As melhores aventuras fora de estrada da Europa

Aventurar-se fora dos caminhos habituais com motos de aventura todo-o-terreno é a derradeira emoção. Rodar o acelerador em terrenos acidentados e trilhos selvagens por toda a Europa não só aumenta a sua adrenalina como também revela algumas vistas de cortar a respiração, únicas neste continente.

Neste artigo, vamos submergir-nos nas seis principais aventuras de motociclismo fora de estrada na Europa. De um emocionante passeio por trilhos na Serra Nevada, em Espanha, a uma experiência de motociclismo fora de estrada de cortar a respiração nos Alpes Marítimos franceses, temos tudo o que precisa.

GAMA ADVENTURE

Estrada panorâmica sobre falésias rochosas e cenário de montanha junto ao mar Tirreno. Costa Amalfitana, Positano, Itália. Viagens de aventura. Vista panorâmica

SEIS ITENS ESSENCIAIS

Agora que estamos mais esclarecidos sobre a velocidade e outras regras, eis alguns dos artigos essenciais de que necessitará para a sua próxima viagem fora de estrada pela Europa.

Passaporte
Passaporte
A UE exige que o passaporte tenha sido emitido há menos de 10 anos. Além disso, a data de validade deve ser de, pelo menos, três meses depois da data de regresso prevista.
Carta de condução
Carta de condução
As cartas de condução do Reino Unido continuam a ser válidas na UE e os cidadãos dos países da UE podem conduzir no Reino Unido sem necessitarem de uma Carta de Condução Internacional.
Documentos
Documentos
Certifique-se de que tem sempre na sua posse o título de propriedade da moto, o certificado da inspeção periódica obrigatória e o certificado de seguro da sua moto. Também vale a pena verificar os requisitos de cada país, dado que poderão variar consoante o local que visitar.
Autocolante do país
Autocolante do país
Este autocolante tem de se encontrar numa posição claramente identificável na parte traseira da sua moto.
Seguro de viagem
Seguro de viagem
Este seguro é altamente recomendado, embora não seja obrigatório. 
EHIC/GHIC
EHIC/GHIC
O GHIC deverá ajudar a evitar despesas hospitalares em caso de acidente. Se tiver origem no Reino Unido, o antigo EHIC será válido até à data de fim de validade.

OS MELHORES ITINERÁRIOS EUROPEUS DE AVENTURA EM MOTO FORA DE ESTRADA

Eis os nossos principais locais para motos fora de estrada na Europa. Todos os locais da nossa lista oferecem muitas emoções (esperamos que sem grandes trambolhões) e memórias que durarão para toda a vida.

ITINERÁRIO 1:
Alpes-Marítimos, França (Rota dos Grandes Alpes)

Ponto de partida:
Colle Delle Finestre, Itália

Ponto de chegada:
Colmars, França

Distância:
Mais de 742 km (461 milhas)

Estrada entre as montanhas dos Alpes, Klosters-Serneus, Davos, Graubuenden, Suíça
Estrada panorâmica sob um céu azul ao longo da costa do mar Mediterrâneo na fronteira franco-italiana.

Esta escolha é fantástica para os motociclistas todo-o-terreno que pretendam desfrutar da beleza dos Alpes franceses. A região dos Alpes Marítimos, nos Alpes franceses, é um local extremamente belo, com uma variedade de trilhos fora de estrada, mas a diversão começa na realidade em Colle Delle Finestre, em Itália. A partir daí, descerá para sul e utilizará algumas estradas militares antigas antes de atravessar a fronteira para um pouco de percurso em França ao fim de 300 km. Ao fim de 475 km, verá o Mónaco, antes de virar para oeste em direção a França e terminar com uma espetacular vista de beleza alpina.

Autoestrada nos Alpes europeus - perto de Garmisch-Partenkirchen

Itinerário 2: Floresta Negra, Alemanha (B500)

Ponto de partida:

Baden-Baden, Alemanha 

 

Ponto de chegada:

Garmisch-Partenkirchen, Alemanha

 

Passa por:

Waldhut-Tiengen, Alemanha

 

Distância:

233 km (144 milhas)

A lendária Floresta Negra é uma região montanhosa com uma rede de trilhos fora de estrada e uma fantástica escolha para os motociclistas todo-o-terreno que pretendam explorar a zona rural da Alemanha. Na nossa opinião, a B500 é a forma perfeita de explorar esta área. Começará em Baden-Baden, no norte, e poderá ser tentado a parar por diversas vezes devido à beleza única da paisagem. Se seguir por alguma estrada, esteja especialmente atento aos limites de velocidade e tente evitar os fins de semana e feriados, altura em que há mais movimento. Os destaques incluem as muitas colinas ondulantes e impressionantes florestas, além de locais como Heidelberg.

Imagem aérea captada por drone da fantástica e mundialmente famosa Estrada Atlântica, na Noruega.

Itinerário 3: Serra da Estrela, Portugal

Ponto de partida:

Covilhã, Portugal  

 

Ponto de chegada:

Covilhã, Portugal 

 

Distância:

233 km (144 milhas), com início e fim no mesmo local.

Não há melhores passeios de moto em Portugal, especialmente fora de estrada. A Serra da Estrela é um itinerário montanhoso desafiante mas divertido, com algumas estradas de terra batida e pavimentadas. Início e fim na cidade da Covilhã, evitando o complicado topo das montanhas. Se necessitar de recarregar baterias pelo caminho, não se esqueça de provar o famoso queijo da Serra da Estrela. Ou, se pretender ainda mais aventura, pode fazer parapente sobre Linhares da Beira.

ITINERÁRIO 4:
Serra Nevada, Espanha.

Ponto de partida:
Granada, Espanha.

Ponto de chegada:
Granada, Espanha.

Distância:
322 km (200 milhas)

Estrada entre as montanhas dos Alpes, Klosters-Serneus, Davos, Graubuenden, Suíça
Estrada panorâmica sob um céu azul ao longo da costa do mar Mediterrâneo na fronteira franco-italiana.
Vista deslumbrante da estrada do passo da Maloja no outono. Colorida cena outonal dos Alpes suíços. Localização: Passo da Maloja, região de Engadine, cantão de Grisons, Suíça, Europa

Os passeios de moto em Espanha começam e terminam frequentemente na espetacular cadeia montanhosa da Serra Nevada, na região sul da Andaluzia. Os itinerários nesta zona podem ser bastante desafiantes, com terrenos apertados, estreitos e acidentados. No entanto, valem a pena pela sensação de aventura, assim como pela própria cidade de Granada, com palácios renascentistas e beleza natural em abundância.

Autoestrada nos Alpes europeus - perto de Garmisch-Partenkirchen

Itinerário 5: Pirenéus, Espanha

Ponto de partida:

Cherbourg, França

 

Ponto de chegada:

Barcelona, Espanha 

 

Distância:

2521 km (1567 milhas)

Trata-se de outro fantástico passeio de moto que começa em França e termina na histórica cidade catalã de Barcelona, em Espanha. Este longo e fascinante itinerário leva-o pelo único deserto da Europa – Bardenas Reales. Em seguida, descerá pela região da Rocha antes de subir a icónica cadeia montanhosa dos Pirenéus. Depois de parar de olhar para toda a beleza que o rodeia, dará por si perto de Andorra e, em seguida, enfrentará o Pic Negre, antes de terminar em Barcelona.

Imagem aérea captada por drone da fantástica e mundialmente famosa Estrada Atlântica, na Noruega.

Itinerário 6: Trilho Trans-Europeu (TET)

Ponto de partida:

Finlândia 

 

Ponto de chegada:

Espanha 

 

Distância:

51.000 km (31.690 milhas)

A mais dura, mais longa mas mais gratificante aventura de motociclismo de turismo. O Trilho Trans-Europeu é um percurso todo-o-terreno de longa distância que se estende por toda a Europa. Trata-se de uma ótima opção para os motociclistas todo-o-terreno que pretendam conhecer as paisagens europeias mais remotas e diversificadas. A maior parte do trilho é em terra batida, com apenas estradas asfaltadas secundárias e cénicas – embora sejam desvios úteis caso tudo se torne demasiado difícil.

A distância que pretender percorrer e o grau de dificuldade que desejar atingir ficam ao seu critério. Completar o percurso de uma só vez poderá demorar meses, pelo que muitos optam por percorrer diferentes secções ao longo de vários anos. Dependendo da parte do percurso que abordar, poderá conhecer os Estados Bálticos, a Grécia, Itália, Dinamarca, França, entre muitos outros.

Dicas de segurança para um passeio de moto fora de estrada

Não podemos deixá-lo partir sem lhe dar algumas dicas de segurança enquanto traça os seus planos. Vale a pena ter em conta que, embora o todo-o-terreno seja considerado mais perigoso do que a utilização de estradas públicas, há menos congestionamento e menos veículos por perto. Certifique-se de que lê as dicas apresentadas mais abaixo para se preparar para a sua viagem.

É importante contar com o inesperado quando se trata de conduzir fora de estrada – o terreno acidentado, as curvas cegas e o mau tempo podem afetar a sua viagem. Como tal, certifique-se de que faz as malas de acordo com o percurso que está a planear.

ESCOLHA O EQUIPAMENTO DE CONDUÇÃO CORRETO.

A condução fora de estrada é muitas vezes mais exigente do que a condução em estrada em alguns aspetos, pelo que é importante escolher equipamento especificamente concebido para a utilização fora de estrada. Isto inclui:

Capacete todo-o-terreno – especialmente concebido com uma barra de queixo pronunciada, uma viseira para proteção contra detritos e uma ventilação melhorada, é fundamental para a máxima segurança durante difíceis aventuras fora de estrada.

Óculos de proteção – protegem a vista e permanecem confortáveis graças ao acolchoamento de espuma.

Luvas e proteções para as mãos – é necessária uma combinação de excelente tato e proteção contra as superficies abrasivas.

Botas – dado que os pés são a parte do corpo mais próxima do chão, é lógico que sejam vulneráveis. Evite os atacadores e procure fivelas e correias.

Casaco de condução de verão – uma opção leve e respirável para climas mais quentes, proporcionando conforto sem comprometer a segurança.

Casaco de condução de inverno – equipado com capacidades impermeáveis e à prova de vento para tempo frio e húmido, proporcionando a melhor proteção contra condições meteorológicas adversas.

Joelheiras e cotoveleiras – vitais para proteger as articulações e a complexa rede de nervos em torno destas áreas.

ESCOLHA OS ACESSÓRIOS ADEQUADOS PARA A SUA MOTO

Proteção do chassis – para proteger o motor contra os potenciais danos provocados por pedras e detritos.

Proteção do motor – outro nível de defesa para o seu motor contra o impacto durante as viagens.

Malas laterais – adequadas para o turismo de aventura graças ao seu grande volume e à sua estrutura resistente.

Pousa-pés de rali – com uma área de superfície 50% maior do que os pousa-pés normais, estes pousa-pés de rali melhoram a estabilidade e o controlo ao conduzir fora de estrada.

CONDUZA DENTRO DOS SEUS LIMITES

Conduzir fora de estrada pode ser desafiante, pelo que é importante conduzir dentro dos seus limites. Não tente conduzir em trilhos demasiado difíceis para o nível das suas capacidades. Faz mais sentido evitar ferimentos agora e tentar um percurso tentador mais difícil quando estiver mais à altura do desafio. Comece devagar e pratique bastante. Mantenha-se no trilho, caso exista, e considere a possibilidade de conduzir acompanhado de um amigo, de modo a não estar sozinho.

ESTEJA ATENTO AO QUE O RODEIA

Ao conduzir fora de estrada, é importante estar atento ao que o rodeia. Preste atenção ao terreno, aos outros condutores e à vida selvagem. Pode ser muito tentador deixar que a sua atenção se centre nas fantásticas paisagens que o rodeiam enquanto percorre itinerários europeus fora de estrada, mas arrisca-se a ter um acidente se o fizer. Faça uma pesquisa prévia para se informar de eventuais perigos evidentes e permaneça atento à sua localização de modo a evitar perder-se.

Estrada que percorre os Alpes suíços em Andermatt

Verificar a moto antes de cada viagem

Antes de partir para um passeio fora de estrada, é importante verificar se existem potenciais problemas na sua moto. As verificações essenciais deverão incluir:
- Pneus – verificar a pressão, procurar protuberâncias e ver o piso restante.
- Rodas – faça girar as rodas e procure eventuais oscilações e pontos planos.
- Travões – verifique os discos dos travões, certifique-se de que a espessura das pastilhas é suficiente e de que os rotores não estão empenados.
- Controlos – verifique se os manípulos giram corretamente e verifique o nível do fluido hidráulico.
- Cabos – certifique-se de que estão bem lubrificados.
- Acessórios de arrumação – acondicione os itens essenciais de forma segura sem comprometer o espaço ou o peso.

Estrada que percorre os Alpes suíços em Andermatt

Segurança pessoal

É sempre uma boa ideia levar um estojo de primeiros socorros ao conduzir fora de estrada. Isto é especialmente importante se estiver a conduzir em zonas remotas. E, se fizer uma longa viagem de moto fora de estrada pela Europa, será melhor levar o máximo que puder para todo o tipo de potenciais problemas.


Estômago – considere a medicação para a azia, diarreia e prisão de ventre.
Infeções – cremes, sprays nasais e comprimidos que o ajudarão a combatê-las.
Emergências – termómetro, ligaduras, tesouras, creme antissético, seringas e alfinetes de segurança.
Analgésicos – medicamentos de venda livre, como, por exemplo, paracetamol e ibuprofeno.

Estrada que percorre os Alpes suíços em Andermatt

Informar alguém que vai partir

Antes de partir para a sua viagem, informe alguém para onde se dirige e quando espera regressar. Se estiver numa longa viagem de moto fora de estrada, considere a possibilidade de atualizar regularmente os seus entes queridos. Isso dar-lhes-á paz de espírito e ficarão entusiasmados por saberem como está a correr, para além de lhe oferecer maior segurança a si.

Estrada que percorre os Alpes suíços em Andermatt

Conhecer alguns dos centros de aventura europeus

Os centros de aventura constituem uma ótima oportunidade para ganhar experiência com a sua moto em diversos terrenos. Existem Centros de aventura verificados pela Honda em toda a Europa, se pretender testar as suas capacidades ou inclusivamente receber formação antes da sua viagem. Consulte mais abaixo os nossos Centros de aventura:

Grã-Bretanha – Dave Thorpe Adventure Centre, localizado em Somerset, Grã-Bretanha.
França Honda Off-Road Center David Fretigné, localizado em Savignac, França.
Itália – True Adventure Off-road academy, localizado em San Giorgio Piacentino, Itália.

GAMA ADVENTURE

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES