Split image showing a sketch of a motorcycle on paper and a red Honda CBR1000RR-R Fireblade in motion. Text reads \"Decades OF INNOVATION, FOR MOMENTS of exhilaration.\"

Glossário de tecnologia

A tecnologia por detrás da emoção

Cada inovação foi concebida para aumentar o prazer de conduzir. Mergulhe no glossário para saber como as tecnologias da Honda proporcionam controlo, segurança e desempenho em todas as viagens.

Tecnologia de chassis

IMU de 6 eixos

A Unidade de Medição Inercial (IMU) de 6 eixos permite realizar uma medição precisa do ângulo e da velocidade de aceleração da moto para obter os ângulos de guinada, rotação e inclinação. Isto permite a utilização de sistemas de ajuda ao condutor e de segurança, como o ABS em curva e o controlo de elevação da roda traseira.

Suspensão dianteira com duplo braço triangular

A suspensão dianteira de duplo braço triangular está montada nos modelos GL1800 Gold Wing e substitui as forquilhas extensíveis convencionais com braços de suspensão superiores e inferiores e uma única unidade de amortecedor da suspensão dianteira. Isto permite um movimento vertical quando comprimido (em comparação com uma forquilha extensível), criando mais espaço por trás da roda e permitindo que o motor seja montado numa posição mais avançada, o que permite que o condutor se sente mais à frente e melhora a proteção contra as intempéries da carenagem. O sistema também reduz o mergulho da frente em travagens fortes, aumentando a estabilidade da moto e dando ao condutor uma sensação de segurança.

Unidade Pro-link

O design Unit Pro-Link apresenta o amortecedor da suspensão traseira totalmente alojado no braço oscilante, e o amortecedor está posicionado mais abaixo do que num design convencional. Ambos contribuem para uma melhor centralização das massas.

Pro-Arm

Pro-Arm é uma suspensão traseira com braço oscilante de um só lado. Originalmente desenvolvida nas motos de competição de resistência da Honda para permitir mudanças rápidas e fáceis da roda traseira durante uma corrida, este tipo de braço oscilante oferece um aspeto e sensação desportiva e de qualidade para alguns dos modelos desportivos e sport turismo.

Forquilha com funções independentes SFF-BP – Forquilhas dianteiras de pistão grande

A Forquilha com funções independentes - Forquilhas dianteiras de pistão grande separam a função de amortecimento por mola de cada bainha da forquilha de modo a garantir um controlo equilibrado e otimizado do amortecimento. O design do amortecedor de pistão grande proporciona um movimento linear da suspensão, mesmo no início do curso da suspensão.

Suspensão eletrónica

O sistema de suspensão eletrónica ajusta ativamente as caraterísticas de amortecimento de acordo com as condições de condução. Em alguns dos modelos de aventura e turismo, o condutor pode utilizar o ecrã para selecionar se transporta um passageiro e/ou bagagem, sendo que o sistema ajusta automaticamente o amortecimento em conformidade.

Unit Pro-link montado no motor

A unidade montada no motor Pro-Link, presente em alguns dos modelos supersport da Honda, é uma forma única de montar a suspensão traseira diretamente no motor. Isto melhora a sensação de contacto do pneu traseiro com o solo e as forças externas transferidas para a direção através do quadro são suprimidas. Isto, por sua vez, melhora a estabilidade a alta velocidade.

Tecnologia de conveniência

Punhos aquecidos

Os punhos aquecidos melhoram o conforto e o controlo do condutor em condições de frio e estão agora equipados de série em alguns modelos e disponíveis como acessório genuíno Honda em grande parte da gama.

Apple CarPlay/Android Auto

O Apple CarPlay, o Android Auto e o Bluetooth proporcionam uma intercomunicação segura e fácil de utilizar com um smartphone. O utilizador pode fazer chamadas telefónicas e aceder a música, navegação e mensagens quando um auricular está ligado. Também é possível controlar o sistema com comando de voz através de um auricular.

Controlo de velocidade de cruzeiro

O controlo da velocidade de cruzeiro permite um controlo preciso da velocidade de cruzeiro e alivia a utilização prolongada do punho do acelerador durante viagens longas e em estradas longas e rectas, melhorando o conforto do condutor e reduzindo a fadiga.

Modos de condução selecionáveis

Os modos de condução selecionáveis permitem ao condutor selecionar modos de utilizador pré-definidos e personalizáveis. Estes modos alteram os níveis de potência, HSTC e travagem do motor para se adaptarem às preferências do condutor ou às condições de condução.

Honda RoadSync

O Honda RoadSync oferece conectividade total da moto através da aplicação Honda RoadSync num smartphone. Isto dá ao condutor acesso a chamadas, mensagens e música através de Bluetooth.

Quick shifter

Um sistema quick shifter permite passagens de caixa sem necessidade de embraiagem de modo a proporcionar caraterísticas de condução mais desportivas e empolgantes. Além disso, proporciona uma mudança de velocidades mais suave quando se transporta um passageiro.

Ecrã LCD

Os mostradores com ecrã de cristais líquidos (LCD) oferecem informações intuitivas e fáceis de ler num formato compacto e leve.

Para-brisas ajustável eletronicamente

A função de para-brisas eletrónico permite um ajuste perfeito da altura do para-brisas tocando simplesmente num botão e em movimento.

Função de estacionamento do ecrã frontal

A função de estacionamento automático baixa o para-brisas quando o interrutor principal é desligado de modo a garantir a comodidade e a visibilidade ao manobrar a moto. Depois de ligar a ignição, o ecrã volta à altura previamente selecionada quando é atingida uma velocidade predefinida.

Sistema de informação e entretenimento a bordo do veículo (IVI)

O sistema é constituído por uma unidade de controlo de IVI, uma antena de GPS, um mostrador TFT e um interruptor de seleção multifunções. Ao instalar a aplicação Honda RoadSync Duo compatível no smartphone do cliente, este pode aceder a serviços de conetividade premium.

Mudança rápida selecionável com blip automático

Com este sistema, a reação do pedal de mudanças rápidas pode ser ajustada pelo condutor através do mostrador, o que altera a capacidade de resposta e a sensação das mudanças. A função de autobloqueio faz com que o motor aumente brevemente as rotações para o valor ideal, de modo a que as passagens para mudanças inferiores sejam suaves e perfeitas.

Honda RoadSync Duo

O Honda RoadSync Duo apresenta todas as vantagens do Honda Roadsync, além de estar equipado com uma unidade de controlo e uma antena GPS. Isto permite serviços de conetividade premium com base no estado do veículo e inclui navegação completa no mapa adaptada à utilização da moto, planeamento de rotas com base no estado de carga da bateria e na autonomia (veículo elétrico), notificações e alertas de manutenção do moto e alertas de informações relacionadas com o veículo elétrico, entre outros. 

Assentos aquecidos

Os bancos aquecidos oferecem ao condutor e ao passageiro (dependendo do modelo) o conforto de um aquecimento controlado do banco para manter um conforto de condução ótimo em condições mais frias.

Ecrã TFT

A Tecnologia de Transístor de Película Fina (TFT) está agora integrada no mostrador de muitas das motos e scooters da gama Honda. Este tipo de ecrã a cores fornece informações claras e concisas ao utilizador e integra a tecnologia de ecrã tátil em alguns modelos.

Tecnologia de motores

TBW Throttle By Wire

Os sistemas Throttle By Wire (TBW) utilizam a eletrónica para controlar a abertura e o fecho das válvulas do acelerador e eliminam a ligação mecânica entre o punho do acelerador e as válvulas do acelerador. O TBW permite que o sistema PGM-FI controle com precisão a abertura do acelerador ao longo do regime de rotações de modo a proporcionar um binário controlado e progressivo. Também permite a utilização de sistemas de assistência ao condutor, tais como modos de condução selecionáveis, Controlo de Binário Selecionável Honda (HSTC), atenuação de cavalinhos selecionáveis de potência e de travagem do motor.

Árvores de cames com acionamento por semicame

O sistema de semicame utiliza uma corrente de cames e um carreto livre adicional para acionar as árvores de cames. A engrenagem de ralenti é acionada diretamente a partir da cambota e reduz o comprimento da corrente de cames necessária, o que, por sua vez, permite obter níveis mais elevados de rotações e de binário do motor. Além disso, este sistema reduz igualmente o risco de deflexão da corrente e mantém a sincronização entre o came e a cambota e a durabilidade da corrente a rotações mais elevadas.

DLC Revestimento Tipo Diamante

Alguns dos modelos super-desportivos da Honda estão equipados com árvores de cames revestidas a carbono tipo diamante (DLC). Esta tecnologia de revestimento tem um baixo coeficiente de atrito e foi adoptada diretamente da RC213V-S. Reduz as perdas do comando de válvulas causadas pela fricção. A redução do atrito entre as superfícies dos componentes garante uma maior eficiência e durabilidade dos componentes do comando de válvulas.

DSFI Dupla Injeção Sequencial de Combustível

A Dupla Injeção Sequencial de Combustível (DSFI) dispõe de um conjunto adicional de injetores de combustível situados a montante das condutas de admissão. Estes injetores funcionam a rotações mais elevadas de modo a aumentar o volume de ar e combustível e otimizar o débito de binário e a potência.

Sistema de paragem de marcha lenta

A função de paragem funciona em conjunto com a unidade integrada de gerador de arranque e desliga o motor, quando o condutor pára, para reduzir as emissões. O gerador de arranque reinicia então o motor sem problemas assim que o condutor abre o acelerador para arrancar.

Alternador e motor de arranque integrado

O alternador e motor de arranque integrado combinam o funcionamento do arranque do motor e da carga da bateria para um arranque perfeito e uma carga otimizada. Este sistema permite também a integração da função de paragem em marcha lenta em alguns modelos.

ESP Enhanced Smart Power

A última geração de modelos de scooters Honda está equipada com o motor Enhanced Smart Power (ESP+). Esta unidade de potência altamente prática foi desenvolvida com muitos aperfeiçoamentos para garantir caraterísticas de produção eficientes e baixo consumo de combustível, bem como proporcionar um funcionamento silencioso e uma excelente durabilidade.

Tecnologia EV

Modo de velocidade de marcha lenta

O sistema de assistência à marcha à frente e à marcha-atrás a baixa velocidade ajuda a manobrar em espaços apertados e permite ao condutor engatar a marcha-atrás a uma velocidade controlada. O condutor pode premir o interrutor de arranque/marcha-atrás para ativar o modo de marcha lenta (este modo é apresentado no mostrador). A moto conduz então lentamente e reduz a carga nos casos em que o esforço manual é insuficiente (em inclinações íngremes e lugares de estacionamento estreitos).

MPP Mobile Power Pack e

Os modelos de scooters elétricas da Honda beneficiam do prático conceito de bateria extraível e substituível e estão equipadas com o sistema de bateria leve e removível Mobile Power Pack e: da Honda (MPP). Os sistemas MPP permitem a troca da bateria para uma utilização contínua e uma autonomia alargada e incluem a mais recente tecnologia de baterias de iões de lítio.

Limitador de Velocidade Ativo

O Limitador de Velocidade Ativo mantém-no dentro de uma velocidade definida para evitar excessos de velocidade não intencionais e pode conduzir com tranquilidade em locais com trânsito intenso ou na autoestrada.

Níveis de potência de desaceleração selecionáveis

Na autoestrada, reduza o nível de desaceleração para uma condução suave e descontraída. Em estradas sinuosas, aumente-o para obter mais potência de desacelaração quando soltar o acelerador.

Tecnologia de desempenho

HESD Amortecedor Eletrónico de Direção Honda

O Amortecedor Eletrónico de Direção Honda (HESD) proporciona um amortecimento da direção controlado eletronicamente que se ajusta automaticamente de acordo com a velocidade do veículo. O sistema pode aumentar o efeito de amortecimento a velocidades mais elevadas para garantir a estabilidade e reduzir o amortecimento a velocidades mais baixas para manter as caraterísticas de manobrabilidade e agilidade.

OBTI Objective Based Tuning Interface (suspensão eletrónica Ohlins)

A interface de afinação baseada em objectivos (OBTI) permite ao condutor selecionar os modos de suspensão com base na utilização em estrada, em pista de corrida e no modo de chuva, podendo estes modos ser selecionados durante a condução. O amortecimento é controlado ativamente pelos dados dos sensores de velocidade das rodas e da IMU em tempo real e o condutor pode afinar as caraterísticas de amortecimento em cinco áreas principais, incluindo a rigidez dianteira, a rigidez traseira, a travagem, a aceleração e o comportamento em curva. 

Corpo do acelerador de 2 motores TBW

O sistema TBW de dois motores (introduzido nos modelos CBR1000RR-R de 2024) utiliza dois motores ligados a pares individuais de válvulas de aceleração. Isto permite a abertura e o fecho dos pares de válvulas do acelerador de forma independente, para um fornecimento de potência e binário controlado com mais  precisão e para o controlo da travagem do motor.

Tecnologia dos sistemas de ajuda ao condutor

Sistema de assistência à marcha-atrás

O sistema de assistência à marcha-atrás permite que o condutor engate a marcha-atrás a uma velocidade controlada. O condutor pode premir o interrutor de arranque/marcha-atrás para ativar o modo de marcha-atrás (este modo é apresentado no mostrador). A moto movimenta-se então lentamente em marcha-atrás e reduz a carga quando o esforço manual é insuficiente (em inclinações íngremes e lugares de estacionamento estreitos).

HSA Assistência ao arranque em subida

A Assistência ao Arranque em Subidas (HSA) mantém os travões acionados momentaneamente ao parar para permitir um arranque sem problemas e evitar que a moto se mova quando parada numa inclinação.

Controlo de elevação da roda traseira

O controlo da elevação da roda traseira representa outro sistema integrado nos mais recentes sistemas ABS. Utilizando informações dos sensores de velocidade das rodas e/ou da Unidade de Medida Inercial (IMU), controla a pressão de travagem para suprimir a elevação da roda traseira em condições de travagem bruscas ou fortes. Isto permite ao condutor manter o controlo e assegurar uma travagem equilibrada e eficiente.

Luzes de curva

A função da iluminação em curva é controlada pela informação do ângulo de inclinação da Unidade de Medida Inercial (IMU). Quando a moto é inclinada para uma curva, a luz de curva interior acende-se de modo a aumentar a iluminação ao longo da curva e melhorar a visibilidade.

Sistema antilevantamento da roda dianteira

O sistema anti-cavalinho é um sistema que atenua e reduz a elevação da roda dianteira durante uma aceleração forte e repentina. Este sistema utiliza informações do sistema ABS e funciona através dos sistemas Throttle By Wire e HSTC no sentido de reduzir o binário do motor e suprimir o levantamento da roda dianteira. Em alguns modelos, os níveis de controlo do cavalinho podem ser ajustados através do mostrador

Tecnologia de segurança

ESS Sinalização de Paragem de Emergência

A Sinalização de Paragem de Emergência (ESS) é um sistema de segurança que alerta os utentes rodoviários para o facto de a moto estar numa situação de travagem de emergência, fazendo piscar os indicadores de mudança de direção durante uma travagem brusca ou súbita.

Faróis LED

As lâmpadas LED utilizam a tecnologia de díodos emissores de luz para fornecer uma iluminação clara e intensa para melhorar a visibilidade e a presença visual, além de beneficiarem das suas propriedades de baixo consumo.

Luzes de Circulação Diurna

As luzes de circulação diurna melhoram a segurança aumentando a visibilidade e a presença visual global da moto.

Indicadores de direção com cancelamento automático

Os indicadores de mudança de direção com cancelamento automático aumentam a segurança, desligando automaticamente os indicadores de mudança de direção após a conclusão da manobra de viragem.

HSTC Controlo de Binário Selecionável da Honda

O Controlo de Binário Selecionável Honda (HSTC) é um sistema que detecta a rotação das rodas traseiras e ajusta eletronicamente o binário do motor para garantir a manutenção das caraterísticas de tração e estabilidade. Em alguns modelos, os níveis de intervenção do HSTC podem ser ajustados de acordo com as preferências do condutor e as condições de condução. Os níveis de HSTC também fazem parte dos modos de condução selecionáveis.

ABS comutável

O ABS comutável está disponível em alguns dos modelos de aventura e superdesportivos da Honda. Permite ao condutor alternar entre modos de ABS mais adequados para utilização em circuitos de corrida ou fora de estrada.

TPMS Sistema de Controlo da Pressão dos Pneus

O sistema de controlo da pressão dos pneus (TPMS) avisa o condutor se houver uma perda súbita de pressão dos pneus, para maior segurança e tranquilidade.

Níveis selecionáveis de ABS

Em alguns dos modelos superdesportivos da Honda, o condutor pode selecionar os níveis de intervenção do ABS de acordo com as condições de condução, por exemplo, utilização em circuitos de corrida.

Sistema de travagem combinado CBS

Os sistemas de travagem combinados (CBS) combinam o funcionamento dos travões dianteiros e traseiros. Quando o condutor aciona o travão dianteiro, o sistema exerce igualmente pressão sobre o travão traseiro e vice-versa (dependendo do modelo) de modo a garantir a manutenção do equilíbrio e da estabilidade ao travar. Consoante o modelo, os travões podem ser ligados mecanicamente, por meio de um cabo, ou hidraulicamente.

ABS para curvas

O ABS em curva é um sistema que controla o ABS de acordo com o ângulo de inclinação. O sistema funciona com base em informações da Unidade de Medição Inercial (IMU) que mede ativamente o ângulo e a velocidade de aceleração da moto para obter os ângulos de guinada, rotação e inclinação. Em seguida, essas informações são utilizadas para controlar a pressão de travagem de modo a assegurar uma desaceleração equilibrada em curva e reduzir a ocorrência de comportamentos inadvertidos da moto em curva e ao travar.

SRS Sistema de retenção suplementar (airbag)

Em 2006, a Gold Wing tornou-se a primeira moto de produção em série a ser equipada com um sistema de retenção suplementar (airbag). Este foi um avanço significativo na segurança das motos e foi o resultado de dezasseis anos de desenvolvimento. Os modelos Gold Wing continuam a estar disponíveis com um airbag.

Tecnologia de segurança

HISS Sistema de segurança da ignição Honda

O Honda Ignition Security System (HISS) é um sistema de imobilização de motos que tem um microchip incorporado na chave original e está programado com uma palavra-passe codificada que é captada por uma antena e comunicada a uma ECU. A ECU verifica o número de código programado e só permite que o motor arranque quando os números de código coincidem. Mesmo que seja utilizada uma chave duplicada com um formato exatamente igual ao da chave original, o motor só pode arrancar se o código do microchip incorporado corresponder.

Honda Smart Key

A Honda Smart Key traz a conveniência de chave sem fechadura para o mundo dos motos. Este sistema aumenta a segurança e a comodidade, dado que o condutor pode manter a chave remota no bolso enquanto conduz a moto.

Bloqueio eletrónico da direção ESL

Como parte do sistema Honda Smart Key, esta função é ativada através do interrutor principal e permite bloquear a direção quando a moto está estacionada para máxima segurança.

Tecnologia de transmissão

DCT Transmissão de Dupla Embraiagem

A transmissão de dupla embraiagem (DCT) é uma transmissão em que as operações de embraiagem e de mudança de velocidades são automatizadas, mantendo a estrutura da transmissão manual com as suas vantagens, como a aceleração direta. Sem necessidade de acionar a embraiagem, o condutor pode concentrar-se no funcionamento do acelerador e do travão durante a condução, sendo possível uma aceleração e desaceleração suaves com menos interrupções da força motriz durante as mudanças, que inevitavelmente ocorrem com as transmissões manuais normais devido à sua estrutura. 

E-Clutch da Honda

O sistema Honda E-Clutch engata e desengata automaticamente a embraiagem e liberta o condutor da utilização da alavanca da embraiagem, permitindo-lhe concentrar-se na condução, travagem e viragem. O sistema também emula o funcionamento de uma alavanca de mudanças rápidas, uma vez que não é necessário acionar a alavanca da embraiagem durante a mudança. O sistema ajuda a reduzir a fadiga do condutor e elimina os bloqueios, uma vez que não é necessário acionar a alavanca da embraiagem ao arrancar e parar. Além disso, o condutor pode utilizar a alavanca de embraiagem manual em qualquer altura.

Transmissão Manual

As motos Honda com transmissão manual estão equipadas com uma transmissão, de malha constante, de 5 ou 6 velocidades. As engrenagens motoras estão sempre acopladas, mas rodam livremente num eixo de engrenagem até serem bloqueadas por um colar deslizante dentado. Isto assegura uma mudança de velocidades suave e sequencial.