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Honda CRF450R

Aproveite cada momento

É a sua vez

Mais leve. Muito mais leve. Conta com uma nova suspensão e equilíbrio do chassis com afinação HRC para proporcionar mais velocidade em curva e melhorar os tempos em cada volta. E um motor que o leva de 0 à zona vermelha com o controlo total na sua mão direita.

Percorrer

Arranque. Partida perfeita. Vitória.

Todos os pilotos beneficiam das melhorias. E por que não todas?

Pegámos na CRF450R e melhorámos a oferta. É isto o que significa vencer um campeonato do mundo de MXGP. O quadro totalmente novo permite reduzir o peso e conta com o equilíbrio de rigidez da moto de fábrica, com uma geometria de direção revista e uma suspensão que permite cortar mais nas curvas. O motor conta com uma admissão, cabeça do cilindro e sistema de escape reformulados que oferecem maior potência em regime médio e binário a baixa rotação, com uma resposta suave do acelerador. O sistema de descompressão revisto e a nova embraiagem hidráulica acrescentam uma tenacidade incansável. O Controlo de binário selecionável da Honda (HSTC) oferece 3 modos de gestão da potência para tração máxima da roda traseira, enquanto o Controlo de arranque HRC domina nos primeiros 100 metros. Conta com uma nova forma mais fina, mais leve e que facilita a deslocação. Nunca foi tão fácil conseguir a partida perfeita e cimentar a liderança. E ganhar.

CRF450R, grande plano do guiador
CRF450R, grande plano do apoio para pés
CRF450R a ser conduzida.
CRF450R a ser conduzida.

MOTOCROSS OU ENDURO

Escolha a sua arma

Honda CRF450RX lado direito imagem de estúdio
Honda CRF450R lado direito imagem de estúdio

CRF450R

CRF450RX

FEITA PARA VENCER

A diferença está nos detalhes.

Mais rígido. Mais rápido. Mais forte. Vencer. Repetir.

Os campeonatos não se ganham com sorte. São ganhos pelas características. Pergunte à equipa HRC e a Tim Gajser. Analisámos cada peça individual da CRF450R e melhorámo-la, graças aos seus esforços. Para começar, é 2 kg mais leve, o que se nota imediatamente. Começámos pelo chassis. As traves principais mais estreitas reduzem 700 g e o novo subquadro simplificado reduz 320 g. Mais importante ainda, melhorámos aquilo que sente: as posições das ligações atrás dos pontos pivot do braço oscilante foram alterados e, ao manter a rigidez torsional, a rigidez lateral foi reduzida em 20% para aumentar a velocidade em curva, a tração e a precisão da direção. O equilíbrio de rigidez do braço oscilante em alumínio foi ajustado ao do quadro, graças aos braços mais estreitos. A relação Pro-Link também foi revista. A inclinação e o trail são mais curtos para proporcionar uma direção mais exata, com mais distância ao solo. A forquilha invertida Showa, de 49 mm de diâmetro tem um curso adicional de 5 mm e uma maior rigidez das abraçadeiras do eixo ao longo dos raios superiores e inferiores. As válvulas de maior dimensão do êmbolo principal no amortecedor traseiro Showa permitem uma resposta mais rápida e melhoram a absorção do impacto. Além disso, a mola utiliza aço extremamente leve.

CRF450R, lado direito.
CRF450R, grande plano do motor.

Mais forte. Mais suave. E mais imparável.

Conte ainda com mais potência acima das 5000 rpm. E para desfrutar de uma sensação de binário a baixa rotação mais potente e mais fluida, a caixa de ar é maior e conta com acesso sem ferramentas ao filtro. Alimenta um corpo do acelerador reformulado, que otimiza a eficiência da admissão. O ângulo mais inclinado do injetor pulveriza o combustível até às válvulas borboleta, o que melhora a sensação de aceleração. E conta com um novo sistema de descompressão. O contrapeso desloca-se da árvore de cames direita para a esquerda, o que proporciona um funcionamento mais estável a baixas rotações com maior resistência à velocidade de perda. A dupla ponteira de escape conta com uma saída ovalizada, um novo coletor de escape individual e silenciador que permitem reduzir 1,24 kg. A embraiagem conta com uma placa adicional e é hidráulica, o que melhora o controlo e a sensação na alavanca (é 10% mais leve), além de oferecer uma folga consistente da alavanca quando as coisas aquecem. Quando aquecem muito. Para reduzir umas gramas preciosos, conta com uma nova tampa das válvulas em magnésio, e uma bomba de combustível mais pequena e mais leve.

CRF450R a ser conduzida.

As imagens apresentadas não correspondem às especificações europeias