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Centralização de massas

O desenvolvimento da RC213V assentou na centralização de massas, que visa levar o desempenho ao limite. A redução dos valores de inércia exerce grande influência sobre a dinâmica de uma moto. O visual da RC213V-S é idêntico ao da RC213V. Isto inclui os materiais dos componentes da carroçaria e os processos de produção. O kit desportivo destinado às corridas em circuito aumenta as performances, igualando os valores de inércia da RC213V.

Mark Marquez com a nova RC213V-S

Motor

Ao desenvolver o motor da RC213V, o objetivo era criar uma máquina com potencial para vencer em MotoGP. Estabelecemos dois objetivos principais: conseguir uma potência suficiente para permitir atingir as velocidades necessárias para MotoGP e tornar a unidade compacta, tão pequena como o motor de 800cc que encaixa na estrutura da RC213V. Para cumprir estes objetivos, bem como os regulamentos do MotoGP, adotámos um motor V4 a 90° de 1000cc.

A elevada potência é obtida ao utilizar um ângulo de fase da cambota de 360°, melhorando a eficiência de enchimento através do pulsar favorável do escape a partir do tempo de ignição dos cilindros. O V4 a 90° também maximiza a potência devido à fricção reduzida – reduz as perdas mecânicas ao dispensar veios de equilíbrio graças ao número reduzido de moentes da cambota (3) comparativamente a um motor de quatro cilindros em linha e o cárter é isolado para reduzir as perdas de bombagem.

Vista em grande plano do motor da RC213V-S

Estrutura e variantes de cor

Grande plano da roda traseira da RC213V-S

Estrutura: o quadro em alumínio da RC213V possui uma elevada rigidez torcional, garantindo que a potência do motor chega ao solo de forma eficaz.

Normalmente, aumentar a rigidez torcional traduz-se num incremento significativo do peso, mas no caso da RC213V, a rigidez torcional apenas foi aumentada onde é realmente necessário.

As finas placas de reforço melhoram a rigidez noutras áreas onde é necessário, o que resulta numa estrutura leve. Todos os componentes do quadro são cuidadosamente alinhados, de forma manual, ficando a soldadura TIG a cargo de um soldador altamente especializado.

O resultado é um processo que garante uma elevada precisão e qualidade de soldadura. A RC213V-S adota os mesmos materiais e processos de fabrico. A sua carroçaria é apertada com parafusos maquinados em liga de titânio, o que contribui para a redução do peso. Os parafusos estão revestidos com massa de molibdénio para melhor estabilização axial.

Variantes de cor: A RC213V-S está disponível em dois acabamentos. A versão tricolor é uma referência à história de corridas da Honda e da herança japonesa. A outra é uma versão não pintada, em CFRP (fibra de carbono). As carenagens desta versão não são pintadas. Devido às características inerentes do carbono, este pode degradar-se (alteração da cor) quando exposto aos raios ultravioleta. As peças em carbono devem ser pintadas ou revestidas antes de serem utilizadas, mas podem ser personalizadas ao gosto do condutor na devida altura.

Grande plano da pintura tricolor da RC213V-S

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