Perguntas Frequentes

Porque não queremos que tenha dúvidas, aqui vai encontrar a resposta a algumas das perguntas que frequentemente nos chegam

Tire as suas dúvidas

  • Q: Posso usar "Biodiesel" / "Gasolina Especial" no meu veículo Honda?

    R: O combustível recomendado pela Honda para o seu veículo está indicado no Manual do Utilizador e no autocolante da portinhola do depósito.
    Todos os veículos Honda podem usar combustíveis de graduação superior, mas isso não afecta as performances do motor.
    "Diesel": A adição normal de 10% de "Biodiesel" não é prejudicial. Percentagens superiores podem provocar danos graves no sistema de alimentação.
    "Biodiesel": Não pode ser utilizado nos motores diesel da Honda. Este tipo de combustível pode danificar a bomba injectora devido à menor capacidade lubrificante deste combustível.
    O Diesel normal está de acordo com a norma EN590 e com todos os requisitos dos motores diesel da Honda.
    Combustível de "Indíce Octano 100": Este combustível de indíce de octano superior não consegue melhorar as performances dos motores Honda, porque a configuração da Unidade de Controlo do Motor (ECU) não contempla este tipo de combustível.


  • Q: Porque é que os consumos de combustível indicados no catálogo, são diferentes dos consumos Certificados pela Norma Europeia em vigor?

    R: Os valores indicados dos consumo de combustível são medidos através de um método uniformizado. Esses valores servem para os clientes compararem veículos de diferentes fabricantes.
    Por causa de factores como o estilo de condução, as estradas, as condições atmosféricas, o estado do veículo e outras circunstâncias, os consumo reais podem ser diferentes.


  • Q: O que tenho de fazer se pretender importar um veículo de um país não-Europeu?

    R: Para importar um veículo proveniente de um país não-Europeu, deverá dar início ao processo junto da Alfândega ou do IMT.
    Terá de solicitar a certificação da homologação (Modelo 9 do IMT) junto da TDS-Engenharia e Gestão Automóvel. Se o modelo não se encontrar homologado em Portugal, será necessário solicitar uma ficha de características técnicas através da TDS-Engenharia e Gestão Automóvel


    "Ficha de características técnicas"
    Dados técnicos para a homologação individual.

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  • Q: Qual a documentação técnica necessária para importar um veículo de um país Europeu?

    R: Para importar um veículo proveniente de um país Europeu, deverá dar início ao processo junto da Alfândega ou do IMT, para tal deverá solicitar ao importador do país de origem o respectivo COC (para veículos fabricados a partir de 1997).


  • Q: Quais os documentos necessários para exportar um veículo?

    R: Antes de exportar um veículo, deverá informar-se junto das autoridades locais competentes sobre as regras e procedimentos de importação para o país em questão.


  • Q: Porque aparecem danos "escadeados" nos pneus? O significa danos "escadeados"?

    R: O piso de cada pneu possui barras únicas de formatos e espaçamentos diferentes entre elas. Estas barras do piso têm a tendência para se inclinarem, o que provoca desgaste irregular, em "escadeado".


  • Q: O que significam os códigos nas paredes laterais dos pneus do meu veículo?

    R: Os códigos na parede lateral de um pneu são informações descritivas relativas ao do pneu. Como exemplo, consideremos o pneu em cuja parede lateral se lê 225/50R16 92V:
    - 225 - Largura em milímetros, neste caso 225 mm;
    - 50 - Relação altura/largura (rácio da altura da parede lateral em relação à largura);
    - R - Fabrico Radial
    - 16 - Diâmetro do pneu em polegadas (isto é, 16 polegadas)
    - 92 -Capacidade de carga do pneu, normalmente designado por índice de carga. À medida que o número do índice de carga aumenta, também a capacidade carga aumenta.
    - V - Índice de Velocidade, ou seja, a velocidade máxima para o pneu em condições de teste controladas (neste exemplo, o "V" é um dos vários tipos de especificações de velocidade).
    - PSI - Libras por polegada quadrada, "pounds per square inch" em inglês - pressão máxima de enchimento do pneu a frio.


  • Q: Como é que o airbag reconhece que o veículo sofre um acidente? E porque é que em alguns casos, o airbag não é activado?

    R: O airbag é activado quando uma determinada força afecta o veículo pelo exterior. Isto acontece independente da deformação dos componentes afectados. A deformação da carroçaria, por si só, absorve energia.

    De uma forma simples, um airbag deve activar-se se uma força exterior afectar a carroçaria do veículo de forma tão forte que possa afectar os passageiros. No caso de ocorrer uma colisão em que a energia nociva é absorvida pela deformação da carroçaria, os airbags não são activados.


  • Q: Como são realizados os testes de colisão da Euro-NCAP?

    R: Quais são os resultados detalhados dos mais recentes testes de colisão da Euro- NCAP dos veículos Honda?

    Para mais informações acerca dos testes de colisão da Euro NCAP (Programa de Avaliação de Veículos Novos) e de todos os resultados do programa de teste, visite a página oficial


  • Q: Há algum código especial usado na criação do VIN (nº de chassis do veículo)?

    R: O VIN é composto por 17 digitos sendo que cada um destes tem um objectivo. 

    Exemplo: JHMCL9350XY123456

    JHM - identifica o país de origem

    CL9 - código de modelo

    9350X - identifica a versão do modelo, nº de portas, tipo de caixa de velocidades, ano de fabrico

    Y - identifica a fábrica

    123456 - nº de série do veículo


  • Q: Porque é que acontecem as descargas de electricidade estática?

    Q: Como posso evitar os choques eléctricos por (des)cargas electrostáticas? (electricidade estática)

    R: Por vezes, ao saírem do veículo, as pessoas sentem um choque eléctrico desconfortável, originado por uma carga electrostática. De uma forma geral, esta carga electrostática não tem origem no carro, mas sim, acumula-se no corpo das pessoas. 

    Existem diversas circunstâncias que podem provocar a acumulação de cargas electrostáticas. Por exemplo, ao sentar-se no veículo, ocorrer contacto e movimento entre os diferentes materiais dos forros dos bancos e das roupas dos passageiros; o contacto e o movimento do calçado nos tapetes do piso pode originar a acumulação de carga electrostática. Por outro lado, a humidade do ar exterior seco permite a acumulação de electricidade estática através do aquecimento e da ventilação.

    Ao sair do veículo, a pessoa leva metade desta carga no seu corpo. Se tocar numa parte metálica do veículo pelo exterior, ocorre uma rápida descarga e a pessoa sente um choque eléctrico.

    Enquanto estiver a sair do veículo e até ter saído dele por completo, tente sempre tocar numa parte metálica da carroçaria do veículo como, por exemplo, a estrutura da porta. Normalmente, isto evita a acumulação de voltagem.


  • Q: Para que serve o filtro do habitáculo/pólen?

    R: Um filtro do habitáculo/pólen em bom estado desempenha várias funções:

    - Proteger os passageiro contra a inalação de poeiras, gases do escape, pólens e outro tipo de poluição atmosférica;

    - Aumentar a segurança passiva da condução, reduzindo o embaciamento do pára-brisas (quando o veículo embacia no seu interior).

    Os filtros de habitáculo/pólen originais Honda são construídos especificamente para cada veículo Honda. As diferenças em relação a outros produtos do mercado paralelo estão maioritariamente dissimuladas de forma invisível no interior do filtro:

    - Retenção de praticamente 100% de todas as partículas de tamanho superior a 3µm;

    - A configuração multi-camada combina diferentes materiais de filtragem de forma optimizada;

    - A concepção repelente de água evita o crescimento de micro-organismos.

    A substituição regular do filtro do habitáculo/pólen num concessionário ou reparador autorizado Honda garante um bom funcionamento do ar condicionado, e consequentemente da qualidade do ar no interior do habitáculo.


  • Q: Qual o óleo recomendado pela Honda para o meu veículo?

    R: Para os modelos actualmente em comercialização as recomendações são as seguintes:

    - 0W20 para os veículos a gasolina a partir de 2001 (excepto S2000 e Civic Type R)

    - 0W30 para os veículos com motorização Diesel a partir de 2004 (com especificação ACEA C2/C3 para motores equipados com filtros de partículas).

    Para os modelos anteriores, deverá consultar o Manual do Utilizador do veículo ou aconselhe-se junto do seu concessionário ou reparador autorizado Honda.


  • Q: Qual a frequência com que o óleo do meu veículo tem de ser mudado?

    R: Há muitas variáveis que determinam a frequência em que é necessário mudar o óleo (o clima, os períodos e o tipo de condução, distâncias curtas e repetidas ou viagens longas, condução em estrada ou na cidade, etc.). Se o seu veículo estiver equipado com Sistema Avisador de Serviço, o ecrã multi-informações informa-o automaticamente quando é necessário mudar o óleo. Para todos os outros veículos, deverá consultar o capítulo da Manutenção Programada no Livro de Manutenção e Garantia que acompanha o seu veículo, para obter informações mais específicas.


  • Q: Podem emitir um certificado para alterações técnicas que fiz no meu veículo?

    R: Para personalizações, alterações técnicas (por exemplo, utilização de acessórios, trocas de motor, etc), de terceiros não testados e aprovados, a Honda não emite nenhuma certificação. 


  • Q: Posso alterar a dimensão dos pneus do meu veículo? Podem fornecer-me informações de aprovação de pneumáticos para os meus pneus novos?

    R: A Honda não recomenda nenhuma forma de modificação do seu veículo, incluindo a alteração das dimensões dos pneus originais ou da suspensão. Os veículos Honda cumprem todas as Normas Europeias de Segurança aplicáveis, aquando da sua distribuição original e as modificações podem afectar a segurança e/ou o funcionamento do veículo, bem como torná-lo não conforme às especificações legais em vigor. Tal como qualquer modificação, se ocorrer uma falha ou avaria no veículo e que possa ser atribuída à modificação, a garantia dos componentes afectados pode ser anulada.

    Para a personalização do seu Honda, temos disponível uma vasta gama de acessórios originais Honda.

    Todos os concessionários e reparadores autorizados Honda têm acesso à lista actualizada de combinações aprovadas pneus/jantes para todos os veículos comercializados em Portugal. No caso da medida pretendida não constar do Documento Único ou Livrete da viatura, deverá contactar a TDS-Engenharia e Gestão Automóvel para a sua legalização junto das entidades oficiais, desde que a medida seja homologada pela Honda. Esta declaração será debitada ao cliente.

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  • Q: Podem dar-me apoio na personalização do meu veículo?

    R: Por motivos legais, a Honda Portugal, enquanto importador oficial, não pode dar recomendações relativamente a personalização técnica e tuning do seu carro.

    Para a personalização do seu Honda, temos disponível uma vasta gama de acessórios originais Honda, testados e homologados, cumprindo todas as normas de segurança.


  • Q: O meu Honda deverá estar equipado com luzes diurnas de presença a partir de 2011?

    R: Não. Por directiva da UE, apenas os novos modelos introduzidos pela primeira vez no mercado a partir de Fevereiro de 2011 têm de estar equipados com luzes diurnas de presença. 

    Todos os outros veículos novos em comercialização podem ser matriculados e usados sem restrição.


  • Q: É normal que os faróis percam ligeiramente a intensidade e voltem ao normal quando paro o carro, por ex., num semáforo?

    R: Esta é uma característica normal que é provocada pelas variações no sistema eléctrico criadas pelo sistema de gestão do motor. Este sistema controla a saída do sistema de carga eléctrica para melhorar a economia de combustível e minimizar as vibrações no veículo.

    Enquanto o motor está ao ralenti, o sistema monitoriza a utilização da energia eléctrica no veículo e controla o sistema de carga eléctrica, de forma a produzir somente o necessário para os consumos. À medida que os equipamentos eléctricos vão sendo ligados e desligados, o sistema de gestão altera a relação de carga eléctrica em resposta às alterações nos pedidos de electricidade. Quando o sistema responde ao aumento da carga eléctrica, poderá notar-se uma diminuição momentânea na intensidade das luzes. Por exemplo, os faróis ou as luzes do painel de instrumentos podem ficar por instantes menos brilhantes quando o ar condicionado entra em funcionamento.


  • Q: Para que serve a chave vermelha fornecida com o meu carro? Perdi a chave vermelha, porque é que tenho de substituir o sistema de imobilizador? Onde posso obter uma nova chave vermelha?

    R: Esta chave apenas é usada para configurar o sistema e programar chaves normais. Esta chave não pode ser utiizada para colocar o motor a trabalhar.

    Alguns veículos fabricados entre 1995 e 1999 estão equipados com um sistema imobilizador que inclui uma chave vermelha. Esta chave é usada para configurar o sistema e programar chaves normais. Esta chave não pode ser utiizada para colocar o motor a trabalhar.

    Se perder esta chave, terá de adquirir um novo sistema de imobilizador. Os sistemas imobilizadores mais recentes já não incluem estas chaves vermelhas.


  • Q: Onde e como posso encomendar uma chave sobressalente para o meu veículo Honda?

    R: As chaves sobressalentes só podem ser encomendadas através de um concessionário ou reparador autorizado Honda. Terá de fazer prova de que é o proprietário do veículo através da exibição do registo de propriedade.


  • Q: Podem enviar-me materiais informativos relativamente a veículos Honda de outros países?

    R: A Honda Portugal não tem materiais informativos relativamente a veículos disponíveis noutros países. Poderá encontrar informações mais detalhadas e moradas de contacto na página de internet dos países onde esses veículos são comercializados.


  • Q: Onde posso encontrar valores do peso rebocável, peso na barra de reboque e peso no tejadilho?

    R: Todos os concessionários Honda têm acesso à lista actual de peso rebocável, peso na barra de reboque e peso no tejadilho.


  • Q: Podem fornecer-me o código do rádio do sistema áudio instalado no meu Honda?

    R: Os códigos de segurança dos sistemas áudio originais Honda só podem ser requisitados nos concessionários ou reparadores autorizados Honda. Terá de fazer prova de que é o proprietário do veículo onde o sistema áudio está instalado. O fornecimento deste código é gratuito.


  • Q: Quem devo contactar relativamente à garantia dos pneus do meu veículo Honda?

    R: Os pneus fornecidos como equipamento original no seu veículo possuem uma garantia dada pelo seu fabricante e não pela Honda.

    No entanto, contacte o seu concessionário  ou reparador autorizado Honda.


  • Q: As reparações em garantia têm de ser efectuadas no concessionário que vendeu originalmente o carro?

    R: Não. As reparações em garantia podem ser efectuadas em qualquer concessionário ou reparador autorizado Honda dos países onde a garantia europeia é válida.

    Para mais informações, termos e condições, por favor consulte o Livro de Manutenção e Garantia fornecido com o seu veículo.


  • Q: Onde posso encontrar as Condições de Garantia relativamente ao meu veículo Honda?

    R: Pode encontrar as Condições de Garantia para o seu veículo no Livro de Manutenção e Garantia fornecido. Mais informação está igualmente disponível neste site na área do pós-venda.


  • Q: Como encomendar peças para veículos antigos? Existem peças para veículos mais antigos e/ou fora de produção?

    R: Contacte um concessionário ou reparador autorizado Honda para todas as informações referentes a Peças Genuínas Honda. Para os veículos mais antigos, a Honda poderá ter peças disponíveis em stock, estando no entando dependente do modelo e ano do veículo.

  • Q: Onde posso comprar Peças Genuínas Honda?

    R: Na rede de concessionário e reparadores autorizados Honda.


  • Q: Onde posso encontrar mais informações acerca dos preços das Peças Genuínas Honda?

    R: Para qualquer informação referente a Peças Genuínas Honda (preços, aquisição, disponibilidade, etc.) deverá contactar a rede de concessionário Honda ou reparadores autorizados Honda.


  • Q: Posso usar Bio-etanol E10 no meu veículo Honda?

    R: O bio-etanol (E10) pode ser usado por todos os veículos a gasolina da nossa gama actual.

    Todos os carros fabricados a partir de 1996 e todos os carros equipados com sistema de injecção electrónica de combustível também podem usar bio-etanol (E10).

    Para veículos equipados com carburadores, recomendamos a utilização de todos os tipos de combustível disponíveis antes do aparecimento do E10, porque o bio-etanol pode provocar o envelhecimento acelerado nos materiais de borracha.


  • Q: Como posso reduzir o consumo de combustível do meu Honda? (conselhos sobre economia de combustível)

    R: As sugestões abaixo poderão ajudar a poupar combustível e a reduzir as emissões de CO2. Estas sugestões são bastante úteis para uma economia de combustível e para contribuir para a protecção ambiental.

    1) Verifique de forma regular a pressão dos pneus (incluindo o pneu sobressalente)

    2) Evite cargas desnecessárias (100 kg de carga = ½ litro de consumo adicional) - o que não necessitar, deixe em casa;

    3) Desligue todos os sistemas eléctricos, quando não são necessários;

    4) Ligue o ar condicionado apenas quando necessário;

    5) Não deixe o veículo ao ralenti após o arranque a frio. Comece a conduzir imediatamente;

    6) Pratique uma condução defensiva - as travagens desperdiçam energia;

    7) Acelerações curtas e eficientes, com mudanças rápidas para a mudança mais alta possível para cada situação de condução. O potencial para os consumos mais baixos de combustível situam-se abaixo das 2.000 rpm;

    8)  Não conduza demasiado rápido. Em comparação com uma condução a 80 km/h, a 120 km/h, o consumo de combustível é o dobro;

    9) Planeie o seu itinerário de forma a evitar deslocações de curta distância e arranques a frio;

    10) utilização desnecessária de barras de tejadilho, assim como outros acessórios;

    11) Efectue uma manutenção regular ao seu veículo cumprindo o plano de manutenção recomendado.


  • Q: Podem enviar-me alguns materiais promocionais ou acessórios Honda?

    R: Poderá encontrar uma selecção de materiais promocionais, acessórios e materiais informativos Honda acerca das nossas ofertas actuais em todos os concessionários Honda. 

    Também poderá encontrar essas informações neste website.


  • Q: Tenho de pagar pelos trabalhos efectuados em caso de campanha de recolha do produto?

    R: Não, todo o trabalho a efectuar através de campanhas de recolha e/ou melhoramento de produto será efectuado nas oficinas dos concessionários ou reparadores autorizados Honda, de forma gratuita. 


  • Q: Porque é que continuam a mandar-me correspondência relativamente a campanhas? - Já vendi o meu Honda!

    R: Em caso de campanha de recolha do produto, poderá haver uma avaria num componente relacionado com a segurança do seu veículo. Sendo nosso cliente, receberá uma carta registada a informar quais as acções necessárias. 

    Porque, e a menos que o novo proprietário ou o concessionário nos tenha informado, continuará a receber informação referente a campanhas de melhoramento e/ou recolha de produto.


  • Q: Qual é a diferença entre campanha de recolha do produto e campanha de melhoramento do produto?

    R: Em caso de campanha de recolha do produto, poderá haver uma avaria num componente relacionado com a segurança do seu veículo. Sendo nosso cliente, receberá uma carta registada a informar quais as acções necessárias. 

    Uma campanha de melhoramento do produto é apenas uma recomendação do fabricante e, normalmente, não está relacionada com a segurança. Será informado pela Honda, através de carta registada, acerca das acções necessárias. 


  • Q: Como são os veículos Honda protegidos contra a corrosão da carroçaria?

    R: Todos os componentes críticos da carroçaria do seu veículo são zincados. Todos os outros são protegidos por diversas outras medidas contra a perfuração por corrosão.


  • Q: Onde posso obter uma lista de concessionários em países estrangeiros?

    R: Estão disponíveis as seguintes opções: 

    1) Website nacional da Honda no país; 

    2) Através de "world.honda.com" ou; 

    3) Contactando qualquer um dos importadores em cada país. Para mais detalhes, por favor, consulte as páginas finais do Livro de Manutenção e Garantia.


  • Q: Onde posso obter uma lista de concessionários?

    R: Utilize o localizador de concessionários existente neste site.


  • Q: O que é um Certificado de Conformidade (COC) e uma ficha de características técnicas?

    R: "COC = Certificado de Conformidade)"

    Inclui os dados técnicos, e o cumprimento das directivas europeias na maioria dos países onde se pode matricular directamente o veículo. O COC deverá ser solicitado ao importador Honda do país de origem.

    "Ficha de características técnicas"

    Dados técnicos para a homologação individual (para veículos anteriores a 1997 ou provenientes de países não-Europeus).