Close

Condução segura

Não se esqueça, tem de cuidar de si e do seu Moto 4. Em baixo encontrará algumas indicações para o ajudar.

Condução segura

Segurança básica para o Moto 4

Utilize sempre um capacete, óculos de protecção e luvas, botas resistentes com protecção para os tornozelos. Leia o manual do proprietário e familiarize-se com todas as etiquetas de aviso existentes no seu Moto 4.

Se possível, faça-se acompanhar de um kit de sobrevivência, uma caixa de primeiros socorros e um telemóvel. Tenha uma estratégia de condução – nunca vá por caminhos que desafiem as suas capacidades e esteja preparado para se adaptar a diferentes tipos de terreno. Conduza sempre com a cabeça para cima, as costas direitas e ambos os pés nos respectivos apoios.

Esteja atento aos riscos – verifique se existem possíveis perigos ou obstáculos escondidos e nunca ultrapasse os seus limites de visibilidade. Defina sempre uma velocidade adequada. Se necessitar de efectuar uma paragem rápida, aplique ambos os travões de modo uniforme e mantenha os pés nos respectivos apoios.

Nunca conduza sob a influência de álcool ou outras drogas. Nunca transporte um passageiro, excepto se a sua máquina tiver sido especialmente concebida e fabricada para esse efeito. Conduza um Moto 4 adequado à sua idade e experiência e mantenha os condutores com menos de 16 anos sob supervisão. Lembre-se: os Moto 4 não são brinquedos. Mantenha sempre uma velocidade de condução segura.

Cinco verificações de segurança antes da condução

Sempre que for utilizar o seu Moto 4, tente efectuar as seguintes verificações antes da condução:

  1. Verifique o estado dos quatro pneus e certifique-se de que a pressão é a adequada.
  2. Verifique os níveis de líquido dos travões e a tensão da alavanca do travão – não devem existir mais de 25-30 mm de folga na alavanca do travão dianteiro e 15-20 mm na alavanca do travão traseiro. Em caso de dúvida, consulte o manual do proprietário para obter informações sobre as tolerâncias específicas do modelo.
  3. Verifique se não existem obstruções no movimento de batente a batente da direcção e se alguma das peças expostas possui sujidade e detritos.
  4. Certifique-se de que as porcas do eixo da roda estão bem fixas.
  5. Verifique o interruptor de paragem de emergência e se todas as luzes estão operacionais.