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Espírito Honda

Uma máquina saída do MotoGP para a estrada

Marc Márquez

conhece a RC213V-S

A presença da Honda nas corridas é o "laboratório sobre rodas" da empresa. A Honda incorpora os resultados de cada corrida em todos os modelos de produção

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Vista lateral da RC213V-S

Um novo desafio

A RC213V-S é resultado das tecnologias criadas através da presença da Honda nas corridas, que permitiram produzir um modelo disponível ao grande público, representando um novo desafio.

Manobras reativas na sua essência

Para ganhar corridas do campeonato do mundo, a velocidade não é tudo. O piloto necessita de manobrar bem a máquina e, por isso, a Honda considera a facilidade de utilização como uma necessidade para ganhar corridas.

O princípio da Honda é que a máquina mais rápida é a máquina mais fácil de manobrar. Desde que começou a competir nas corridas de TT na Ilha de Man, em 1958, a Honda desenvolveu motos exclusivamente para as corridas, alcançando vitórias sucessivas

Vista dos novos comandos da RC213V-S

O princípio da Honda

A RC213V-S foi desenvolvida segundo o princípio da Honda, permitindo que a RC213V seja conduzida em vias públicas.

A RC213V-S herdou as especificações da RC213V, garantindo a rigorosa concentração de massas, fricção reduzida e utilização de materiais leves, bem como da máxima precisão no fabrico dos componentes e as aptidões especializadas necessárias no processo de fabrico. A RC213V-S também está equipada com tecnologias de controlo utilizadas na RC213V.

Apenas foram efetuadas as alterações necessárias à RC213V de forma a permitir que a RC213V-S possa ser conduzida em vias públicas.

Vista lateral da RC213V-S

A evolução da Honda

Há muito tempo que não era possível produzir motos de estrada com este tipo de desempenho. Acreditamos que a chave para o próximo passo na evolução está presente nas máquinas de Grande Prémio.

A Honda Motorcycles está constantemente à procura de responder ao desafio que é fazer os clientes felizes através da tecnologia.

A RC213V-S é a nossa afirmação nesta determinação.

A RCV213V-S numa pista de corrida

Descrição geral

No que se refere às máquinas de MotoGP, trata-se de fabricar algo muito diferente de uma moto de produção comum, incluindo redução do peso dos componentes, precisão de processamento e um elevado nível de competência técnica durante o fabrico. A RC213V-S partilha estes dois fatores com a RC213V.

As únicas diferenças técnicas residem no facto de as válvulas pneumáticas da RC213V serem substituídas por molas helicoidais (apesar da engrenagem da árvore de cames ser a mesma) e a caixa de velocidades ser substituída por uma de estrada comum. Estas peças são mais resistentes para utilização a longo prazo e foram adotadas com base na mais acessível RCV 1000R da categoria Open.

Para estar em conformidade com o Código de Estrada, a RC213V-S está equipada com luzes dianteiras e traseiras, espelhos laterais, velocímetro, escape com conversor catalítico, suporte de matrícula, buzina, etc.

Em termos práticos, os pneus, os discos e as pastilhas dos travões da RC213V-S são novos, enquanto o ângulo da direção da moto é agora mais amplo. O equipamento adicional inclui o sistema de chave inteligente da Honda, motor de arranque e descanso lateral.

Vista lateral em grande plano da parte dianteira da RC213V-S
Vista lateral em grande plano da parte dianteira da RC213V-S do espelho retrovisor e do guiador

A RC213V-S tem várias características adicionais para estar em conformidade com o Código de Estrada

Com a RC213V-S, procurámos recriar a manobrabilidade da RC213V para a utilização em vias públicas. Certificámo-nos de que cada componente se diferencia dos artigos produzidos em massa no que se refere aos materiais, ao tratamento da superfície e ao fabrico, de modo a melhorar a rigidez e a resistência, e reduzir o peso, tal como acontece no caso da RC213V. Cada peça é também processada manualmente e fabricada de acordo com as mesmas especificações da RC213V - as mais rigorosas possíveis.

Kit desportivo

A RC213V-S foi concebida para ser conduzida em vias públicas, no entanto, está disponível uma opção de kit desportivo para corridas em circuitos fechados.

A instalação do kit desportivo, a remoção das luzes e outros procedimentos são realizados por um concessionário oficial, com ferramentas e formação adequadas à RC213V-S.

Grande plano do guiador da RC213V-S
Vista lateral em grande plano da parte traseira da RC213V-S