VFR800X Crossrunner
Neste novo modelo destacam-se as principais alterações:
- Revisões introduzidas no seu motor V4 de 800 cm³, agora com mais potência de topo e binário a média rotação;
- Estilo e aspecto geral mais agressivo;
- Maiores cursos de suspensão, novas rodas e novos travões;
- Outras características que incluem o Sistema de Controlo de Tracção Regulável HSTC, ABS, luzes de LEDs, piscas de cancelamento automático e punhos aquecidos, tudo de origem.
A Crossrunner original, no mercado desde 2011, aliava o exclusivo motor Honda V4 de 800 cm³ a uma posição de condução vertical e orientada para a estrada. Para 2015, a VFR800X Crossrunner evolui este conceito, oferecendo performances gerais mais desportivas e uma posição de condução mais agressiva, num estilo "adventure" mais marcado.
No seu coração, continuamos a ter a unidade V4 a 90° DOHC VTEC de 16 válvulas que, agora, oferece mais binário, a baixa e média rotação, para uma condução flexível e descontraída e um pico de potência de 105cv (78 kW), obtido às 10.250 rpm.
O quadro dupla-trave em alumínio possui um sub-quadro revisto e mais leve e um novo braço oscilante - outra das "assinaturas" da VFR. O curso das suspensões é maior: 25 mm na forquilha telescópica e 28 mm no amortecedor traseiro. De origem, a moto vem equipada com ABS e a jante dianteira de alumínio fundido e secção oca possui dois discos de 310 mm e pinças de 4 êmbolos e montagem radial. Os pneus são desportivos e de estrada, nas medidas 120 à frente e 180 atrás, oferecendo óptimas performances.
Agora, o condutor do Crossrunner pode usufruir do mesmo sistema HSTC (Honda Selectable Torque Control) - Sistema de Controlo de Tracção Regulável por Controlo de Binário) instalado na Crosstourer. Há dois níveis de controlo disponíveis (juntamente com a opção de desligar o sistema), para detectar a perda iminente de tracção na roda traseira e reduzir o binário aplicado de forma imperceptível, para que o pneu readquira tracção.
A Crossrunner é uma verdadeira VFR - uma moto concebida para uma condução exigente e divertida, mas com estilo, conforto e funcionalidade. Para isso, o banco desta nova versão pode ser regulado a dois níveis e os punhos com 5 fases de aquecimento, em conjunto com o sistema de piscas de cancelamento automático da Honda, juntam-se aos equipamentos de origem. A nova iluminação integral de LEDs acrescenta um toque final distinto e de qualidade superior, numa moto de acabamentos de elevada qualidade.
Início de comercialização: Até ao final de 2014