O jovem piloto português, com apenas 11 anos de idade e um dos mais novos da lista de inscritos, voltou a mostrar-se promissor nesta que é uma competição de jovens promessas do futuro do Motocross mundial.
Na sessão de treinos cronometrados, decorrida ainda na manhã de sábado, Luís Outeiro conseguiu ser o 18.º mais rápido a transpor os “obstáculos” no circuito britânico com a marca de 2:20.839, pouco mais de dez segundos mais lento que o melhor tempo registado pelo finlandês Emil Weckman.
Na primeira manga pontuável para o “Europeu” de Motocross Honda 150 Outeiro acabaria por repetir o 18.º lugar, prejudicado pelo embate de uma pedra na face logo à terceira volta que o impediria de impor maior ritmo. Já na segunda corrida, realizada na manhã de domingo, o jovem piloto da Honda chegou a integrar o pelotão da frente, rodando no 11.º lugar, mas uma forte queda na penúltima volta relegou-o para o 16.º posto, posição em que terminaria.
No cômputo geral das duas corridas, Luís Outeiro ficou com o 17.º lugar, somando mais oito pontos para a tabela classificativa do campeonato onde é agora o 20.º classificado com treze pontos.
Emil Weckman levou a melhor à geral nesta corrida britânica depois de ter vencido a primeira manga e ter sido segundo na restante. No segundo lugar do pódio final ficou o piloto da casa, Jack Bintcliffe, que depois de ter sido apenas oitavo na primeira manga arrecadou a vitória na segunda. A terceira posição foi para o sueco Tim Edberg, quarto classificado nas duas corridas.
A próxima prova do “Europeu” Honda 150 realiza-se na Alemanha, em Teutschenthal, nos próximos dias 20 e 21 de junho.
Declarações:
Luís Outeiro
“Foi uma corrida difícil mas muito produtiva. Consegui acertar com o traçado e procurei sempre estar nos lugares da frente. Sofri alguns azares nas duas corridas que me impediram de chegar a melhores posições. Na primeira levei com uma pedra na boca que me deixou a sangrar e com dificuldades em encontrar o ritmo. Já na segunda quando estava a aproximar-me dos dez primeiros sofri uma grande queda que deixou a minha mota muito maltratada, felizmente ainda consegui terminar esta corrida. Foi mais uma prova muito importante para a minha evolução. Quero agradecer todo o apoio do meu mecânico Mário Carvalho, da Honda Portugal, da Federação e de todos os meus patrocinadores.”
Classificações - Matterley Basin (Grã-Bretanha)
1.ª Corrida
1.º Emil Weckmann (FIN);
2.º Yago Martinez (ESP);
3.º Viking Lindstrom (SWE);
…
18.º Luís Outeiro (POR).
2.ª Corrida
1.º Jack Bintcliffe (GBR);
2.º Emil Weckmann (FIN);
3.º Albin Larsen (SUE);
…
16.º Luís Outeiro (POR).
Classificação Geral
1.º Emil Weckmann (FIN), 47 pontos;
2.º Jack Bintcliffe (GBR), 38 pontos;
3.º Tim Edberg (SWE), 36 pontos;
…
17.º Luís Outeiro (POR), 8 pontos.
Classificação Campeonato
1.º Emil Weckmann (FIN), 90 pontos;
2.º Jack Bintcliffe (GBR), 79 pontos;
3.º Albin Larsen (SUE), 79 pontos;
…
20.º Luís Outeiro (POR), 13 pontos.