Tipos de motos: Um guia para principiantes

Quer esteja pronto para melhorar a sua condução e tentar algo diferente, ou tenha passado recentemente no exame, pode estar a perguntar-se o que o espera. Há muito a considerar ao comprar uma nova moto. 

O maior desafio será escolher entre os diferentes tipos de motos existentes no mercado. Decidir que marca, modelo e estilo é o mais adequado para si é muita informação - mesmo para os condutores mais experientes. Estamos aqui para o ajudar a escolher com o nosso guia prático para alguns dos tipos de motos mais comuns. Desde motos de turismo e aventura, a scooters e 125 cc, tudo o que precisa para navegar no emocionante mundo das motos está mesmo aqui. 

Depósito de combustível de moto Honda com logótipo com a asa

QUANTOS TIPOS DE MOTO EXISTEM?

Há sete tipos principais de motos que provavelmente encontrará quando procurar a sua nova - supersport, adventure, touring, street, 125 cc, scooter e off-road. Também ouvirá por vezes sport touring, mas normalmente está incluída como parte da categoria de touring.

Cada uma destas classes de motos está claramente definida e tem o seu próprio objetivo, estilo e especificações distintos. Não existe um sistema universal, mas as motos com a mesma classificação terão normalmente características semelhantes. Alguns tipos de motos serão também melhores para diferentes tipos de condução, por isso é importante que escolha uma que tenha o design e as especificações adequadas ao uso que pretender dar-lhe.

Quer corra pela adrenalina ou desfrute de um passeio mais descontraído, há uma moto feita para si. Só precisa de encontrar o modelo certo.

Leia este artigo para o ajudar a decidir qual é o estilo mais adequado de moto de estrada para as suas necessidades.

Gama supersport da Honda em pista

Supersport

Uma moto supersport é a escolha perfeita se estiver à procura de desempenho e atitude desportiva. Apresentam desenhos ergonómicos e uma posição de condução desportiva, inspirados nas motos concebidas para Moto GP. Alguns modelos têm uma opção especial de decoração de competição, para que se sinta como uma verdadeira lenda das corridas. Os motores estão afinados para um desempenho otimizado e muitos clientes que optam por andar numa moto supersport irão utilizá-los para dias de pista ou para fazer algumas voltas rápidas de um circuito de corridas, para viverem essa experiência de Moto GP. As motos supersport são leves e têm uma posição de condução baixa e agressiva, para ajudar a atingir velocidades mais elevadas. Embora isto as torne uma escolha emocionante, é aconselhável que os condutores tenham adquirido alguma experiência antes de adquirirem um modelo supersport. Vale também a pena notar que as motos supersport têm normalmente assentos mais altos e largos, o que pode proporcionar uma experiência mais confortável aos condutores mais altos. 

 

Embora estas motos tenham um forte apelo estético, poderá descobrir que existem escolhas mais práticas para uma primeira moto. Conforto e economia de combustível não são geralmente o foco principal com uma moto supersport, uma vez que o objetivo é produzir um máximo de potência e binário do motor. Devido ao espaço limitado disponível, o assento traseiro pode ser mais pequeno do que em motos de outras categorias. Caso seja um condutor experiente e estiver pronto para ir para a pista numa moto de alto desempenho, as motos supersport da Honda cumprem os requisitos. 

Honda CB750 Hornet estática em três opções de cor

Street

Se estiver à procura de uma primeira moto, a escolha mais popular para os novos motociclistas tende a ser uma moto de estrada - a progressão natural de uma scooter. O desenho leve, e de elevadas características, é popular entre os condutores que passam para a primeira moto com caixa manual. Estas são, sem dúvida, as melhores motos para principiantes e a versão de 35 kW pode ser conduzida por titulares de licença A2. São construídas para um desempenho global e facilidade de utilização.  Isso significa que a nossa gama de estrada oferece algo para todos, onde quer que esteja na sua viagem no mundo das motos.

As motos de estrada são muitas vezes vistas como motos de uso diário porque são perfeitas para andar em ambientes urbanos e em estradas pavimentadas. Ideais para as suas deslocações diárias ou viagens mais curtas, oferecem geralmente uma posição de condução descontraída e um passeio confortável. Algumas pessoas referem-se às motos de estrada como motos 'naked', graças ao seu design simples e à sua aparência sem grandes adornos. Mas elas são muito mais do que isso. Se for um condutor experiente, as motos de estrada de maior capacidade oferecem um grande desempenho ao mesmo tempo que proporcionam manobrabilidade e agilidade.

Honda GL1800 Goldwing condutor

Touring

Se procura uma moto confortável para viagens mais longas, mas não planeia sair da estrada, uma mota de turismo pode ser o ideal para si. Os modelos de turismo têm tudo a ver com passar tempo na estrada aberta, utilizando o conforto das motos, grandes especificações e armazenamento para o apoiar na sua próxima viagem na estrada. Quer partilhar a sensação? As motos de turismo também oferecem uma grande experiência para quem viaja no assento de trás, o que significa que um passageiro pode saltar para a moto para dar uma volta. Espere ver motores de grande deslocamento, proteção contra o vento, assentos descontraídos e verticais e depósitos de combustível de grande capacidade entre as características e especificações destas belas motos. Existem diferentes tipos de moto de turismo à escolha, com algumas semelhanças com outras categorias de motos. Estes incluem: Turismo de aventura - feitas para passeios de longa distância, em e fora da estrada. Turismo desportivo - também ideal para distâncias mais longas, mas com um pouco mais de potência e uma aparência mais desportiva. Turismo full-dress - também conhecidos como 'baggers'. Desenhada a pensar na condução em estradas pavimentadas. Apresentam frequentemente para-brisas e carenagem maiores.

As motos de turismo estão disponíveis numa gama de tamanhos, por isso, quer pretenda percorrer estradas longas e abertas num dos nossos modelos maiores, ou queira aventurar-se por estradas mais pequenas e sinuosas onde uma moto de tamanho pequeno a médio poderia ser mais benéfica - há uma moto de turismo para todos.

A tecnologia Honda Dual-Clutch Transmission (DCT) está disponível nas motos de turismo, uma das transmissões de potência mais avançadas atualmente em duas rodas. O DCT substitui a embraiagem de mão e os pedais com um manípulo de mudanças para cima/para baixo simples e conveniente no guiador esquerdo. É igualmente divertido, mas o condutor tem o controlo total dos modos Automático e Manual sem precisar de coordenar mãos e pés para mudar de velocidade.

Descubra o DCT
CRF300 estacionada com pôr do sol

Adventure

As motos de aventura vivem verdadeiramente à altura do seu nome. Trata-se de partir na estrada aberta - ou fora dela - para fazer experiências e descobertas inesquecíveis. As motos de aventura são as mais polivalentes, perfeitas para longas viagens, ou para as suas deslocações diárias, graças aos seus grandes motores. As motos de aventura podem variar tanto quanto as viagens que se planeiam, mas são geralmente altas e apresentam posições de condução extraconfortáveis - ideais para excursões longas. Estas motos têm normalmente uma maior distância ao solo, dando-lhes a capacidade de enfrentar mais facilmente terrenos acidentados fora de estrada. Um grande para-brisas e carenagem ajudam a protegê-lo também dos elementos.

Se for um principiante à procura de uma moto que possa utilizar para passeios diários ou trilhos fora de estrada, uma moto de aventura pode ser a escolha perfeita. Proporcionam conforto em todas as situações de condução e são boas também para quem vai no lugar do passageiro. As motos de aventura são mais altas, e podem ser mais pesadas por terem carenagens para maior proteção. As motos mais pesadas têm grande manobrabilidade quando atingem altas velocidades, pelo que podem ser ideais se planeia utilizar autoestradas e estradas abertas.

As motos todo-o-terreno são ótimas para os condutores que procuram ter uma aventura puramente fora de estrada, esta categoria inclui motos de motocross e enduro. A gama todo-o-terreno da Honda cumpre os requisitos de todos os condutores, desde os jovens aspirantes com a minimoto CRF50F até à CRF450R, vencedora de campeonatos. Existem muitos centros todo-o-terreno da Honda em toda a Europa que ajudam os condutores de todos os níveis a melhorar as suas capacidades e confiança para dominar os percursos todo-o-terreno. Contacte o seu concessionário local Honda para saber o que está disponível na sua área.

Descubra Off-Road
Honda Dax 125 com pano de fundo costeiro

125 cc

Os modelos 125 cc são outra excelente opção para principiantes. Tal como as motos de estrada, as 125 cc são concebidas para uso urbano mais do que para aventuras off-road ou de longa distância. Oferecem uma economia de combustível impressionante, pelo que podem ser uma ótima escolha para os viajantes que queiram uma moto capaz de lidar com a utilização diária. Muitas 125 ccs são também conhecidas como motos de aprendizagem, ou compatíveis com A1, o que significa que os titulares de licenças do primeiro escalão podem andar numa. As idades variam em todo o mundo quando se trata de conduzir uma moto. No entanto, a lei estabelece que se deve começar numa moto de 125 cc, ou inferior, o que faz desta a moto perfeita para os novos condutores. Uma 125 cc não permite só poupar dinheiro no combustível. O seguro e a manutenção podem também ser inferiores a outras motos, o que pode fazer das 125 cc uma ótima opção se estiver a pensar em andar de moto sem um custo enorme. Há uma vasta gama de estilos e cores disponíveis para se adequar a cada condutor.

Família Honda Forza no parque de estacionamento

Scooters

Muito semelhantes a uma moto de 125 cc ou de estrada, as scooters são um grande primeiro passo para o mundo do motociclismo. São excitantes, convenientes e de grande valor, e os condutores podem escolher entre um aspeto clássico ou um desenho único. As scooters oferecem um nível de proteção contra as intempéries que significa que são úteis para conduzir em todas as estações. Muitas scooters têm muito espaço de armazenamento, perfeito para um dia na cidade ou para se deslocarem para o trabalho. Se o armazenamento for importante para si, pode simplesmente levantar o banco na maioria das scooters, colocar lá a sua mala, e partir. A maior parte do armazenamento por baixo do assento é suficientemente grande para caber um capacete integral. As scooters mais pequenas estão equipadas com caixas de velocidades automáticas e sem embraiagem, o que as torna ideais para uma condução fácil e sem stress em ambientes urbanos movimentados.

 

Outros pontos positivos para as scooters incluem o facto de terem posições de condução incrivelmente confortáveis e grande manobrabilidade graças ao seu estilo compacto, o que as torna perfeitas para cenários urbanos, e para os condutores que preferem uma viagem mais descontraída. E não esqueçamos as opções de personalização disponíveis graças a uma vasta gama de acessórios. A grande maioria das scooters dentro da gama tem algumas opções de acessórios para os clientes - as opções de bagagem e os punhos aquecidos são particularmente populares entre os condutores de cidade. 

Imagens do concessionário Honda

REDE DE CONCESSIONÁRIOS HONDA

A gama de motos da Honda cobre todas as necessidades e muito mais. A mais recente tecnologia e engenharia de precisão garante motos construídas para o desempenho, com características de topo de gama que fazem com que andar de moto seja um prazer, onde quer que queira ir a seguir.

A extensa rede de concessionários Honda pode ajudar os condutores de todos os níveis, quer seja novo a conduzir ou a mudar a sua moto atual. A equipa da Honda aconselhará qual é o melhor tipo de moto adequado à sua experiência de condução e fornecerá mais informações sobre Acessórios genuínos Honda, equipamento e vestuário. A rede de concessionários Honda também oferece um serviço de pós-venda excelente para o ajudar a manter a sua moto nas melhores condições.

Aprender a conduzir

Se estiver a pensar em aprender a conduzir uma moto, visite a nova secção para condutores no nosso website para mais informações sobre os próximos passos para obter a sua licença. A Honda está a trabalhar com formadores de condução especializados para proporcionar um elevado padrão de formação e segurança, adaptado às necessidades de cada indivíduo.