Os melhores passeios de moto da Europa

As férias de moto permitem-lhe combinar o seu prazer por andar de moto com a oportunidade de desfrutar de algumas paisagens maravilhosas nos mais distintos locais. Quer esteja a passar férias perto de casa ou a aventurar-se por territórios mais distantes, um passeio de moto é uma excelente forma de conhecer mais partes do mundo. E existem poucas coisas melhores do que os passeios de moto pela Europa.

A Europa tem há muito tempo uma relação muito próxima com as motos de todas as formas e tamanhos. E, graças às deslumbrantes e variadas paisagens de todo o continente, os motociclistas apreciam particularmente uma ou duas viagens pela Europa. Nesse caso, porque não carregar a sua moto, pegar no mapa e partir rumo a uma viagem verdadeiramente inesquecível?

Seja qual for o passeio da sua preferência, a Europa terá algo para lhe saciar o apetite, com inúmeros trajetos panorâmicos à escolha.

Rotas costeiras frescas com o sol nas costas, estradas montanhosas rochosas longe dos destinos mais movimentados e estradas rurais sinuosas - a Europa tem de tudo. E, com climas e condições para todos os gostos, é fácil encontrar as férias de moto perfeitas para si.

PASSEIOS E AVENTURAS

Estrada panorâmica sobre falésias rochosas e cenário de montanha junto ao mar Tirreno. Costa Amalfitana, Positano, Itália. Viagens de aventura. Vista panorâmica

SEIS ITENS ESSENCIAIS

Apresentamos em seguida alguns dos itens essenciais de que necessitará para a sua próxima viagem de moto pela Europa.

Passaporte
Passaporte
A UE exige que o passaporte tenha sido emitido há menos de 10 anos. Além disso, a data de validade deve ser de, pelo menos, três meses depois da data de regresso prevista.
Carta de condução
Carta de condução
As cartas de condução do Reino Unido continuam a ser válidas na UE e os cidadãos dos países da UE podem conduzir no Reino Unido sem necessitarem de uma Carta de Condução Internacional.
Documentos
Documentos
Certifique-se de que tem sempre na sua posse o título de propriedade da moto, o certificado da inspeção periódica obrigatório e o certificado de seguro da sua moto, para a eventualidade de virem a ser necessários.
Autocolante do país
Autocolante do país
Este autocolante tem de se encontrar numa posição claramente identificável na parte traseira da sua moto.
Seguro de viagem
Seguro de viagem
Este seguro é altamente recomendado, embora não seja obrigatório. 
EHIC/GHIC
EHIC/GHIC
O GHIC deverá ajudar a evitar despesas hospitalares em caso de acidente. Se tiver origem no Reino Unido, o antigo EHIC será válido até à data de fim de validade.

É igualmente aconselhável informar-se sobre o estado das estradas do país que vai visitar antes de partir. Na Europa, as condições climáticas são muito variadas, dependendo do país que está a planear visitar e a época do ano. Como tal, certifique-se de que faz as malas com isso em mente e toma em consideração os riscos climáticos específicos para o percurso que está a planear. Os pneus de inverno são aconselháveis em alguns locais, dependendo da época do ano. Tenha em atenção que alguns trajetos poderão apresentar restrições em determinadas alturas do ano.

OS MELHORES PASSEIOS DE MOTO PELA EUROPA

Em poucas palavras, a Route des Grandes Alpes é um dos melhores passeios de moto do mundo, e não apenas da Europa. São mais de 683 km (425 milhas) de pitorescos percursos montanhosos, começando nas margens do Lago de Genebra e terminando em Menton, perto da fronteira italiana.

O percurso mais popular demora dois a três dias e liga 15 passos, passando por encantadoras aldeias e vilas, incluindo o Col de L'Iseran – o passo mais alto da Europa. No entanto, a beleza da Route des Grandes Alpes é o facto de não ter de se limitar a uma única estrada. Muitos condutores corajosos e mais experientes afastam-se do percurso clássico e preferem rumar ao monumento de Cime de la Bonnette, a 2802 m de altitude.

O percurso é ideal para os proprietários de motos de aventura e de turismo, graças às suas longas estradas abertas. Os destaques incluem o último troço do percurso, o qual nos leva de Val d'Isère ao Lago de Genebra, passando pelo Lago Roselend e desfrutando de vistas espetaculares sobre o Mont Blanc.

A melhor altura para percorrer a Route des Grandes Alpes é em junho ou setembro, quando as estradas estão relativamente tranquilas e o tempo ainda está bom. As estradas nos meses de inverno podem tornar-se perigosas com neve ou gelo, pelo que é melhor evitá-las. O mês de agosto situa-se no pico do verão, pelo que é melhor evitá-lo, se possível – pode fazer muito calor e a época das férias nacionais francesas significa que a estrada pode estar muito mais movimentada do que o habitual.

Autoestrada nos Alpes europeus - perto de Garmisch-Partenkirchen

Percurso 2: A Garmisch Run

Ponto de partida:

Calais, França

 

Ponto de chegada:

Garmisch-Partenkirchen, Alemanha

 

Passa por:

Áustria

 

Distância:

1150 km (715 milhas)

Começando em Calais, França, e terminando 1150 km (715 milhas) depois, são três dias de diversão em cima da moto, com algumas paisagens fantásticas para apreciar pelo caminho.

O primeiro dia termina em Pont-à-Mousson, no nordeste de França, onde pode visitar a abadia Premonstratense do século XVIII. No segundo dia, seguirá pela B500 através da Floresta Negra antes de chegar a Baden-Baden, na Alemanha. Partindo daí, passará pelas margens do Lago Constança e fará uma curta incursão na Áustria, antes de terminar em Garmisch-Partenkirchen, na Alemanha, no sopé das montanhas Wetterstein.

Em teoria, poderia realizar a Garmisch Run em dois dias, mas perderia muita coisa pelo caminho. Este trajeto centra-se em saborear as paisagens e parar para conhecer a cultura local, em vez de competir para ver quem chega primeiro ao fim. No entanto, quando não estiver parado num dos locais de visita obrigatória, fazer-se à estrada numa moto de aventura ou de turismo garantirá que cada curva e contracurva é apreciada.

Imagem aérea captada por drone da fantástica e mundialmente famosa Estrada Atlântica, na Noruega.

Percurso 3: Trans Euro Trail

Ponto de partida:

De norte para sul ao longo do continente ou de leste para oeste

 

Ponto de chegada:

27 países, incluindo Noruega, Espanha, Grécia, Polónia, Alemanha e Bélgica

 

Distância:

Mais de 51.000 km

Está à procura de algo um pouco mais exigente? O Trans Euro Trail é constituído por mais de 51.000 km (31.689 milhas) de estradas de terra, tornando-o um dos percursos mais singulares da Europa. Influenciado pelo Trans America Trail, este percurso maioritariamente não pavimentado estende-se de norte a sul ao longo do continente e de leste a oeste. Passa por 27 países, incluindo Noruega, Espanha, Grécia, Polónia, Alemanha e Bélgica, pelo que terá oportunidade de ver o melhor que a Europa tem para oferecer ao longo deste percurso.

A distância e o grau de exigência pretendidos do percurso ficam ao seu critério. Completar o percurso de uma só vez poderá demorar meses, pelo que muitos optam por percorrer diferentes secções ao longo de vários anos.

Embora existam muitos trilhos remotos para experimentar, existem igualmente algumas estradas normais, de modo a tornar a experiência menos assustadora. No entanto, as inúmeras estradas de terra que é provável que venha a encontrar significam que este é o percurso perfeito para quem tem motos de aventura, concebidas para enfrentar esses trilhos poeirentos da mesma forma que podem enfrentar uma longa viagem na estrada.

Seja qual for a sua escolha para enfrentar o TET, existem algumas paisagens fantásticas para ver ao longo do caminho, incluindo castelos, monumentos pré-históricos, praias e intermináveis campos de milho. A facilidade com que passa cada noite também depende de si, podendo optar por ficar em hotéis de cinco estrelas ou acampar sob as estrelas.

PASSEIOS DE MOTO EM FRANÇA

Sisteron, na Provença - cidade antiga em França

Percurso 1: Rota de Napoleão

Ponto de partida:

Mâcon

 

Ponto de chegada:

Antibes

 

Distância:

322 km

A Rota de Napoleão é lendária entre os motociclistas e está repleta de significado histórico. A aventura de 322 km segue a viagem que Napoleão fez quando terminou o seu exílio. Começando em Mâcon e terminando em Antibes, pode completar a Rota de Napoleão num dia. A melhor altura para o fazer é em maio ou setembro, pois o verão pode ser muito quente ao longo do percurso.

Partindo de Mâcon, seguirá rumo a Grenoble e, em seguida, a Laffrey, antes de chegar às deslumbrantes paisagens com estradas que sobem e descem entre La Mure e Gap. Os motociclistas menos experientes são aconselhados a ir com calma pela D4085 até Castellane – trata-se da secção mais rápida.

Depois disso, recomendamos vivamente que realize um desvio para o deslumbrante desfiladeiro de Verdon ou para o lago de Sainte-Croix. E, se tiver tempo, talvez possa visitar o Museu do Perfume Fragonard em Grasse. Se preferir um local histórico mais tradicional, existe uma antiga catedral católica romana na cidade antiga que está à espera de ser explorada.

Outra fascinante forma de viver a história num passeio de mota em França passa por experimentar os 547 km (340 milhas) das praias da Normandia, uma região com uma história rica que flui pelas suas águas. Começará em Rouen, a capital da Normandia, com uma história que remonta à época medieval. Depois, seguem-se as praias, incluindo a praia de Omaha, com os seus penhascos e abrigos antiaéreos espalhados. Se tiver tempo, também poderá visitar as sepulturas de guerra do Cemitério e Memorial Americano da Normandia.

O percurso das Praias da Normandia termina com mais uma dose de história fascinante, cortesia do mosteiro medieval do Mont Saint-Michel. Vale a pena referir que, se pretender visitar o Mont Saint-Michel, terá de apanhar um ferry-boat para a ilha. Recomendamos que reserve pelo menos dois dias para as Praias da Normandia, de modo a poder desfrutar ao máximo das suas inúmeras vistas.

Desfiladeiro de Verdon (Alpes da Alta Provença, Provença-Alpes-Costa Azul, França), famoso desfiladeiro

Percurso 3: Desfiladeiro de Verdon

Ponto de partida:

Moustiers-Sainte-Marie

 

Ponto de chegada:

Moustiers-Sainte-Marie

 

Distância:

90 km (56 milhas)

Para um passeio tão emocionante quanto belo, salte para a sua moto e experimente o circuito de 90 km (56 milhas) do desfiladeiro de Verdon, um trajeto espetacular à volta do ‘Grand Canyon da Europa’, começando e terminando em Moustiers-Sainte-Marie.

Será tentador desfrutar de cada minuto do trajeto ao longo do rio Verdon de uma só vez, dado que os desfiladeiros com 700 metros de profundidade e as brilhantes águas azul-turquesa são inspiradores. No entanto, estas estradas são por vezes sinuosas e acidentadas, pelo que poderá querer fazer uma pausa de vez em quando.

O desfiladeiro de Verdon é relativamente curto, pelo que pode ser percorrido num só dia. Quando terminar, se pretender explorar mais, entre na D23 que se dirige para sul, rumo à vila de La Palud-sur-Verdon. Existem muitos parques de campismo para descansar e passar a noite.

PASSEIOS DE MOTO EM ITÁLIA

A grande estrada dos Dolomitas, que atravessa o norte de Itália, é um estonteante trajeto por algumas das montanhas mais espetaculares da Europa. Este percurso de 112 km (70 milhas) estende-se por três passos - Costalunga, Pordoi (o mais alto da cordilheira) e Falzarego.

As paisagens são tão deslumbrantes ao longo da Grande Strada delle Dolomiti que se sentirá constantemente tentado a parar e a apreciar tudo. Os picos e as encostas escarpadas estão a pedir fotografias e mais fotografias.

Os passos dos Dolomitas estão normalmente abertos no final de maio. Setembro é a altura ideal para fazer a visita, depois do pico da temporada de férias de agosto. O percurso deverá demorar cerca de meio dia.

A ponte em arco em Fiordo di Furore, na costa Amalfitana, Itália, num dia de sol

Percurso 2: SP71 – Estrada costeira de Chia SS163 – Estrada da Costa Amalfitana

Ponto de partida:

Sorrento

 

Ponto de chegada:

Salerno

 

Distância:

96 km (60 milhas)

Começando em Sorrento e terminando em Salerno, a estrada da Costa Amalfitana abarca alguns locais extremamente bonitos no sudoeste de Itália. É importante ter em consideração que algumas das estradas deste percurso podem ser muito estreitas e que poderá ser necessário ter cuidado ao passar por Positano e pela cidade de Amalfi, onde se poderá deparar com automóveis, mas o passeio vale mais do que a pena.

A estrada da Costa Amalfitana tem mais de 96 km de comprimento, pelo que, na época alta, pode demorar cerca de sete horas. No entanto, se fizer este percurso no final de setembro ou antes de maio, descobrirá uma verdadeira pérola nesta clássica estrada costeira que mostra a Itália no seu melhor.

Estrada panorâmica de Alghero a Bosa, no norte da Sardenha, ideal para férias em moto

Percurso 3: SP71 – Estrada costeira de Chia

Ponto de partida:

Chia

 

Ponto de chegada:

Chia

 

Distância:

23 km

Situada na exuberante ilha da Sardenha, a Estrada da costa de Chia percorre 23 km de costa, revelando-se um prazer do princípio ao fim. Começará na antiga aldeia de Chia, antes de cortar ao longo da linha da costa sul da ilha. Porque não fazer a viagem numa scooter para desfrutar de uma experiência autêntica?

Sendo um dos percursos mais pitorescos da lista, a beleza está por todo o lado, desde a torre de Chia do século XVII até às pequenas enseadas junto ao mar verde-esmeralda. O único problema será o volume adicional das malas. Vai precisar do seu fato de banho e de uma toalha, porque um mergulho aqui é obrigatório.

Qualquer altura do ano é excelente em Chia, embora seja melhor evitar os meses mais quentes de julho e agosto.

PASSEIOS DE MOTO EM ESPANHA

Vista de paisagem montanhosa clássica de verão em Espanha com estrada

Percurso 1: Jaén

Ponto de partida:

Jaén, Espanha

 

Ponto de chegada:

Jaén, Espanha

 

Distância:

281 km (175 milhas)

A deslumbrante comunidade da Andaluzia está aconchegada entre Granada e a fronteira com Portugal. Pode escolher muitos percursos nesta região, mas um dos percursos populares começa e termina em Jaén. Com uma duração de cerca de seis horas e uma extensão de 281 km (175 milhas), os motociclistas podem desfrutar de fantásticas curvas e contracurvas entre paisagens inspiradoras.

 

Percurso 2: De costa a costa nos Pirenéus

Ponto de partida: Santander

Ponto de chegada: Santander

Distância: 3147,8 km

O percurso de 12 noites é um circuito de 3147 km que começa em Santander, oferecendo algo para o condutor a solo, para casais num passeio descontraído e para grupos de amigos. Estas estradas oferecem uma excelente mistura de sinuosas e tranquilas estradas montanhosas, combinadas com vistas panorâmicas e a perspetiva de uma pausa na praia. Os motociclistas podem contar com paisagens fantásticas.

Percurso 3: Triângulo de Potes

Ponto de partida: Potes

Ponto de chegada: Potes

Distância: 201,1 km

Um dos passeios mais famosos dos Picos da Europa: Potes a Riaño, Cangas de Onís e regresso a Potes. Este percurso possui uma mistura de paisagens. Desde passagens de montanha e desfiladeiros a lagos, passando por outras paisagens deslumbrantes. Sendo um trajeto que pode ser percorrido em apenas 4 horas e que se estende por 201 km (125 milhas), constitui a viagem perfeita para o fim de semana.

PASSEIOS DE MOTO NA ESCANDINÁVIA

Paisagem montanhosa escandinava clássica no verão com estrada, montanhas e um fiorde sob um céu azul, norte da Noruega, condado de Finnmark, filmado a partir de um drone

Percurso 1: A estrada rumo a Nordkapp

Ponto de partida:

Olderfjord, Noruega

 

Ponto de chegada:

Cabo Norte (Nordkapp)

 

Distância:

130 km

O ponto mais setentrional do continente atrai motociclistas de todo o mundo. E com toda a razão. A estrada rumo a Nordkapp, a partir de Oslo, na Noruega, apresenta um cenário infinito e inspirador, com uma abundância de montanhas, fiordes e vistas solarengas sobre o oceano.

Tenha em atenção que o percurso é longo se viajar a partir de Oslo e que demorará entre cinco e nove dias a percorrer os 1962 km. No entanto, a estrada rumo ao Cabo Norte (Nordkapp) começa oficialmente em Olderfjord e estende-se por apenas 130 km. Seja qual for o seu percurso, porque não fazê-lo ao seu próprio ritmo e desfrutar das longas estradas abertas numa moto de turismo pensada para realçar uma inesquecível viagem na estrada?

Antes de iniciar este percurso, é importante tomar as condições em consideração. Mesmo no verão, o tempo pode ser imprevisível, pelo que deve traçar planos para todas as eventualidades. De um dia para o outro, pode estar a conduzir sob um sol escaldante, tempestades e inclusivamente neve. No entanto, se acha que reúne todas as condições, a estrada rumo a Nordkapp é emocionante e poucos passeios de moto na Europa a podem igualar.

A estrada de circunvalação da Islândia, com 1332 km, é uma ótima forma de explorar alguns dos maravilhosos e fascinantes pontos turísticos da ilha. Para lá chegar, pode apanhar um ferry-boat de dois dias a partir da Dinamarca ou enviar a sua moto. É um pequeno esforço adicional, mas será mais do que recompensado com uma aventura verdadeiramente memorável em Reiquiavique.

É possível percorrer a estrada de circunvalação da Islândia em cerca de 20 horas, mas é aconselhável reservar uma semana para poder apreciar todas as vistas. As paisagens imperdíveis incluem, evidentemente, a aurora boreal, que pode ser vista se viajar no final de setembro ou outubro; as fontes termais naturais, perfeitas para relaxar após um longo dia de passeio; e uma série de paisagens incríveis que pode absorver ao longo do percurso, incluindo o impressionante vulcão Hverfell.

PASSEIOS E AVENTURAS

Estrada que percorre os Alpes suíços em Andermatt

Os três passos da Suíça

Ponto de partida: Andermatt, Suíça

Ponto de chegada: Andermatt, Suíça

Distância: 128 km

Os Três passos da Suíça são fáceis de percorrer e abrangem três passos alpinos num único dia. O percurso de 128 km começa e termina em Andermatt. Não se esqueça de que os passos – Susten, Firka e Grimsel – estão geralmente fechados entre outubro e maio devido à neve.

Este é um percurso que deve ser feito ao seu próprio ritmo, onde a gloriosa paisagem alpina o deixará estupefacto. Se tiver tempo, também poderá desfrutar do passo de Nufenen, a sul do circuito.

Estrada que percorre os Alpes suíços em Andermatt

A autoestrada de Transfagarasan

Ponto de partida: Cartisoara, Roménia

Ponto de chegada: Bascov, Roménia

Distância: 150 km (93 milhas)

Subindo e atravessando as montanhas mais altas da Roménia, a autoestrada de Transfagarasan é um percurso incrível. As curvas e contracurvas levam-no a uma impressionante altitude de 2042 m. Embora todo o percurso seja alcatroado, existem alguns ressaltos e zonas irregulares à medida que for avançando pela estrada.

Os fins de semana podem ser muito movimentados. Como tal, para um passeio mais calmo, opte por fazer este percurso num dia de semana. Uma viagem mais tranquila permite-lhe desfrutar de locais como o castelo de Poenari, a residência de Vlad, o Empalador – a inspiração da obra Drácula de Bram Stoker.

Estrada que percorre os Alpes suíços em Andermatt

Circuito de Windermere - Lake District, Reino Unido

Ponto de partida: Windermere

Ponto de chegada: Windermere

Distância: 104 km

Com uma duração inferior a duas horas, este fantástico percurso permite aos motociclistas aventurarem-se em torno de Coniston Water e Windermere. Existem diversos cafés e pontos de interesse para parar no Parque Nacional de Lake District. Como tal, não se esqueça de trazer a sua máquina fotográfica para captar a tranquila atmosfera do percurso.

Fotografia dinâmica da NT1100 numa estrada costeira

CONDUZIR NA EUROPA E SEGURANÇA DOS MOTOCICLISTAS

Antes de planear qualquer passeio de moto pela Europa, é importante começar por recolher informações sobre as regras de trânsito locais e como garantir a sua segurança. Se planear conduzir noutro país, é provável que existam algumas diferenças que tenha de tomar em consideração.

REGRAS DE CIRCULAÇÃO

Poderá estar familiarizado com as regras do seu país, mas é importante ter em consideração que existem algumas variações na Europa. Os limites de velocidade, por exemplo, podem variar um pouco de país para país:

· O limite de velocidade nacional da Alemanha (não incluindo a Autobahn) é de 100 km/h

· O limite de velocidade nos Países Baixos é de 80 km/h

· Em França, o limite é de 50 km/h em zonas urbanas. Nas autoestradas urbanas e nas estradas com duas faixas de rodagem separadas por um separador central, é de 110 km/h, enquanto nas autoestradas é de 130 km/h.

- Em Itália, o limite de velocidade é de 50 km/h em cidade, 90 km/h nas estradas A, 110 km/h nas estradas com duas faixas de rodagem e 130 km/h nas autoestradas.

· Nas estradas espanholas, o limite de velocidade nacional nas autoestradas é de 120 km/h, nas zonas urbanas o limite é de 50 km/h, enquanto fora das zonas urbanas o limite de velocidade é de 90 km/h.

- No Reino Unido, o limite de velocidade nacional é de 112 km/h nas estradas com duas faixas de rodagem e nas autoestradas, nas estradas com uma faixa de rodagem é de 96 km/h e nas zonas urbanas é de 50 km/h.

Se for apanhado em excesso de velocidade em muitos países, poderá ser-lhe aplicada uma multa no local, a qual deve ser paga imediatamente – pode ser inclusivamente escoltado até à caixa multibanco mais próxima para o fazer. Se não o fizer ou não o puder fazer, a sua moto poderá ser confiscada.

Embora muitos sinais de trânsito europeus sejam semelhantes, poderão existir algumas diferenças e variações. Como tal, não se esqueça de fazer alguma pesquisa antes de viajar para saber com o que pode contar.

OUTRAS REGRAS QUE PODERÃO DIFERIR NA EUROPA INCLUEM:

· Em França, é ilegal passar por filas de trânsito com veículos parados ("filtragem") ou circular entre faixas de rodagem ("lane splitting").

· Em França, é obrigatório levar consigo um kit de bafómetro e, se for apanhado sem luvas, será multado em €68.

· Se usar óculos graduados, é obrigatório ter um par de reserva em Espanha.

· O uso de auscultadores intra-auriculares em Espanha e França é ilegal. No entanto, os altifalantes incorporados no capacete são aceitáveis.

· Na Bélgica, os motociclistas devem usar vestuário de proteção.

· Na Alemanha, os motociclistas devem manter as luzes de ultrapassagem acesas, quer seja de dia ou de noite.

O condutor como o passageiro devem usar sempre capacete quando viajam a bordo de uma moto, de uma scooter ou de um ciclomotor.

· As motos não matriculadas em Itália, mas que sejam utilizadas no país, têm de dispor de placas de matrícula do tipo UE com a origem do veículo ou uma vinheta do país de origem ao lado da placa de matrícula traseira.

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES