Pilotos Honda em destaque na Moçarria

O Campeonato Nacional de Motocross prosseguiu com a sexta de oito jornadas que compõem a temporada de 2015 na pista ribatejana da Moçarria, desta vez com a presença máxima dos pilotos que integram o programa de competição da Honda Portugal a destacarem a marca da asa dourada na luta pelos lugares cimeiros das diferentes categorias.

3 de Junho de 2015
Piloto Honda, Sandro Peixe
Piloto Honda, Pedro Carvalho

Regressado do Brasil, onde tem dominado as competições de Motocross e Arenacross integrado na estrutura oficial Honda, Paulo Alberto voltou a disputar o “Nacional” de Motocross com a CRF450 e a estar em bom nível com a conquista do segundo lugar do pódio na final Elite. Na primeira manga, pontuável para a categoria MX1, Alberto foi apenas quinto, o que lhe valeu o quarto lugar conjunto na frente de Luís Ferreira que na Moçarria foi o terceiro melhor classificado na primeira manga MX1 e quinto na corrida da classe Elite.

Em MX2, Sandro Peixe fechou o pódio depois de ter sido segundo na primeira corrida da categoria e o terceiro melhor representante da classe na final Elite. Peixe esteve ainda em luta pela vitória, mas uma queda quando liderava a categoria obrigou o piloto da Honda CRF250 a fazer uma recuperação de trás para a frente para recuperar os lugares do pódio. Também em bom plano esteve Pedro Carvalho, que na Moçarria conseguiu ser o quarto classificado da categoria MX2 fruto da conquista desse mesmo lugar nas duas corridas. A fechar as participações nas camadas seniores, Jorge Leite foi sexto nas contas da geral da categoria MX2, depois de ter sido nono na primeira manga e sexto na segunda por entre os concorrentes desta categoria.

Em Iniciados, Luís Outeiro regressou em grande forma aos palcos nacionais depois da ausência na ronda anterior por participar no Europeu de Motocross Honda 150cc na Grã-Bretanha. O jovem piloto da CRF150 venceu a primeira manga e liderou a segunda, mas uma queda acabaria por o relegar para o segundo posto final, tendo por isso sido o segundo classificado no pódio final em igualdade pontual com o primeiro classificado.

No que respeita às contas do campeonato, a Honda segue líder com Sandro Peixe na tabela MX2, enquanto em MX1 e Iniciados Luís Ferreira e Luís Outeiro ocupam o terceiro lugar, respetivamente.

O Campeonato Nacional de Motocross prossegue a 14 de junho em Vieira do Minho. 


Declarações:

Paulo Alberto (Honda Jomotos)

“Foi muito bom poder regressar ao Campeonato Nacional nesta paragem da competição no Brasil. Esta corrida foi bastante animada, apanhámos um piso algo complicado que exigia muita concentração. Na primeira manga não saí muito bem, acabei por ter problemas com o travão da frente e limitei-me a controlar a corrida. Na última corrida do dia consegui impor um ritmo melhor, fui segundo em Elite e acabei por ser quarto na geral da classe MX1.”

Sandro Peixe (Honda Ribamoto)

“Acabei por sair um pouco prejudicado nesta prova pela escolha dos pneus. A pista estava com muita lama e acabei por não conseguir tirar o melhor partido da minha Honda. Terminei em segundo na primeira manga, atrasei-me na parte inicial e tive de fazer uma prova de recuperação até ao segundo lugar. Já na Elite arranquei bem, liderava o pelotão MX2 mas acabei por sofrer uma queda que me obrigou a nova corrida de trás para a frente. Não foi um dia muito bom para mim mas o importante é que mantemos a liderança no campeonato e estamos no bom caminho para conquistar o título.”

Pedro Carvalho (MotoRace Honda Jomotos)

“Infelizmente fui um dos prejudicados nesta prova pelo ‘lamaçal’ em que estava na pista. Sofri duas quedas, uma quando ia a lutar pelo primeiro lugar da classe MX2 e outra na Elite quando estava a recuperar de um mau arranque. Apesar de tudo esforcei-me para estar nos lugares da frente, consegui ser quarto em MX2 e voltar a ganhar um ritmo importante depois da minha paragem por lesão. Quero agradecer à minha equipa e à Honda por todo o apoio!”

Luís Outeiro (MotoRace Honda Jomotos)

“Senti-me muito bem, foi muito bom poder estar na luta pela vitória com a Honda CRF150. Esta passagem pelo Europeu mostrou-me um maior ritmo competitivo e foi muito importante para agora estar num melhor nível no Campeonato Nacional. Estivemos muito perto da vitória, foi pena a queda que me baixou a segundo, vou continuar a trabalhar para conseguir estar no primeiro lugar do pódio na próxima corrida.”


Classificação Geral:

MX2
1.º Luís Oliveira (Yamaha), 50 pontos;
2.º Diogo Graça (Husqvarna), 42 pontos;
3.º Sandro Peixe (Honda), 42 pontos;
4.º Pedro Carvalho (Honda), 36 pontos;

6.º Jorge Leite (Honda), 27 pontos.

 

MX1
1.º Hugo Basaúla (Kawasaki), 43 pontos;
2.º Luís Correia (Beta), 43 pontos;
3.º Miguel Gaboleiro (Yamaha), 42 pontos;
4.º Paulo Alberto (Honda), 38 pontos;
5.º Luís Ferreira (Honda), 36 pontos.

 

Elite
1.º Hugo Basaúla (Kawasaki), 25 pontos;
2.º Paulo Alberto (Honda), 22 pontos;
3.º Miguel Gaboleiro (Yamaha), 20 pontos;

5.º Luís Ferreira (Honda), 16 pontos;
8.º Sandro Peixe (Honda), 13 pontos;
10.º Pedro Carvalho (Honda), 11 pontos;
13.º Jorge Leite (Honda), 8 pontos.

 

Iniciados
1.º Bruno Charrua (Yamaha), 47 pontos;
2.º Luís Outeiro (Honda), 47 pontos;
3.º Rodrigo Luz (Yamaha), 40 pontos;

  

Classificação Campeonato:

 

MX2
1.º Sandro Peixe (Honda), 264 pontos;
2.º Diogo Graça (Husqvarna), 236 pontos;
3.º Luís Oliveira (Yamaha), 222 pontos;
4.º Jorge Leite (Honda), 200 pontos;

7.º Pedro Carvalho (Honda), 104 pontos.

 

MX1
1.º Hugo Basaúla (Kawasaki), 276 pontos;
2.º Miguel Gaboleiro (Yamaha), 242 pontos;
3.º Luís Ferreira (Honda), 216 pontos;
...
7.º Paulo Alberto (Honda), 138 pontos.

 

Elite
1.º Hugo Basaúla (Kawasaki), 144 pontos;
2.º Miguel Gaboleiro (Yamaha), 114 pontos;
3.º Sandro Peixe (Honda), 100 pontos;
4.º Luís Ferreira (Honda), 94 pontos;

7.º Paulo Alberto (Honda), 72 pontos;
10.º Jorge Leite (Honda), 66 pontos;
16.º Pedro Carvalho (Honda), 25 pontos.

 

Iniciados
1.º Bruno Charrua (Yamaha), 197 pontos;
2.º Rodrigo Luz (Yamaha), 160 pontos;
3.º Luís Outeiro (Honda), 135 pontos.

 

Todos os resultados em www.penta-control.com.