Como parte das inovações Honda DreamTech centradas no condutor, a E-Clutch representa a evolução da transmissão manual, concebida para que cada momento de condução seja instintivo, sem esforço e proporcione puro prazer.
O que começou com a CB650R e a CBR650R impulsiona agora a CB750 Hornet, a XL750 Transalp e a gama 500 rumo à próxima geração.
A E-Clutch da Honda funciona com o sistema Throttle By Wire (TBW) nas motos 750 para mudanças de caixa ainda mais suaves e intuitivas. E, com a E-Clutch agora disponível na CB500 Hornet, na CBR500R e na NX500, os condutores com carta de condução A2 também podem desfrutar de um controlo de nível superior.
Como funciona a E-Clutch
A E-Clutch mantém a sensação de uma caixa de velocidades manual, mas gere a embraiagem por si. Um atuador no interior da tampa do motor coordena o funcionamento da embraiagem, o corte de combustível e a regulação da ignição para mudanças rápidas, suaves e sem choques.
Prefere a embraiagem manual? Utilize-a em qualquer altura. A E-Clutch é colocada em pause enquanto o condutor assume o controlo e é reativada automaticamente, ou pode ser desligada por completo através do TFT.
Na CB750 Hornet e na XL750 Transalp, a E-Clutch está ligada ao TBW e aos modos de condução, adicionando suavidade e estabilidade extra - especialmente no arranque, nas curvas ou em superfícies irregulares.
A evolução das caixas de velocidades de alto rendimento
Nas 750s, a E-Clutch e a TBW trabalham em conjunto para uma redução precisa das mudanças e um engate mais suave. O controlo avançado da embraiagem ajuda a reduzir o salto da roda traseira sobre os desníveis da superfície e mantém a mota estável durante uma desaceleração brusca.
Nas gamas 500, 650 e 750, a caixa de velocidades apenas por pedal, semelhante a um quickshifter, é rápida e intuitiva, com a adição de apenas 2 kg à moto – mantendo a agilidade exatamente onde é necessária.
Vantagens da E-Clutch
CB750 Hornet
Leve, potente e ágil. Com a TBW e a E-Clutch a trabalharem em conjunto, as mudanças de velocidade são mais suaves e instintivas. O estilo arrojado de uma streetfighter e um duplo farol LED completam o pacote.
XL750 Transalp
Potência de turismo de aventura com suspensão e chassis melhorados. O TBW oferece modos de condução selecionáveis; a E-Clutch acrescenta um controlo intuitivo e sem embraiagem. Concebida para ser a parceira perfeita para as suas aventuras, qualquer que seja o destino. Conta com uma aparência e sensação focadas, sem excessos e de construção robusta.
CB650R
É aqui que se encontra a pura magia dos quatro cilindros. Despojada para um desempenho extremamente agradável - desde o quarteirão da cidade até à estrada secundária sinuosa - a CB650R tem uma aceleração forte e uma agilidade leve. Acrescente tecnologia de ponta e a opção de conduzir a primeira moto com o incrível sistema E-Clutch da Honda e, por vezes, menos pode ser mais.
CBR650R
O estilo agressivo, inspirado na nossa CBR1000RR-R Fireblade, combinado com tecnologia premium, como, por exemplo, o ecrã TFT de 5 polegadas e a conetividade Honda RoadSync, faz da CBR650R a moto versátil perfeita.
NX500
Compacto, versátil e pronto para a cidade e para o todo-o-terreno. A E-Clutch proporciona passagens de caixa suaves, em conjunto com um ecrã TFT de 5 polegadas, Honda RoadSync e um desempenho de dois cilindros compatível com a carta de condução A2.
CBR500R
Design inspirado na Fireblade com asas aerodinâmicas e um potente motor de dois cilindros. A E-Clutch acrescenta um desempenho sem embraiagem, apoiado por forquilhas Showa USD, pinças de montagem radial, HSTC e um ecrã TFT totalmente a cores.
CB500 Hornet
Streetfighter com um estilo agressivo, motor de dois cilindros compatível com a carta de condução A2 e manuseamento ágil. A E-Clutch proporciona mudanças de velocidades suaves e intuitivas, apoiada por um ecrã TFT de 5 polegadas, Honda RoadSync e HSTC.