicos, sendo que trabalhámos arduamente para fazer com que o Coeficiente de arrasto (Cd) fosse o mais baixo possível. É um processo técnico, mas quanto mais baixo o número for, menor será a resistência ao vento - o que lhe permitirá conduzir pela estrada sem qualquer esforço.

Assistência à travagem

Detecta se está a efectuar uma travagem de emergência e aumenta automaticamente a força de travagem. Esta potente travagem ajuda a reduzir a sua distância de paragem.

CMBS (Sistema de travagem atenuante de colisões)

O nosso Sistema de travagem atenuante de colisões (CMBS) alerta-o da possibilidade de uma colisão iminente, ou - caso seja demasiado tarde para o alertar - aplica os travões automaticamente.

Atrás da grelha encontra-se um pequeno radar que funciona como um "olho", transmitindo permanentemente um sinal e avaliando o eco devolvido. O sistema pode detectar uma obstrução e calcular a sua distância e velocidade de aproximação.

Se o sistema detectar uma obstrução acima de um determinado limite, alertá-lo-á com um alarme e um indicador intermitente. Caso não reaja, o sistema aplicará ligeiramente os travões e dará um pequeno puxão no seu cinto de segurança. Caso continue sem reagir e existir uma colisão frontal iminente, ambos os cintos de segurança dianteiros são bem apertados e os travões são aplicados com firmeza.

O CMBS diminui a velocidade do impacto, reduz os eventuais danos que possam ser causados ao seu automóvel e, sobretudo, tem cuidado consigo e com os seus passageiros.

Common Rail

Um motor a Diesel Common Rail permite a rápida injecção de quantidades extremamente precisas de combustível na câmara de combustão. Como resultado, o combustível forma uma vaporização mais fina e tem uma combustão mais eficiente. 

O resultado é um motor silencioso e económico com menos emissões.

CVT (Transmissão de variação contínua)

A transmissão de variação contínua (CVT) é uma nova abordagem inteligente à caixa de velocidades automática. Ao mudar perfeitamente entre uma gama quase infinita de relações de engrenagens, oferece uma eficiência extremamente suave e uma melhor economia de combustível.

Fecho de segurança

Mesmo que os ladrões tentem roubar o seu automóvel a partir do exterior ou do interior partindo o vidro, continuarão sem conseguir obter acesso, uma vez que os fechos de segurança apenas podem ser controlados por si e pelo seu controlo remoto.

Suspensão de duplos braços sobrepostos

Este esquema da suspensão proporciona a precisão mais recente em termos de movimento das rodas e também reduz o movimento da carroçaria durante a travagem e nas curvas. Isto significa que pode contar com uma manobrabilidade previsível e fiável e continuar a desfrutar da viagem.

EBD (Distribuição electrónica da força de travagem)

Funciona em conjunto com o sistema de travagem anti-bloqueio (ABS) para direccionar a potência de travagem exactamente para onde esta é necessária. O sistema ajusta a potência de travagem para as rodas dianteiras e traseiras, de modo a maximizar a eficiência de travagem.

ECU (Unidade de controlo electrónico)

Este computador monitoriza o seu motor e gere as actividades deste.

ETCS (Sistema de controlo electrónico da borboleta)

Também conhecido como "drive-by-wire", este sistema utiliza sensores electrónicos para detectar a posição do acelerador e controla de forma precisa o sistema de gestão do motor. O resultado é uma resposta instantânea e suave quando toca no acelerador, sem que seja necessária uma ligação mecânica.

EPS (Direcção assistida eléctrica)

A direcção assistida eléctrica (EPS) auxilia a direcção através de um motor e não de um sistema hidráulico e utiliza a carga da bateria em vez do motor - contribuindo para reduzir o consumo de combustível e as emissões.

Ergonomia

A ergonomia é uma ciência aplicada, utilizada para conceber o ambiente humano ideal. Na Honda utilizamos a ergonomia para garantir o máximo de segurança e conforto.

Encontrará os controlos e instrumentos do seu automóvel nos locais em que fazem mais sentido e certificamo-nos de que são fáceis de compreender e utilizar. E prestámos atenção aos detalhes mais pequenos - dos comandos instalados no volante aos bancos do condutor, que foram concebidos para o manter confortável, mas alerta.

Consumo de combustível

Analisar o consumo de combustível e as emissões de CO2 garante uma boa indicação do desempenho de um automóvel.

O Departamento de certificação de veículos (VCA) certifica-se de que todos os fabricantes medem o consumo de combustível da mesma forma, utilizando um teste padrão na indústria, para que possa comparar modelos com confiança.

Control Grade Logic

Utilizado em algumas transmissões automáticas, os inteligentes sistemas incorporados encontram a relação de transmissão ideal para o seu estilo de condução e condições da estrada. É particularmente útil em colinas e curvas.

HID (Descarga de alta intensidade)

Em vez de uma lâmpada convencional, as luzes HID possuem gás xénon que é accionado por uma faísca eléctrica, produzindo uma luz realmente branca para iluminar a estrada em frente. Para desfrutar de faróis com mais luz e de uma visibilidade melhorada.

Assistência ao arranque em subidas

Uma mão amiga para aqueles complicados arranques em inclinações - este sistema mantém o seu automóvel estável durante um segundo, para que possa passar do travão para o acelerador.

Híbrido

Os nossos veículos híbridos são concebidos para utilizar tanto gasolina como electricidade - gerando menos emissões e uma maior economia.

ICE (Sistema de entretenimento do automóvel ou Motor de combustão interna)

Dependendo do contexto, este acrómico pode referir-se ao sistema de som do seu automóvel ou ao motor (embora, habitualmente seja ao primeiro).

i-CTDi (Injecção turbo diesel Common Rail inteligente)

Este é um tipo de motor a gasóleo que está instalado em alguns automóveis Honda que utilizam injecção Common Rail.

i-DSi (Ignição dupla e sequencial inteligente)

Este motor aumenta a economia e reduz as emissões, graças ao accionamento sequencial das suas duas velas de ignição por cilindro.

i-DTEC

Motor inteligente da última geração, o i-DTEC tanto utiliza a tecnologia Common Rail mais recente como a tecnologia do turbocompressor variável, para lhe proporcionar uma condução mais suave e tranquila, embora potente.

IMA (Assistência integrada do motor)

Combinando um motor a gasolina com um motor eléctrico, a Assistência integrada do motor (IMA) melhora a potência da tecnologia híbrida para reduzir as emissões e a melhorar a economia de combustível.

i-SHIFT (Mudança inteligente)

Ao contrário das transmissões automáticas, a transmissão i-SHIFT não possui um conversor de binário. Em vez disso, tem a mesma embraiagem que um veículo com transmissão manual e o volante pode ser dotado de patilhas das mudanças ou utilização da alavanca de mudanças para passagens sequenciais.

ISOFix (Organização Internacional de Normalização dos pontos de Fixação)

Concebida para manter as crianças seguras, a Organização Internacional de Normalização dos pontos de Fixação (ISOFix) certifica-se de que todas as cadeiras de criança estão devidamente fixadas ao chassis do seu automóvel segundo um padrão.

i-VTEC

Combinando o Controlo electrónico do comando e abertura variável das válvulas (VTEC) com o Controlo da temporização variável (VTC), este inteligente motor a gasolina melhora o desempenho, a economia do combustível e as emissões.

LKAS (Sistema de assistência à manutenção na faixa de rodagem)

O Sistema de assistência à manutenção na faixa de rodagem (LKAS) ajuda-o a manter-se na sua faixa em auto-estradas ou noutras estradas que tenham marcações de limites.

Uma câmara instalada atrás do seu pára-brisas processa imagens da estrada à sua frente, calculando depois o binário da direcção necessário para o manter na sua faixa. Se estiver perto de atravessar uma marcação da estrada, será emitido um sinal sonoro contínuo para o alertar.

LSD (Diferencial de patinagem limitada)

Instalado em alguns dos automóveis de maior desempenho, um Diferencial de patinagem limitada (LSD) melhora a tracção das suas rodas sob potência.

Bancos mágicos

Desaparecem num passo de mágica... ou, pelo menos, num puxar da correia que existem sobre o seu banco. Estes bancos traseiros rebatem-se para tornar o piso da bagageira completamente plano. Para além disto, o assento do banco pode dobrar-se para cima, criando um espaço adicional atrás dos bancos dianteiros, para quando necessita de um pouco mais de espaço.

Mecanismo do banco rebatível num só movimento

Suave e simples, o nosso mecanismo do banco rebatível num só movimento significa que pode mover os seus bancos com o mínimo de confusão. Basta libertar o banco traseiro e o encosto para a cabeça rebate-se automaticamente, o assento do banco inclina-se para a frente e o encosto do banco rebate-se, ficando alinhado com o solo.

Segurança passiva

Um termo que abrange as funcionalidades dos nossos automóveis que o protegem em caso de acidente. Funcionalidades como airbags (=segurança activa), zonas de impacto, barras de impacto lateral e Cintos de segurança com retractor de bloqueio de emergência (ELR) (= cintos de segurança).

"Segurança passiva" designa todos os equipamentos que aumentem a sua segurança enquanto permanecem passivos. Se se mover, faz parte do sistema activo.

RDS (Sistema de transmissão de dados em radiodifusão)

Esta tecnologia faz parte do Sistema de entretenimento (ICE) do seu automóvel. São essencialmente dados como títulos de canções, sendo transmitidos através de ondas de rádio e que lhe são apresentados.

Realtime 4x4

Um sistema inteligente de tracção às quatro rodas que envia automaticamente potência às rodas com a melhor aderência, quando mais dela precisa. Óptimo para conduzir em terrenos escorregadios.

SRS (Sistema de retenção complementar)

À tecnologia como airbags chamamos Sistema de retenção complementar (SRS). Aqui incluem-se as tecnologias que se adicionam aos cintos de segurança com o intuito de segurar os ocupantes em caso de impacto.

SS (Mudanças sequenciais)

As Mudanças sequenciais (SS) dão-lhe a possibilidade de seleccionar manualmente velocidades na sua transmissão automática.

Binário

Em termos mais amplos, o binário é uma força de torção, rotacional. Em relação ao seu automóvel, é importante utilizar um binário de baixa velocidade do motor para se poder acelerar sem esforço a partir de velocidades inferiores.

TSA (Assistência à estabilidade do atrelado)

O nosso Sistema da assistência à estabilidade do atrelado (TSA) funciona em harmonia com a tecnologia de Assistência à estabilidade do veículo (VSA) para garantir o maior nível de segurança ao rebocar um reboque.
Utilizando sensores, o sistema da TSA pode aplicar os travões correctamente, de forma a manter o seu automóvel e reboque estáveis durante a sua condução.

Turbocompressor variável

Experiencie uma aceleração instantânea e suave graças ao turbocompressor variável instalado no motor i-DTEC. Os turbocompressores utilizam rotores para pressurizar o ar que circula em direcção aos cilindros. Este processo aumenta a densidade do oxigénio existente no ar, melhorando a combustão e proporcionando mais potência. Os turbocompressores variáveis podem fazer a pressão variar, conforme necessário.

VIN (Número de identificação do veículo)

O número de identificação do veículo (VIN) é um número único utilizado para identificar o seu automóvel. É uma espécie de bilhete de identidade do seu automóvel.

VSA (Assistência à estabilidade do veículo)

Este sistema detecta a perda de tracção nas curvas, para o ajudar a manter-se na faixa certa. 

O sistema inteligente monitoriza a sua velocidade, posição de aceleração, ângulo de direcção, velocidades de cada roda, força G lateral e a taxa de guinada, de forma a monitorizar as sobreviragens ou subviragens. Caso uma destas seja detectada, a VSA utiliza o sistema ABS para aplicar os travões a cada roda, de forma a manter a estabilidade do seu automóvel - isto é particularmente útil em condições adversas para a condução, ou quando entra numa curva com uma velocidade superior à ideal.

VTC (Controlo da temporização variável)

O controlo da temporização variável (VTC) é um mecanismo que melhora significativamente o binário e desempenho do seu automóvel alterando o ângulo de abertura da árvore de cames do lado da admissão referente à cambota, à medida que a carga e a velocidade do motor se alteram. É tudo muito inteligente - e ajuda a fornecer mais binário em velocidades do motor mais reduzidas.

VTEC (Controlo electrónico do comando e abertura variável das válvulas)

Criando mais potência quando mais dela precisa, O controlo electrónico do comando e abertura variável das válvulas (VTEC) ajusta as válvulas do motor para lhe fornecer um aumento de potência. O VTEC também é responsável por menos emissões e por uma melhor economia de combustível do que os motores a gasolina convencionais.