Por que competimos

Em 1954, o fundador da Honda, Soichiro Honda, anunciou a sua vontade de competir em corridas de motociclismo e dedicou toda a sua energia a esse objetivo. O seu legado continua vivo e está no centro de tudo o que fazemos. Está no sangue de cada piloto e membro da equipa, a todos os níveis e em todas as classes. 

Grande plano de Soichiro Honda.
Piloto Honda MotoGP a passar a linha de chegada.
Vista dianteira a três quartos da Honda Fireblade numa corrida WSBK.
Piloto Honda Dakar numa moto no deserto.
Vista dianteira a três quartos da Honda Fireblade numa corrida MotoGP.

Criar uma ligação com a RC213V.

São necessários dias e dias de preparação para ser uma fração de segundo mais rápido; pode ser a diferença entre ganhar ou perder. A velocidade vertiginosa tem de ser equilibrada com as novas tecnologias para proporcionar controlo, aderência e manobrabilidade no auge do desempenho da máquina. Por fim, colocamos o último e mais importante componente de todos – o piloto. Seja bem-vindo ao mundo do MotoGP.

Marc Marquez, piloto Honda MotoGP, a celebrar a vitória na corrida.

WorldSBK – Competir em todo o mundo

Vista dianteira a três quartos da Honda WSBK Fireblade durante a corrida.

Este é o grande palco para a nossa melhor moto de produção: a CBR1000RR-R Fireblade SP

Em todos os lugares, a Equipa HRC enfrentará desafios com diferentes características e superfícies. Tanto os pilotos como a equipa têm de estar concentrados muitas horas para aperfeiçoar continuamente a "Blade" nos treinos, na qualificação e nas duas corridas ao longo do fim de semana.

Alvaro Bautista, piloto Honda WSBK.

EWC – Os nossos melhores momentos

Vista dianteira a três quartos da Honda Fireblade numa corrida EWC.

Sempre a fundo, volta após volta, na Honda CBR1000RR-R SP Fireblade.

O derradeiro teste de piloto e máquina é definitivamente o Campeonato Mundial de Resistência (EWC). Para competir nesta classe, a fiabilidade é tão importante como as performances e a Honda Fireblade já provou ser candidato de peso nestas fabulosas corridas. A equipa da Honda trabalha de forma incansável durante todo o dia e a noite, enquanto os pilotos se levam a si próprios e à CBR1000RR-R SP até ao último limite.

Pilotos Honda EWC a celebrar.
Piloto Honda MXGP no ar na linha de meta.

O piloto oficial e a sua Honda.

Todos os músculos e tendões prontos, o piloto engrena a mudança, a embraiagem no ponto certo; sente-se nos dedos, a moto quer arrancar. A grelha de partida cai e a moto salta para a frente, levando o piloto para aquela primeira curva tão importante. Chamamos-lhe "a partida perfeita" e a corrida pode ser ganha ou perdida neste preciso momento. É físico, difícil e não há espaço para hesitações no MXGP.

Piloto Honda MXGP a celebrar a vitória.
Lado esquerdo da Honda CRF450 a atravessar dunas de areia.

As corridas de motociclismo fisicamente mais exigentes do mundo.

Um desporto em que a força de vontade do piloto é tão importante como a potência e o desempenho da sua moto. A equipa Honda Monster Energy conhece bem o grande desafio das corridas Rally, em que os pilotos, nas suas motos CRF450, têm de enfrentar alguns dos terrenos mais difíceis e árduos do mundo. Esta corrida contra o tempo é talvez o desafio mais difícil para piloto e máquina.

Piloto Honda Rally a celebrar a vitória.