A Minha Moto, A Minha Vida: Toni Bou

"As emoções que sinto quando ando de moto são sempre positivas. Neste momento, independentemente do meu trabalho, posso desligar-me e divertir-me e isso permite-me acordar todos os dias com o desejo e o entusiasmo de treinar. Numa palavra, o que sinto quando ando de moto é felicidade! Quando conduzo, toda a pressão e os nervos desaparecem. Gosto muito, porque não olho para trás, só olho para a frente e aproveito o momento."

Para ver a entrevista completa com Toni Bou visite: link.honda.racing/JwBm

O piloto de maior sucesso do mundo não compete no mundo das motos de 350 km/h de MotoGP, mas sim no mundo mais lento do TrialGP e X-Trial, onde o extraordinário talento para a condução dos pilotos de topo lhes permite alcançar proezas espantosas no controlo das motos.

O ás do trial da Repsol Honda Team Toni Bou ganhou nada menos que 30 Campeonatos do Mundo, mais 22 do que o companheiro de equipa de MotoGP Marc Márquez. Isto torna o espanhol de 34 anos o piloto mais bem sucedido em todas as disciplinas na história do motociclismo.

Veja um vídeo de Bou em ação com a moto de trial Montesa Honda Cota 4RT e ficará ainda mais espantado com Márquez a pilotar a RC213V em Mugello.

É como ver as acrobacias de moto mais extraordinárias de um filme do James Bond, multiplicado muitas vezes: subindo um penhasco de três metros como se não fosse nada, saltando um barranco como se não fosse nada...

Bou está apaixonado por motos e, particularmente, pela competição de trial desde os quatro anos de idade, quando o pai lhe deu uma mini moto de trial. As duas emoções que atualmente o mantêm em movimento e a competir ao mais alto nível são as mesmas emoções que milhões de motociclistas sentem cada vez que se sentam numa moto: alegria e felicidade.

"A parte mais importante do meu sucesso é que gosto muito de competir", diz o multipremiado espanhol. "Por isso, tenho sempre a motivação para treinar e é isto que me faz querer continuar a progredir com a minha idade.

"As emoções que sinto quando ando de moto são sempre positivas. Neste momento, independentemente do meu trabalho, posso desligar-me e divertir-me e isso permite-me acordar todos os dias com o desejo e o entusiasmo de treinar.

"Numa palavra, o que sinto quando ando de moto é felicidade! Quando conduzo, toda a pressão e os nervos desaparecem. Eu gosto muito, porque não olho para trás, só olho para a frente e aproveito o momento."

Bou nunca vai esquecer o momento em que recebeu a primeira moto, no seu quarto aniversário.

"Há muito tempo que eu pedia uma moto - embora eu fosse muito pequeno, já tinha ideias muito claras!"

O pai de Bou não só o ajudou a começar, como tem estado ao seu lado durante toda a carreira - desde que era uma criança a divertir-se numa minimoto até ao piloto de maior sucesso da história - por isso, a condução em trial tem sido sempre um assunto de família.

"A pessoa que mais me inspirou foi o meu pai - porque faço isto por causa dele. Ele esteve sempre lá, ajudando-me muito."

Bou fez a sua estreia no Campeonato Mundial na Irlanda do Norte na primavera de 2003 e venceu a sua primeira ronda mundial na Galiza, Espanha, três anos depois.

O seu registo desde então é incrível: vitória no Campeonato do Mundo de TrialGP ao ar livre em 2007, 2008, 2009, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015, 2016, 2017, 2018, 2019, 2020 e 2021. São 15 títulos consecutivos e ele ganhou o último apesar de ter partido uma perna durante um treino, menos de um mês antes da primeira prova.

E isto não é tudo. Bou também tem sido totalmente dominante no Campeonato Mundial de X-Trial indoor, duplicando os seus sucessos no campeonato com vitórias em 2007, 2008, 2009, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015, 2016, 2017, 2018, 2019 e 2020. A série 2021 indoor ainda não está concluída, por isso Bou poderia ser 30 vezes Campeão do Mundo até ao Natal!

Bou está apaixonado por andar de moto, por isso, inevitavelmente, não o faz apenas como um trabalho. Nascido em Barcelona e agora residente no principado montanhoso de Andorra, quando tem tempo livre não há nada de que ele mais goste do que ir para as colinas para andar de moto enduro com os amigos, só por diversão.

Bou gosta de se desafiar a si próprio, conduzindo noutros tipos de competições de motociclismo.

"Eu sou um condutor mentalmente muito ativo e inquieto. Gosto de tentar outras modalidades, mesmo coisas em que não sou muito bom, só para tentar e ver como me saio, para ver onde está o meu limite, para me testar a mim mesmo.

"Se eu tivesse que escolher outra modalidade, seria extreme enduro. Muitos pilotos de trial mudaram para isso e têm a velocidade e a técnica. Eu adoraria fazer isso, mas vou sempre ao limite e quando tento, acabo no chão, por isso, a minha equipa, impede-me!"

Bou ganha títulos com talento, dedicação e trabalho duro, mas também graças à sua vontade de ser corajoso e ousado, de correr riscos que outros condutores evitam.

"Eu sou um condutor que corre muitos riscos e gosto de correr riscos."

Claro, Bou ainda não terminou. O seu mais recente contrato com a Honda Racing Corporation é até ao final de 2024. Ninguém sabe quando é que ele vai deixar de conduzir pelo título mundial, mas quando parar, continuará a ser o piloto mais bem sucedido do mundo por muito tempo, talvez para sempre.

Toni Bou em ação.
Toni Bou a celebrar.