Segurança na condução todo-o-terreno

É difícil conduzir em todo-o-terreno com uma moto, por isso é importante efectuar uma inspecção antes e após a viagem, para manter a sua CRF em óptimas condições de funcionamento.

Robusta, fiável e com muitos anos de diversão

O motocross é um desporto exigente em termos físicos e pode ser muito exigente para si também. É necessário muito mais do que uma simples moto. Para ser bem-sucedido, deve estar em excelente condição física. Para obter os melhores resultados, concentre-se na sua preparação física e pratique, com frequência, exercício físico.

Verificações de segurança

Para conhecer bem a sua moto, deve ler com atenção o Manual do proprietário para conhecer os procedimentos básicos de manutenção que irão prolongar a durabilidade do seu veículo todo-o-terreno.

Seguem-se algumas sugestões básicas:

Pneus

Verifique a pressão do ar recomendada (consulte o Manual do proprietário) e inspeccione se existem cortes, desgaste excessivo ou outros danos.

Jantes

Verifique se existem raios partidos ou soltos, certifique-se de que as porcas do eixo estão apertadas e veja se as jantes estão deformadas. Gire as rodas para ver se estão a funcionar bem e verifique os rolamentos com regularidade.

Travões e embraiagem

Verifique se as alavancas funcionam sem problemas e se estão bem ajustadas/posicionadas.

Alavanca das mudanças

Certifique-se de que está bem fixa e posicionada para meter as mudanças de maneira segura e adequada.

Cabos e controlos

Certifique-se de que o acelerador e todos os cabos de controlo funcionam sem problemas.

Combustível

Antes de conduzir, certifique-se de que o depósito está atestado. Antes de guardar o veículo, coloque sempre o tampão do combustível na posição desligada.

Óleo

Verifique sempre o óleo após cada viagem ou sessão. Certifique-se de que está cheio até ao nível recomendado. Além disso, consulte o Manual do proprietário ou de manutenção para saber com que regularidade deve substituir o óleo e o filtro do óleo.

Corrente e chassis

Inspeccione a guia da corrente e os roletes da corrente, bem como a corrente, para verificar se estão bem ajustados (demasiado soltos? demasiado apertados? estão bem?) e a lubrificação.
Verifique também se existem porcas ou parafusos gastos ou soltos na carroçaria, braço oscilante e na suspensão.

Suspensão

Depois de cada viagem, retire e limpe o filtro de ar, especialmente se estiver num local com muito pó ou areia. O Manual do proprietário ou de manutenção inclui instruções passo a passo completas.