CBR1000RR-R Fireblade

Nascida para competir

Condutor sobre uma CBR1000rr-r Fireblade em pista.


É por isso que competimos. Porque sempre competimos. E foi o feedback da HRC e dos nossos pilotos que deu origem à nova CBR1000RR-R Fireblade. Esta moto tem mais potência nos regimes intermédios graças às atualizações da admissão e da cabeça do motor, com relações revistas da caixa de velocidades, para uma aceleração incrível ao sair das curvas. Conservámos a potência máxima, com uma resposta melhorada do controlo "Two Motor Throttle By Wire", o qual faz com que todas as rpm contem e coloca uma elevada precisão do acelerador na sua mão direita. As poupanças de peso e a rigidez de um chassis finamente reequilibrado melhoram a manobrabilidade e a sensação de aderência. As asas da carenagem atualizadas mantêm a força descendente com menos esforço da direção a altas velocidades e, quer esteja a descrever curvas numa estrada sinuosa ou a atingir 'apexes' volta após volta, a nova posição de condução oferece total liberdade de controlo. Feita para competir? Não, nascida para competir.

Grande plano do ecrã TFT de 5 polegadas para a configuração do condutor.

Tanta potência, com tanto controlo.

Todas as viagens começam com o ecrã TFT a cores de 5 polegadas, no qual é possível configurar a Fireblade conforme você pretender. Para uma configuração precisa, pode agora introduzir o seu peso para obter a afinação perfeita da pré-carga das molas, tanto à frente como atrás. E pode escolher entre os 3 modos de condução predefinidos ou realizar uma personalização completa entre os modos de potência de 5 níveis, o HSTC de 9 níveis, o Travão-motor de 3 níveis e o Controlo de levantamento da roda dianteira. Um Amortecedor de direção eletrónico da Honda (HESD) de 3 níveis mantém a estabilidade a alta velocidade e o novo sistema de travagem com ABS de 3 níveis inclui agora o modo Race, o qual desliga o ABS da pinça traseira, permitindo uma utilização intensiva do travão traseiro, se necessário. Outra nova caraterística do ecrã para proteger o motor do frio é o ponto de redline, o qual apenas excede as 8000 rpm quando a temperatura de funcionamento é atingida.

Grande plano do ecrã TFT de 5 polegadas para a configuração do condutor.

Cada segundo conta.

O depósito de combustível rebaixado foi remodelado de modo a melhorar a aderência dos joelhos em curva. O depósito possui igualmente 0,4 L de volume adicional. Um quadro e um motor extremamente compactos equivalem a uma área frontal reduzida – com especificações MotoGP. Sistema de admissão direta do ar que passa diretamente através da coluna de direção, atravessando o ar de forma limpa. O novo estilo, mais agressivo e musculado, é liderado pelas asas inclinadas para a frente que utilizam ressaltos aerodinâmicos para manter a força descendente sobre o pneu dianteiro, para uma aderência e sensação consistentes em todas as curvas e uma elevação reduzida à saída, mas com menos 10% de esforço de viragem a altas velocidades. E a carenagem inferior estende-se junto ao pneu traseiro, forçando o ar para baixo, minimizando a resistência de arrasto em piso seco e canalizando a água para longe no piso molhado, melhorando a tração.

Grande plano do ecrã TFT de 5 polegadas para a configuração do condutor.

Otimizada para uma manobrabilidade perfeita.

Efetuámos alguns ajustes subtis na posição de condução, colocando-o dentro da moto, facilitando a movimentação, a reação e o controlo rápidos na estrada ou em pista; o guiador está 19 mm mais alto e os pousa-pés estão 16 mm mais baixos. Através de um intenso desenvolvimento do quadro de alumínio de dupla-trave – com a remoção de quase 1 kg de peso através da otimização interna –, um novo equilíbrio de rigidez proporciona uma redução de 17% na rigidez lateral e 15% menos rigidez de torção, para uma precisão de direção extremamente nítida e maior velocidade em curva. E as definições atualizadas da Forquilha Showa de 43 mm com Pistões de Grandes Dimensões (BPF) USD e do amortecedor Traseiro de Equilíbrio Livre Lite (BFRC-Lite) aumentam o feedback e a sensação, até ao limite absoluto.

Grande plano do ecrã TFT de 5 polegadas para a configuração do condutor.

A capacidade de acelerar, com potência, ao sair das curvas.

Isso é o que os nossos pilotos sempre nos pedem mais. Assim, passámos em revista o motor de 1000 cm3 de quatro cilindros em linha e semicame, desde a admissão até ao escape. A relação de compressão foi aumentada para 13,6:1, juntamente com a revisão das portas, do comando das válvulas e das molas. A cambota e as bielas de titânio são mais leves, reduzindo a inércia da rotação. E todas as relações de transmissão são mais curtas, aumentando a aceleração com a precisão do acelerador que o TBW da 2 Motor assegura. Os números são impressionantes. 160 kW/215 cv às 14.000 rpm e 113 Nm às 12.000 rpm. Mas é a forma como este motor evolui agora implacavelmente – mas, ainda assim, de forma tão progressiva e controlável – ao longo dos regimes médios até ao redline, com um aumento tão grande da potência, que é tão estimulante.

Motor de quatro cilindros em linha de 1000 cm3

Potência máxima

160 kW

Binário máximo

113 Nm

Peso em ordem de marcha

200 kg

Controlo do acelerador (TBW)

2 Motor

Consultar as especificações completas
Imagem estática frontal a 3/4 da Honda CBR1000rr-r Fireblade em pista.
Condutor voltado para trás sobre uma Honda CBR1000rr-r voltada para trás, em pista.

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