Close

Manutenção do seu Moto 4

Cuide do seu Moto 4 e ele cuidará de si.

A importância da manutenção

Cuidados básicos

Um concessionário Honda autorizado é a melhor opção para serviços de manutenção e assistência para o seu Moto 4. Mas há muito mais que pode fazer diariamente para o manter em perfeitas (e seguras) condições de funcionamento. O tempo que passa a cuidar do seu Moto 4 não é tempo desperdiçado, uma vez que reduz os seus custos operacionais a longo prazo.


Mantenha-o limpo

Alguma limpeza é um importante contributo – proceda regularmente à limpeza do seu Moto 4 com uma solução de sabão neutro e enxagúe bem, especialmente nos meses de Inverno. Para além de eliminar lama e sujidade, a limpeza ajuda a detectar danos ou desgaste que, de outra forma, poderiam passar despercebidos.


Deterioração do combustível

A gasolina sem chumbo pode deteriorar rapidamente ao longo do tempo, deixando para trás resíduos que podem resultar em problemas. Recomendamos que proceda à drenagem total do sistema de combustível caso pretenda armazenar o seu Moto 4 durante algum tempo.


Registo de assistência

É boa ideia manter o registo de assistência da sua máquina actualizado no Manual do proprietário. É uma acção importante, tanto para sua própria referência como para efeitos de garantia. Certifique-se de que o serviço de assistência é sempre realizado junto de um concessionário Honda autorizado; assim, pode ter a certeza de que estão a ser utilizadas peças genuínas da Honda, de elevada qualidade e adequadas à sua máquina.

Precauções de segurança importantes

  • Antes de proceder a manutenção ou reparações, certifique-se de que o motor está desligado.
  • Sempre que realizar trabalhos no motor, verifique se a ventilação é adequada.
  • Aguarde até que o sistema de escape do motor arrefeça antes de tocar no mesmo.
    Antes de começar, certifique-se de que possui as ferramentas e aptidões necessárias.
  • Mantenha cigarros, faíscas e chamas afastados de peças relacionadas com o combustível.


Seis verificações antes da condução

Sempre que for iniciar um novo dia de trabalho com o seu Moto 4, tente efectuar as seguintes verificações antes da condução: 

  1. Verifique diariamente o nível de óleo do motor utilizando a vareta medidora ou o indicador do nível de óleo no. Verifique o nível de líquido de arrefecimento (se aplicável) e se existem fugas de combustível, óleo, água ou líquido dos travões.
  2. Verifique o estado dos quatro pneus e certifique-se de que a pressão de enchimento é a adequada.
  3. Verifique os níveis de líquido dos travões e a tensão da alavanca do travão – não devem existir mais de 25-30 mm de folga na alavanca do travão dianteiro e 15-20 mm na alavanca do travão traseiro. Em caso de dúvida, consulte o manual do proprietário para obter informações sobre as tolerâncias específicas do modelo.
  4. Verifique se não existem obstruções no movimento de batente a batente da direcção e se alguma das peças expostas possui sujidade e detritos.
  5. Certifique-se de que as porcas do eixo da roda estão bem fixas.
  6. Verifique o interruptor de paragem de emergência e se todas as luzes estão operacionais.