Aderência com confiança

Utilize estas dicas para manter os seus pneus a rolar.

Manutenção dos pneus

É muito importante que os seus pneus estejam em boas condições, para sua segurança e conforto. Há muitos factores que afectam o envelhecimento e o desgaste dos seus pneus. Desde as condições da estrada às condições climatéricas e, claro, ao seu estilo de condução.

Pode encontrar informações nesta página sobre como efetuar verificações regulares dos pneus para garantir que não tem problemas graves. Se alguma vez tiver dúvidas, dirija-se ao seu concessionário Honda mais próximo e os nossos técnicos especializados realizarão uma verificação por si.

Verificação de pneus

Factores que influenciam a pressão dos pneus

Manter a pressão correta dos pneus é fundamental para uma condução segura e agradável. A pressão dos pneus da sua moto afecta diretamente o comportamento, a aderência e o desempenho geral da sua moto. Existem alguns factores-chave que influenciam a pressão dos pneus da sua moto.

Icon 1
Época do ano e temperatura
As alterações sazonais e as mudanças de temperatura podem fazer com que a pressão dos pneus altere
Icon 2
Condições climatéricas
O tempo húmido ou frio pode afetar a pressão dos pneus, afectando a aderência e a estabilidade.
Icon 3
Tipo de condução
Quer esteja a conduzir em autoestrada ou a percorrer estradas sinuosas, os diferentes estilos de condução podem alterar as necessidades de pressão dos pneus para uma manobrabilidade ideal.
Icon 4
Tipo de pneus montados na sua moto
Diferentes pneus são concebidos para pressões específicas.
Icon 5
Carga e peso transportados
O transporte de peso adicional altera a dinâmica da moto, incluindo a pressão dos pneus.
Icon 6
Condições da estrada
As estradas acidentadas e irregulares e a condução fora de estrada podem exercer uma pressão adicional sobre os pneus.

Informações da Honda sobre os pneus

Saiba mais sobre a pressão específica dos pneus da sua moto Honda, o piso dos pneus e muito mais.

Ver catálogos de motos

Como verificar a pressão dos pneus

Quando se trata de verificar a pressão correta dos pneus da moto, está montado um sistema de controlo da pressão dos pneus (TPMS) na maioria das motos modernas. Este sistema mostra automaticamente a pressão dos pneus no seu painel de instrumentos e indica se há algum problema com os pneus que precise de ser resolvido.

Se não tiver um TPMS instalado na sua moto siga estes passos para verificar a pressão dos pneus. Pode encontrar a pressão recomendada dos pneus e a tensão correta da corrente numa etiqueta situada na proteção da corrente ou no braço oscilante da sua moto. Um medidor de pressão dos pneus digital portátil é útil para levar em viagens e pode ser ligado à tomada de 12v.

  • 1. Remova a tampa de proteção da válvula.
  • 2. Coloque o manómetro de pressão dos pneus na válvula do pneu.
  • 3. Pressione o manómetro uniformemente para baixo de modo a obter uma leitura exata.
  • 4. Aguarde até o mostrador apresentar uma leitura.
  • 5. Quando a leitura for apresentada, será possível aplicar uma carga adequada para acrescentar a pressão de ar correta.
  • 6. Se precisar de retirar ar (se o pneu estiver demasiado cheio), prima o pino metálico no meio da válvula e volte a verificar a pressão do pneu.

Encher os pneus

Depois de verificar a pressão dos pneus da sua moto, a próxima tarefa é encher os pneus que precisam de um pouco mais de ar. Isto pode ser feito facilmente, em casa ou na maioria das estações de serviço e garagens.

Modelo a conduzir uma moto num cenário urbano.

Na estação de serviço

Quando estiver a encher os pneus na bomba de gasolina, retire as tampas das válvulas. Ajuste o nível de PSI do equipamento até ao nível pretendido - será possível ver um + e um - para o ajudar a ajustar a pressão correta. Em seguida, coloque a bomba sobre a válvula. O equipamento mostrar-lhe-á a pressão atual do pneu e será possível ver o equipamento encher até ao nível de PSI pretendido. Ouça o sinal sonoro e retire a bomba quando o pneu atingir o nível correto. Na maioria das estações de serviço em Portugal não é necessário pagar este serviço.

Modelo a conduzir uma moto num cenário urbano.

Em casa

Se tiver uma bomba de pneus portátil, pode encher os pneus em casa. É semelhante à forma como funciona numa estação de serviço, mas poderá ser necessário enroscar a bomba na válvula, em vez de a segurar, simplesmente. Verá o enchimento do pneu no mostrador ou no ecrã. Esteja atento, pois nem todas as bombas se desligam automaticamente quando atingem o nível de PSI correto.

Quando terminar, remova a bomba da válvula do pneu, volte a colocar a tampa de proteção e estará pronto a arrancar.

Perguntas frequentes sobre pneus e pressão dos pneus

Com que frequência devo verificar a pressão dos pneus da minha moto?

Deverá verificar a pressão dos pneus pelo menos uma vez por semana e antes de viagens longas, dado que a pressão correta é fundamental para a segurança, para o comportamento em estrada e para a longevidade dos pneus.

Qual é a profundidade ideal do piso de um pneu para uma moto?

A profundidade mínima legal do piso na maioria dos países é de 1 mm, mas para uma segurança óptima, recomenda-se a substituição dos pneus quando a profundidade do piso for inferior a 2 mm.

Como posso saber quando é altura de substituir os pneus da minha moto?

Os pneus devem ser substituídos se a profundidade do piso for inferior ao mínimo, se notar fissuras, furos ou protuberâncias no flanco ou se os pneus tiverem mais de cinco anos.

O que causa o desgaste irregular dos pneus de uma moto?

O desgaste irregular dos pneus pode ser provocado por uma pressão baixa ou alta, por rodas desalinhadas ou por hábitos de condução como, por exemplo, realizar frequentemente curvas apertadas ou fortes travagens.

Posso reparar um pneu de moto furado ou deve ser substituído?

Os pequenos furos na zona do piso podem muitas vezes ser reparados, mas os danos nas paredes laterais ou os grandes furos significam normalmente que o pneu tem de ser substituído para garantir a sua segurança.