Nova Montesa 4RIDE

A Montesa surpreende com a apresentação da nova 4RIDE, o modelo mais polivalente da marca. Passados 25 anos do lançamento da Evasión, a Montesa apresenta um modelo que não se destina especificamente ao trial. Este modelo será apresentado ao público no próximo Salão de Milão (EICMA) a realizar entre 19 e 22 de Novembro.

5 de Novembro de 2015

A Montesa celebra os seus 70 anos de história em grande estilo. E, se há alguns meses, anunciava a nova Cota 300RR, desta vez, a marca surpreende ao anunciar o lançamento em breve da nova 4RIDE, apresentada hoje na seda da Honda Espanha, situada em Barcelona. Com este lançamento, a Montesa conta assim com quatro modelos na sua gama, juntando, a estas duas, as Cota 4RT260 e Race Replica, também ambas produzidas na fábrica espanhola.

Com a nova 4RIDE, a Montesa aposta em alcançar um leque de utilizadores mais alargado e não apenas aos pilotos de trial, reinventando um novo conceito “offroad” para a marca, com o objectivo de aproveitar as paisagens e os trilhos de montanha, sempre com grande facilidade de utilização e diversão.

A 4RIDE mantém todas as características que identificam um modelo da gama Montesa, nomeadamente a tecnologia avançada a 4 tempos, o respeito pelo meio ambiente, a fiabilidade e a qualidade dos componentes. Neste caso, importa destacar que este novo modelo foi desenvolvido na sua totalidade pela equipa técnica da fábrica da Montesa Honda, também sedeada em Barcelona.

A equipa de desenvolvimento da 4RIDE usou a Cota 4RT260 como base de trabalho inicial, para conseguir uma moto mais orientada para a aventura, mas sempre com uma extraordinária facilidade de utilização, leveza e polivalência. Para isso, o motor conta com relações de caixa totalmente revistas e mais alargadas do que nas motos puras de trial, com o objectivo de assegurar maior conforto em andamento e melhores prestações nos trajectos mais longos. Por outro lado, a ergonomia também foi profundamente revista, com o mesmo objectivo, incluindo um banco cómodo e aumentando a altura das suspensões, tanto na forquilha, como no amortecedor traseiro.

Outro dos aspectos que importa destacar, sobretudo tendo em conta a orientação mais “adventure” deste novo modelo, é o depósito com maior capacidade combustível, 4,4 litros (em relação aos 1,9 litros das suas “irmãs trialeiras”), o que deixa supor uma autonomia homologada de cerca de 120 Km.

Por outro lado, debaixo do banco que se desmonta facilmente sem usar ferramentas, podemos encontrar um espaço muito útil, onde se pode guardar, por exemplo, um blusão, um par de luvas e outros objectos úteis durante a utilização.

Este modelo será mostrado ao público pela primeira vez no Salão de Milão (EICMA), a realizar entre 19 e 22 de Novembro.