HONDA CB125F de 2015

A nova CB125F adaptou o estilo "naked" da família CB-F e apresenta uma nova e evoluída ciclística com jantes de 18 polegadas e seis raios. Idealizada para uma utilização diária, este modelo vem equipado com um sistema PGM-FI actualizado e refrigeração por ar, oferecendo um binário forte, a baixa e média rotação, apresentando ainda um veio de equilíbrio para redução de vibrações. A qualidade de construção é elevada e os custos de aquisição e de manutenção são extraordinariamente atractivos e económicos.

19 de Novembro de 2014
CB125F cor preto

1. Introdução

Actualmente uma moto de 125 cm³ tem de ser um modelo multi-facetado. Para alguns, é a forma mais económica para as suas deslocações, tanto em termos de acessibilidade de preço, como de custos de manutenção. Para esses, a moto terá de ser durável, fácil de conduzir e económica: o meio de transporte fundamentalmente mais simples e isento de problemas.

Mas para muitos recém-chegados ao mundo das motos, uma 125 representa o começo da aventura em duas rodas, a sua primeira moto "a sério". Por isso, uma 125 terá de estar à altura e ser tudo e mais ainda que uma moto deve ser: o entusiasmo, a liberdade e o prazer instintivo que as duas rodas acrescentam à vida de todos os dias. Mas, por outro lado, também deve ser fácil de conduzir para um novato, à medida que este aprende e se vai apercebendo das particularidades da condução de uma moto, exibindo uma qualidade de construção que faz sentir orgulho de propriedade e reflecte um estilo que lhe dá credibilidade na estrada.

Qualquer que seja o fabricante, não podemos ignorar a importância dos recém-chegados ao universo das duas rodas nem da conquista de novos adeptos. Se a primeira experiência for boa, poderá resultar numa dedicação para toda a vida, especialmente se se tiver em conta a progressão do condutor na gama de modelos da marca, à medida que a sua idade e experiência aumentam.

Desde o lançamento da anterior CBF125, a Honda provou ser uma moto de entrada robusta e fácil de conduzir. Para 2015, a nova CB125F apresenta uma nova versão mas mantém os pontos fortes subjacentes ao modelo anterior ou seja, a qualidade e a facilidade de utilização, com um aspecto novo e atraente. É uma moto fantástica que o leva onde é preciso - ou ao começo de uma relação para a vida.

 

2. Generalidades do Modelo

O estilo da nova CB125F tem grande parecença de família com a bicilíndrica CB500F e a tetracilíndrica CB650F. Uma injecção de atitude "streefighter" agressiva, conjugada com a posição de condução vertical e o guiador largo, oferece controlo excelente.

O quadro em aço totalmente novo oferecendo a rigidez necessária e uma ciclística de geometria reactiva e abrangente para uma condução de confiança. As jantes de 18 polegadas (anteriormente, de 17 polegadas) absorvem as imperfeições da estrada e ajudam à estabilidade, juntamente com a forquilha telescópica e os dois amortecedores traseiros, um de cada lado. A travagem potente mas fácil de aplicar e de controlar pelo condutor novato é fornecida por um sistema hidráulico de pinça e disco à frente com um tambor atrás.

No coração da nova CB125F, a sua alma é o motor monocilíndrico robusto e de injecção de combustível. Este motor foi desenvolvido para oferecer um binário forte a baixa e média rotação, com acelerações vivas e de boas respostas. Em ambiente urbano, a aceleração é rápida e forte, com uma utilização suave e fácil em toda a gama de rotação, graças à inclusão de um veio de equilíbrio. A economia também faz parte dos atributos desta unidade, que exibe sempre um arranque muito fácil, mesmo em situações de más condições atmosféricas, devido à utilização do sistema de alimentação de combustível PGM-FI.

O toque final, a "cereja-no-topo-do-bolo", é que a CB125F de 2015, equipada com uma série de melhorias tecnológicas e repleta da reconhecida tecnologia Honda, vai estar disponível a um preço extremamente competitivo.

 

3.Características-chave

3.1 Estilo e Ciclística

No seguimento da actual preferência europeia por motos naked de todas as cilindradas, a CB125F apresenta o mesmo estilo "street" que as suas irmãs maiores, com uma aparência musculada e avançada. As protecções laterais de formato angular estendem-se para a frente a partir do depósito e as carenagens laterais recortadas estreitam-se de forma perfeita, minimizando a diferença na altura entre o condutor e passageiro.

Completando o aspecto agressivo, o farol multi-reflector e o painel de instrumentos são rodeados pela carenagem frontal compacta. Os indicadores de lentes brancas e lâmpadas laranja acrescentam um toque de elegância aos acabamentos.

O motor, o colector e o silenciador de escape, as bainhas da suspensão e as jantes são de cor preta, sublinhando as linhas vivas e a pintura brilhante. Os detalhes subtis a vermelho embelezam as molas dos amortecedores e os logótipos Honda nas tampas do motor. É uma moto fabricada para sobreviver aos rigores atmosféricos da Europa, com um estilo novo, uma qualidade de construção e de acabamentos que contribuem bastante para a satisfação de quem opta por este modelo.

Sendo uma moto que será usada nas deslocações do dia-a-dia, como modelo robusto de aprendizagem para quem só agora chegou ao mundo do motociclismo ou como porta de entrada para outro voos no mundo das motos, a sua posição de condução é vertical e descontraída, com os poisa-pés em posição mais avançada e um guiador mais largo (ligeiramente recuado, com posição de tranca a 45°, tanto para a esquerda, como para a direita), permitindo um controlo óptimo e oferecendo excelente confiança e visibilidade geral ao condutor. O banco tem 775 mm de altura.

O quadro integrado em aço suspende o motor a partir de uma "espinha central" muito robusta e possui uma geometria que oferece o melhor equilíbrio entre conforto e estabilidade de condução a direito, com foco numa direcção de sensibilidade leve e desportiva, a qualquer inclinação. O ângulo da coluna da direcção e o eixo de arraste (trail) são de 26° e 97 mm, respectivamente, numa distância entre eixos de 1.295 mm. O peso em ordem de marcha é de apenas 128 kg.

Os dois amortecedores traseiros possuem 5 níveis de regulação na pré-carga das molas e complementam os 120 mm de curso suave e de qualidade da forquilha; as elegantes jantes de 18 polegadas em alumínio aumentam a estabilidade e a qualidade de condução nos pavimentos irregulares das ruas da cidade. Os pneus têm dimensões de 80/100 à frente e 90/90 atrás. O disco dianteiro de 240 mm possui uma pinça de duplo êmbolo e é complementado pelo tambor traseiro de 130 mm.

A CB125F vai estar disponível em quatro esquemas cromáticos: preto, branco, vermelho e amarelo.

 

3.2 Motor

O motor de 124,7 cm³ da nova CB125F é refrigerado por ar, alimentado por injecção de combustível, possui arquitectura de 2 válvulas à cabeça (OHC) e é uma unidade comprovadamente robusta e eficiente. O diâmetro e o curso são de 52,4 x 57 mm e a relação de compressão é de 9,2:1. A cabeça do cilindro foi revista para 2015 e a inclusão de um veio de equilíbrio neutraliza as vibrações. A caixa de 5 velocidades oferece uma gama alargada e útil de mudanças. O pico de potência é de 10,5CV (7,8 kW) e chega às 7.750 rpm, com os 10,2 N·m de binário máximo a surgirem às 6.250 rpm.

Mas os números só contam metade da história; a equipa de desenvolvimento centrou a sua atenção na obtenção de um motor que fosse realmente fácil de usar – por outras palavras, que oferecesse um binário forte a baixa e média rotação, com excelentes respostas para acelerações rápidas e vivas logo desde o arranque, como convém a uma moto usada na condução urbana. As respostas do motor e as acelerações estão notoriamente mais fortes.

Os consumos de 1,96 litros/100 km (51,3 km/l), em modo WMTC, permitem autonomias superiores a 600 km por cada depósito de 13 litros de combustível e o sistema PGM-FI usa o mais recente tipo de solenóide, facilitando muito o arranque em temperaturas extremamente frias ou em tempo adverso.

 

4. Especificações Técnicas

 

MOTOR

Tipo - Monocilíndrico 4T, 2 válvulas, OHC, refrigeração por ar

Cilindrada - 124,7 cm3

Diâmetro x Curso - 52,4 mm x 57,8 mm

Taxa de compressão - 9,2:1

Potência máxima - 10,5 CV (7,8 kW) / 7.750 rpm

Binário máximo - 10,2 Nm / 6.250 rpm

Depósito de Óleo - 1,0 lt

 

SISTEMA DE COMBUSTÍVEL

Tipo - Injecção electrónica PGM-FI

Depósito do combustível - 13 litros

Consumo de combustível - 1,96Lt/100 km (51,3 km/l) *

 

SISTEMA ELÉCTRICO

Arranque - Eléctrico

Bateria - 12 V/6 AH

Capacidade - ACG 202W

 

TRANSMISSÃO

Embraiagem - Multi-disco banhada em óleo

Tipo da transmissão - 5 Velocidades

Transmissão final - Por corrente

 

QUADRO

Tipo - Em aço configuração diamante

 

CICLÍSTICA

Dimensões (CxLxA) - 2.035 mm x 765 mm x 1.080 mm

Distância entre eixos - 1.295 mm

Ângulo da coluna da direcção - 26°

Avanço (trail) - 97 mm

Altura do assento - 775 mm

Distância mínima ao solo - 160 mm

Peso em ordem de marcha - 128 kg

 

SUSPENSÃO

Dianteira - Forquilha telescópica de 31mm com curso de 120mm

Traseira - Dois amortecedores com 5 níveis de regulação de pré-carga de mola

 

RODAS

Dianteira - Jante de 18” em liga de alumínio com 6 raios

Traseira - Jante de 18” em liga de alumínio com 6 raios

Dimensão dos pneus - Dianteiro 80/100-18M/C 47P

                              - Traseiro 90/90-18MC/C 51P

 

TRAVÕES

Dianteiro -  Disco único de 240 mm com pinça de duplo pistão.

Traseira - Tambor de 130mm

 

INSTRUMENTOS e ELECTRÓNICA

Instrumentos - Painel com velocímetro, indicador de combustível e indicação mudança engrenada.

Farol 12V 35W - (médio), 35W (máximos)

 

Todas as especificações apresentadas estão sujeitas a alterações sem aviso prévio

 

*Consumo de combustível - os dados apresentados são resultados obtidos pela Honda sob condições padronizadas de teste prescritas pela WMTC. Os testes são realizados em estrada plana, com uma versão normal do modelo, apenas com o condutor e sem qualquer equipamento adicional. O consumo de combustível pode variar dependendo da sua condução, da manutenção da moto, das condições climatéricas, das condições da estrada, da pressão dos pneus, da instalação de acessórios, da bagagem, do peso do condutor e do passageiro e outros factores.