Guia definitivo para dias de pista em moto na Europa

Um dia de pista em moto está repleto de entusiasmantes voltas e reviravoltas, quer esteja a competir ou a ver. Se é fã da competição ou pretende participar, não há nada como ir a um dia de pista perto de si para ter um gostinho do sabor da ação.

Neste guia, exploraremos alguns dos melhores circuitos de motociclismo da Europa e daremos algumas dicas importantes para dias de pista. De Monza a Le Mans, descubra alguns dos melhores dias de experiência com motos.

Supersport

Fireblade 2024 com piloto em pista

Compreender os Track Days de motos

Um dia de pista em moto é um evento para os entusiastas e condutores. Estes dias centram-se geralmente em torno de uma pista de corridas profissional, onde os participantes podem participar em eventos de condução de motos mais informais ou aperfeiçoar as suas capacidades de condução. As pistas também oferecem sessões de treino para pilotos, concebidas para o ajudar a melhorar a sua capacidade de pilotagem em pista e a reduzir os segundos nos seus tempos de volta. Geralmente, os dias de experiência em motos constituem uma oportunidade para que entusiastas com gostos semelhantes se reúnam e demonstrem as suas competências de condução.

Fireblade 2024 com piloto em pista

Quais são as vantagens de um track day para motos?

Independentemente de estar a planear competir no seu primeiro dia de pista em moto, de ser um profissional experiente ou de pretender simplesmente desfrutar da experiência, as vantagens destes eventos populares são inúmeras.

Conhecer outros motociclistas- não só pode conhecer outros entusiastas e partilhar histórias, como os track days de motos são um ótimo local para aprender com os outros. Fale com profissionais experientes ou transmita inclusivamente os seus conhecimentos a novos pilotos.
• Testar novos equipamentos – quer tenha acabado de comprar uma nova moto ou não tenha encontrado um local seguro para ver o que o seu equipamento pode fazer, um circuito profissional é o cenário perfeito. Estas configurações são observadas e controladas, pelo que estará em mãos seguras e experientes.

Fireblade 2024 com piloto em pista

Como encontrar um dia de pista em moto?

Embora possa estar ansioso por começar, há algumas coisas em que deve pensar quando procurar um track day perto de si.

• Localização – a pista ideal para si dependerá da distância que estiver disposto a percorrer. Poderá preferir limitar-se a uma pista local para o seu primeiro evento – ou poderá inclusivamente deslocar-se em automóvel e visitar um país mais distante.
• Datas – as pistas de corridas profissionais são utilizadas para muitos eventos, pelo que terá de verificar as datas exatas do dia de pista que pretende visitar.
• A pista – cada circuito é diferente e inclui características diferentes. É melhor pensar no desafio que quer fazer a si próprio e selecionar uma pista que seja perfeita para o seu nível de competência.

Fireblade 2024 com piloto em pista

Quanto custam os track days?

Os track days para motos podem variar de preço. Há muitos factores diferentes que podem contribuir para isso: a pista, o local, a época do ano, a hora do dia. Se pretende poupar dinheiro, as sessões nocturnas durante a semana podem ser mais económicas. Como pode imaginar, as sessões de verão ao fim de semana são mais caras, devido à época do ano e à procura popular. Depois de selecionar uma pista, visite o respetivo sítio Web para ver as sessões que estão a decorrer. Apresentamos uma seleção de pistas, com base na localização, complexidade e acessibilidade.

Qual é a pista ideal para si?

Pista
Localização
Descrição
Website da pista
Circuito de Jerez

Circuito de Jerez

Andaluzia, Espanha
O Circuito de Jerez é um dos desafios clássicos do motociclismo espanhol. Conhecido pelas suas curvas técnicas e pelo seu traçado intrincado, representa um local ideal tanto para novos pilotos como para profissionais experientes. As corridas no circuito de Jerez podem ajudá-lo a ultrapassar os seus limites enquanto principiante e proporcionam as condições perfeitas para uma viagem emocionante para os pilotos experientes. Uma das grandes experiências completas de dia de pista em Espanha.
Circuito TT de Assen

Circuito TT de Assen

Assen, Países Baixos
Conhecido como a "Catedral da velocidade", os eventos do Circuito TT de Assen são emocionantes e adequados para pilotos de todos os níveis, tornando-o um destino ideal para os fãs internacionais e holandeses de motociclismo. É uma das principais atrações dos Países Baixos em termos de desportos motorizados e é o anfitrião do Dutch TT. Além disso, devido às suas famosas curvas rápidas e retas deslizantes, seria um ótimo local para testar uma Fireblade Super Sport.
Circuit de la Sarthe

Circuit de la Sarthe

Le Mans, França
Cenário das icónicas 24 Horas de Le Mans, o Circuit de la Sarthe é famoso pelas suas longas retas. Isto significa que é um local fantástico para ganhar velocidade e envolver-se em algumas corridas de resistência clássicas de Le Mans – um local no qual uma pequena, mas elegante, CBR650R triunfaria. Trata-se de uma desafiante pista de resistência que os pilotos experientes consideram entusiasmante. Além disso, é um dos eventos mais emblemáticos dos desportos motorizados franceses.
 
Autodromo Nazionale Monza

Autodromo Nazionale Monza

Monza, Itália
De Le Mans a Monza – de uma pista icónica a outra. Este rei dos desportos motorizados de Milão possui uma pista de alta velocidade com icónicas curvas inclinadas. Mergulhe na história de competição de Monza ao visitar este lendário recinto. Trata-se de uma oportunidade única para dar uma volta com o seu modelo Honda antigo e explorar este circuito italiano de Grandes Prémios de renome mundial.
Castle Donington, Grã-Bretanha

Castle Donington, Grã-Bretanha

Castle Donington, Grã-Bretanha
Donington Park reclama para si uma parte considerável do património do automobilismo britânico, tendo sido o primeiro verdadeiro circuito de estrada do país a ser construído e sendo o mais antigo ainda em uso. Como circuito complexo e rápido, repleto de história do desporto motorizado, é ideal para testar os seus limites.
Nürburgring

Nürburgring

Montes de Eifel, Alemanha
Esta opção é uma espécie de bónus. O circuito de Nürburgring está frequentemente aberto para Touristenfahrten, ou passeios turísticos, onde pode levar a sua mota e competir à sua vontade. O circuito de corridas das montanhas Eifel acolhe eventos lendários do desporto automóvel alemão e inclui a icónica pista do Grande Prémio, Nordschleife. Conhecida como o "Inferno Verde", é uma das pistas mais desafiantes do mundo. Assim, a experiência em Nürburgring Nordschleife é recomendada para pilotos experientes que procuram a derradeira emoção.

Seleção de tesouros escondidos de pistas

Pista
Localização
Descrição
Website da pista
Circuito do Estoril

Circuito do Estoril

Riviera Portuguesa, Portugal
Situado entre o belo cenário da Riviera Portuguesa, as corridas de motos do Circuito do Estoril são uma mistura emocionante de secções rápidas e técnicas. Não só é conhecida como uma das experiências mais técnicas e exigentes dos desportos motorizados portugueses, como tem também uma rica história ao receber o MotoGP e outros grandes eventos de competição.
Circuito Paul Armangac

Circuito Paul Armangac

Nogaro, França
O Circuit Paul Armagnac, também conhecido como Circuit de Nogaro, é um circuito de desportos motorizados situado na comuna de Nogaro, no departamento de Gers, no sudoeste de França. A pista é relativamente plana, mas apresenta diversas retas de alta velocidade, todas ligadas entre si por algumas secções apertadas e técnicas em cada uma das extremidades.
Tor Poznań

Tor Poznań

Poznań, Polónia
Tor Pozan é o maior circuito da Polónia, com mais de 4 km de comprimento. Ostentando uma mistura de secções complexas e sinuosas e algumas retas, Tor Pozan conserva uma boa fluidez, sendo alvo de um feedback positivo por parte de condutores de motos e automóveis.
Slovakia Ring

Slovakia Ring

Orechová Potôň, Eslováquia
Os parâmetros da pista fazem do SLOVAKIA RING um dos circuitos permanentes mais longos da Europa. É tecnicamente exigente, inclusivamente para os pilotos mais experientes, enquanto as grandes áreas de saída de pista contribuem para a máxima segurança. Existem quatro desafiantes cristas artificiais na pista que oferecem ainda mais adrenalina.
Circuito de Navarra

Circuito de Navarra

Los Arcos, Espanha
O circuito de Navarra, situado perto da localidade de Los Arcos, é um complexo desportivo multidisciplinar com uma pista de 2,4 milhas. A pista tem um pouco de tudo e exige uma afinação equilibrada capaz de dar resposta às exigências contrastantes do setor de abertura, rápido e fluido, e da metade final da volta, sinuosa e técnica.
CBR600RR nas boxes, pronta para entrar em pista.

Preparar o seu dia de pista em moto

É importante estar totalmente equipado antes de sair para a pista. Isto significa garantir que dispõe de todo o equipamento de motociclismo adequado. A maioria dos eventos exige que os condutores levem o seu próprio equipamento, o qual será frequentemente inspecionado de modo a garantir que cumpre determinadas normas de segurança. É igualmente importante garantir que a sua moto está preparada. Considere a possibilidade de levar um conjunto de pneus sobresselentes e outros artigos que possa necessitar de substituir ao longo do dia, como, por exemplo: pousa-pés, pneus, alavanca da embraiagem/travão, carenagens de substituição e um suporte de paddock. É igualmente aconselhável ter em conta o transporte da sua moto de e para a pista. Depois de um longo dia na pista, a sua moto poderá não ser adequada para a estrada, pelo que é aconselhável transportar a sua moto sempre que tal for possível. 

EQUIPAMENTO DE MOTOCICLISMO DE QUE VAI PRECISAR:

Apresentamos em seguida alguns itens que deverá ter em consideração para a sua moto antes de partir para o seu dia de pista em moto.

Mantas térmicas para pneus – Antes de sair para a pista, é aconselhável aquecer os seus pneus de modo a garantir a aderência e o desempenho ideais desde os primeiros momentos.

Mudança de pneus – irá puxar pelos seus pneus ao máximo. Como tal, no sentido de garantir que pode maximizar o seu tempo em pista, considere levar um conjunto de pneus sobresselentes.

Pousa-pés – Poderá ser uma boa ideia levar um conjunto suplemente para a eventualidade de partirem ou de se perderem.

Manete da embraiagem e pedal do travão – Considere a opção de levar itens de substituição para afinar ou substituir, se necessário.

Cavalete central – Mantém a moto elevada, o que constitui uma boa ideia para realizar manutenção de forma contínua.

Conjunto de carenagens suplentes – Leve um conjunto suplente consigo para a eventualidade de danos durante as suas sessões. Útil para proteger a sua moto enquanto está na pista.

Remover ou colar faróis e piscas-piscas – No sentido de reduzir o risco de detritos na pista e de danos na sua moto, é aconselhável remover os piscas-piscas e colar as luzes com fita adesiva.

Agora que a sua moto já está preparada, chegou o momento de garantir que está equipado e pronto para arrancar. Vejamos alguns equipamentos específicos necessários antes de partir para o seu próximo dia de pista. É de importância vital estar tão preparado e seguro quanto possível

Capacete - tem de ser homologado pela FIM.

Botas – o seu fato tem de sobrepor às botas em 70 mm.

Luvas – as luvas têm de se sobrepor ao fato em, pelo menos, 50 mm.

Proteções – para joelhos, cotovelos, ombros e ancas. Poderá também necessitar de joelheiras para proteger os joelhos em curvas apertadas.

Vestuário de couro – um fato de uma ou duas peças, no mínimo. O fecho de correr tem de dar uma volta de 360° à volta da cintura.

Proteção do peito e das costas – esta proteção é agora obrigatória na maioria dos países da Europa.

Fireblade com piloto prestes a entrar em pista.

Preparação pessoal

Conhecemos a sensação - é o dia, ou mesmo a semana, que antecede o seu track day de motociclismo e está ansioso por começar. Mas há alguns aspectos a ter em conta na preparação pessoal antes de participar.

Comer – certifique-se de que come corretamente antes de ir para a pista e não se esqueça de levar consigo petiscos energéticos, como, por exemplo, fruta e barras de proteínas.

Beber – tal como acontece com a comida, certifique-se de que bebe água suficiente. Conduzir em circuito pode ser cansativo, fazendo-o suar e perder líquidos – como tal, mantenha-se hidratado.

Dormir – nunca devemos subestimar o poder de uma boa noite de sono – especialmente antes do grande dia de competição. Isto ajudá-lo-á a manter-se atento e a evitar quaisquer falhas de concentração.

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES