Modelo a conduzir uma moto num cenário de montanha.

Condução de nível superior

Quer ir ainda mais longe? Experimente a Honda E-Clutch. Trata-se de uma tecnologia totalmente nova e exclusiva da Honda que significa que não necessita de utilizar a manete da embraiagem para arrancar, parar ou passar para mudanças superiores ou inferiores. O controlo é suave e instantâneo – melhor do que o nível profissional – e torna ainda mais divertido descrever um conjunto de curvas sinuosas e navegar na cidade sem stress. E não se preocupe. Se necessitar de utilizar a embraiagem manualmente em qualquer altura, poderá fazê-lo. A escolha é sua.

As novas CB650R e CBR650R são as primeiras motos a serem lançadas com a tecnologia Honda E-Clutch como opção.

Imagem de grande plano do motor com Honda E-Clutch

Como funciona a Honda E-Clutch

A Honda E-Clutch abre um novo horizonte para a experiência de condução de todos os tipos de condutores, desde principiantes a veteranos. Este sistema utiliza elementos da tecnologia e do desempenho dos sistemas de passagem de mudanças rápida, das embraiagens manuais e da tecnologia da Transmissão de dupla embraiagem exclusiva da Honda para criar uma combinação única destas abordagens comprovadas.

Durante a passagem de caixa, o sistema utiliza uma combinação harmonizada do "funcionamento parcial da embraiagem", do corte da injeção de combustível e do controlo de ignição para eliminar o "impacto das mudanças" para uma condução ultrassuave. O controlo da embraiagem propriamente dito é gerido através de uma unidade de acionamento - semelhante às utilizadas nas caixas de velocidades com Transmissão de dupla embraiagem exclusiva da Honda - integrada no interior da tampa direita do motor. Tudo o que tem de fazer é utilizar o acelerador e mudar de velocidade através do pedal das mudanças. E, se pretender utilizar a embraiagem manualmente em qualquer altura, basta agarrar na manete e utilizá-la conforme habitualmente. Ao fim de alguns segundos, a tecnologia E-Clutch volta a entrar em funcionamento. Em alternativa, existe a opção de desligar completamente a função através do ecrã TFT para um escolha individual.

E-CLUTCH GUÍA DE INÍCIO RÁPIDO
Honda CBR650R com e-clutch em pista

Desempenho da mudança de velocidades para condutores experientes

A Honda E-Clutch oferece uma verdadeira vantagem ao nível do desempenho ao conduzir em estradas sinuosas. É uma diversão enorme e emocionante, em qualquer fase da carreira de um condutor. As passagens de caixa utilizando apenas o pedal das mudanças são fáceis e controladas, para que se possa concentrar na próxima curva e na seguinte. Isto representa uma passagem de caixa instantânea e sem interrupções, sem qualquer desaceleração momentânea do motor ou impactos das mudanças. O peso do sistema é de apenas 2 kg, de modo a manter um reduzido peso total em ordem de marcha e manter a agilidade. Trata-se de uma experiência para condutores especialistas, em todo o momento.

Apresentação da Honda E-Clutch

Veja a nova tecnologia Honda E-Clutch em ação, ouça as primeiras impressões dos nossos pilotos e compreenda a evolução da Honda E-Clutch – com a opinião dos engenheiros de desenvolvimento da Honda Motor Japan.

Fechar

Engenheiros da Honda E-Clutch

Junya Ono, engenheiro da E-Clutch

"O conforto, a tranquilidade e o caráter desportivo foram os pilares do desenvolvimento da Honda E-clutch."

Junya Ono – Responsável principal do projeto

Junya Ono, engenheiro da E-Clutch

"Desenvolvemos a Honda E-clutch como evolução da transmissão manual de modo a oferecer mais flexibilidade aos condutores."

Tatsuya Ryuzaki – Responsável do projeto de conceção do controlo

Junya Ono, engenheiro da E-Clutch

"Uma das principais caraterísticas da Honda E-clutch é o facto de o condutor poder acionar a embraiagem conforme habitualmente em qualquer momento, bastando para tal apertar a manete."

Ryohei Tsuzuki – Responsável do projeto de teste do grupo de transmissão

Modelo sobre uma moto num cenário de montanha.

CB650R

Reduzida à sua essência para um desempenho extremamente agradável – do quarteirão da cidade à sinuosa estrada secundária –, a CB650R define a pura magia das motos de quatro cilindros com uma aceleração forte, uma elevada agilidade e o novo estilo Neo Sports Café inspirado na CB1000R. Se acrescentarmos a opção de conduzir uma das primeiras motos com o novo e incrível sistema Honda E-Clutch, o qual permite arrancar/parar e engrenar mudanças sem utilizar a embraiagem, e tecnologia de vanguarda como o novo ecrã TFT e a conetividade Honda RoadSync, por vezes, menos pode revelar-se mais.

Descubra a CB650R
Modelo sobre uma moto num cenário de rua.

CBR650R

A CBR650R é uma bela moto desportiva de peso médio com quatro cilindros. Apresenta uma progressiva potência em linha, semelhante à de uma turbina, de baixas a altas rotações. A oportunidade de conduzir com a vantagem de desempenho de nível superior que as passagens de caixa com a Honda E-Clutch proporcionam. Estilo redesenhado de forma agressiva, inspirado na nossa CBR1000RR-R Fireblade. E tecnologia premium, como, por exemplo, o novo ecrã TFT e a conetividade Honda RoadSync, o que faz com que esta estrela brilhe ainda mais.

Descubra a CBR650R

Fechar