Nova Scooter Forza125 - Apresentada hoje no Salão de Paris

A nova Forza foi concebida para os clientes Europeus que querem mais do que uma scooter 125cc: estilo e classe premium num modelo com mais prestações, mais agilidade, mais conforto e mais funcionalidade.

1 de Outubro de 2014

HONDA FORZA 125 DE 2015

A nova Forza 125 é uma scooter de elevadas performances, que se destaca pelas seguintes características:

  • Desempenho topo-de-classe com prestações mais abrangentes do seu motor, de 4 válvulas, com uma ciclística leve e ágil, concebida para equilíbrio perfeito entre condução em vias rápidas e agilidade na cidade;
  • Maior atracção visual com estilo avançado e sistema integral de iluminação premium com LEDs;
  • Maior funcionalidade, com conforto para dois, pára-brisas regulável e enorme capacidade de carga;
  • A tudo isto, junta-se um motor de baixo atrito, equipado com sistema Idle Stop de paragem do motor ao ralenti, para maior economia de combustível e ABS opcional.

Introdução

A nova Forza 125 foi concebida para os clientes Europeus que querem mais de uma scooter de 125 cm³: Mais performance, mais agilidade e mais funcionalidade. São motivados pelo estilo, pela qualidade e pelas performances; esperam muito da vida e pretendem retirar o máximo partido de cada experiência.

A moto que conduzem terá de oferecer o máximo que se pode extrair de uma scooter de 125 cm³ e fazê-lo com elegância. E terá de combinar o melhor de dois mundos: as performances em via rápida e o conforto das scooters de grande cilindrada, com estilo "GT" (Grande Turismo), e as comodidades das motos mais pequenas, como sejam a facilidade de evitar o trânsito, as acelerações desportivas e a facilidade de estacionamento.

Para 2015, a nova Honda Forza 125 é tudo isto e muito mais, criando uma nova alternativa para quem pretende o melhor que uma scooter de 125 cm³ pode oferecer.

Nas palavras do Sr. Nagura, Chefe de Projecto da Forza 125:

O objectivo da equipa para a Forza 125 foi produzir a derradeira scooter de 125 cm³, com o melhor de tudo. Esta scooter oferece performances fantásticas em vias rápidas para uma condução divertida e fácil nas deslocações do dia-a-dia e acelerações topo-de-classe para a cidade. E tudo com um estilo premium de classe e um foco muito acentuado na funcionalidade e no conforto.


Generalidades do Modelo

Totalmente nova, da frente à traseira, as linhas esguias da Forza 125 transmitem uma atitude agressiva, desportiva e dinâmica, num layout de design moderno. A ergonomia convidativa oferece um espaço perfeito para o condutor e o passageiro, enquanto o pára-brisas com regulação em altura permite adequá-lo à condução em auto-estrada ou na cidade. O espaço debaixo do banco é abundante (48 litros - o suficiente para dois capacetes integrais); a tomada de corrente de 12 V no porta-luvas e – como sublinhado das suas credenciais premium – a iluminação LED.

O novo motor de 125 cm³ e refrigeração por líquido é uma unidade de quatro válvulas, com sistemas de admissão e escape concebidos para oferecerem mais potência nas gamas de média e alta rotação. Oferece excelente aceleração logo no arranque, recuperações fantásticas acima de 90 km/h e fortes performances a alta velocidade. As diversas tecnologias de baixo atrito permitem obter consumos impressionantemente baixos: 2,29 l/100 km (43,5 km por cada litro) (método WMTC).

Para uma condução hábil na cidade e fácil em estrada aberta, o quadro em aço – com optimização cuidadosamente estudada em termos de distância entre eixos e geometria da direcção – recorre a uma forquilha telescópica suave de 33 mm na dianteira e duplo amortecedor na traseira. A roda dianteira de 15 polegadas oferece estabilidade e confiança e é complementada pela roda traseira de 14 polegadas. A travagem é assegurada por um disco de grande diâmetro à frente e outro atrás, com a opção de um sistema de ABS.

A Forza 125 terá disponível uma gama de acessórios específicos para a personalizar exactamente às necessidades e estilo de vida do condutor, incluindo punhos aquecidos, porta-bagagens traseiro e top case de 35 litros à cor da scooter.

Estilo e Equipamento

A mobilidade fácil da Forza 125 é suportada pelo seu aspecto e funcionalidade – um design contemporâneo que se ajusta ao estilo de vida de cada um, dentro e fora da cidade. As proporções trapezoidais das formas exteriores destacam o deslocamento para a frente do equilíbrio de massas e as performances do conceito original da equipa de design, dão ao condutor a protecção necessária contra os elementos e oferecem uma presença leve e desportiva.

A posição de condução é confortável e apoia o condutor de forma segura e o pára-brisas tem seis posições de regulação fácil, num curso de 120 mm, para se adaptar a todos os tipos de condutor, tanto nas viagens breves em via rápida, como nas deslocações mais lentas no meio trânsito da cidade. O espaço do banco, de perfil cuidadosamente esculpido, é abundante para dois adultos e o compartimento que existe por baixo revela-se útil e de ampla arrumação, com capacidade para dois capacetes integrais. À frente, o porta-luvas tem capacidade para uma garrafa de água e esconde uma tomada de 12 V, facilitando o carregamento dos aparelhos electrónicos durante a condução. A altura do banco posiciona-se nuns confortáveis 780 mm.

Esta scooter está equipada com tecnologia premium de LEDs: salientando os dois faróis de LEDs, as luzes de presença, também de LEDs, emprestam um toque ágil e único, que ajuda a identificar, de forma inequívoca, a "assinatura frontal" da Forza 125. Os piscas de direcção estão montados em posição elevada nas costas dos espelhos retrovisores e as luzes traseiras de LEDs são complementadas pela iluminação da chapa da matrícula, também de LEDs.

O conceito "estereoscópico" alarga-se aos instrumentos. Montados em posição elevada para facilitar a leitura e com mostradores LCD retro-iluminados de tonalidade colorida profunda, o velocímetro e o conta-rotações são definidos por curvas elegantes e fluidas. O bloco central de LCD possui relógio (com mostrador de grande dimensão), indicador do nível do combustível, indicador de consumo médio de combustível, contadores parciais A e B, conta-quilómetros totalizador e indicador da temperatura do líquido de refrigeração.

A Forza 125 vai estar disponível em cinco esquemas cromáticos:

Cinzento Metalizado Cynos Mate

Branco Pérola Cool Mate com Preto

Prata Metalizado Moondust com Cinzento Metalizado Cynos Mate

Branco Pérola Cool Mate com Azul Pérola Pacific Mate

Preto Pérola Nightstar com Castanho Castagna


Ciclística

O quadro em aço que suporta a ciclística da Forza 125 oferece a rigidez e a força necessária para enfrentar a mistura de condições de utilização com que se vai deparar. A forquilha telescópica robusta de 33 mm é complementada por dois amortecedores na traseira – com 7 níveis de regulação da pré-carga da mola – e que trabalham num braço oscilante de uma só peça em alumínio.

O peso em ordem de marcha é de apenas 162 kg (com ABS), o que contribui para as excelentes performances e torna a scooter fácil de manobrar a baixa velocidade ou à mão e, também, de estacionar. As características dinâmicas da ciclística asseguram um bom desempenho nas vias rápidas e agilidade no trânsito. Os 1.490 mm de distância entre eixos oferecem estabilidade e a geometria da direcção – 26,5° de inclinação da coluna de direcção e 89 mm de eixo de araste (trail) – permite uma condução ágil.

A roda dianteira de 15 polegadas em alumínio fundido monta um pneu 120/70-15 e a roda traseira 14 polegadas calça uma borracha de tamanho 140/70-14, oferecendo o máximo de tracção e de conforto de condução. Na frente, a travagem é assegurada por um disco simples de 256 mm, complementada por outro disco simples de 240 mm atrás – ambos com a opção de um sistema ABS para maior controlo nas travagens em superfícies escorregadias.

Motor

O motor SOHC de quatro válvulas, e refrigeração liquida, da Forza 125 oferece 14CV (10,5 kW) de potência às 8.750 rpm, com 12 N·m de pico de binário às 8.250 rpm. O diâmetro e o curso são de 52,4 x 57,9 mm; a relação de compressão é de 11,5 : 1. Desde o arranque, a scooter acelera rapidamente e com força, oferecendo uma boa entrega de potência a média rotação, facilitando as recuperações na zona entre os 40 e os 60 km/h ou seja, as gamas de velocidades típicas encontradas na condução em cidade. A velocidade superior a 90 km/h, o pico de potência oferece acelerações topo-de-classe.

O motor da geração eSP, incorpora tecnologia de baixo atrito e disposição inteligente de componentes como a bomba de combustível (incorporada no cárter do motor) asseguram uma melhor eficiência. A câmara de combustão compacta e o sistema PGM-FI de injecção de combustível – alimentado por uma caixa-de-ar redesenhada, com 4,7 litros de capacidade e conduta de admissão de 28 mm de diâmetro – optimizam a velocidade de queima do combustível e a performance do sistema de refrigeração. O novo silenciador de escape de tripla câmara contém um catalisador de 400 células para purificar os gases do escape.

O cilindro descentrado permite reduzir a fricção provocada pelo contacto entre o pistão e o cilindro, transmitindo de forma eficiente a energia da combustão à cambota. A camisa "em espinha" realizada em ferro fundido – com diminutas extensões de superfície – mantém controlada qualquer distorção no diâmetro interior do cilindro. Este desenho reduz a tensão nos segmentos, diminuindo a fricção.

O radiador compacto e de elevada eficiência – integrado no exterior do cárter do lado direito – utiliza uma ventoinha pequena e leve, reduzindo as perdas friccionais e o arrastamento. A resistência ao rolamento dentro da unidade de transmissão foi reduzida pela utilização de três bronzes principais de baixo atrito, todos concebidos para lidarem com as respectivas cargas individuais. A polia primária apresenta um design de palhetas que reduz a resistência ao ar e a polia secundária diminui a pressão sobre a correia de transmissão, cortando as perdas na transmissão.

O alternador, sem escovas, controlado electronicamente é um componente integrado, montado directamente na ponta da cambota e serve também como motor de arranque. Como roda directamente com o motor, são eliminados os ruídos de engrenagem e de carretos.

O sistema Idling Stop de paragem do motor ao ralenti desliga automaticamente o motor da scooter quando esta fica três segundos ao ralenti; quando o condutor roda o acelerador, o motor recomeça instantaneamente a trabalhar. O funcionamento deste sistema é ininterrupto, graças ao alternador e ao sistema "swing-back" de retorno, que recoloca a cambota em posição antes do tempo de admissão e de um mecanismo de descompressão que elimina a resistência da cambota criada pela compressão do motor. Este sistema inclui uma função de leitura da carga da bateria, desactivando-se quando necessário, para evitar descarregar excessivamente a bateria. Esta, é uma unidade YTZ8V de longa duração.

Um dos objectivos da equipa que trabalhou no desenvolvimento da Forza 125 foi reduzir a apenas uma vez por semana as visitas à estação de serviço para abastecer, no caso de uma utilização normal; a eficiência de combustível do motor assegura uma eficiência de 2,29 litros por cada 100 km (43,5 km/l), pelo método WMTC

Acessórios

A Forza 125 terá disponível a seguinte lista de acessórios genuínos Honda:

  • Porta-bagagens traseiro
  • Top case de 35 L à cor da moto
  • Kit de punhos aquecidos
  • Aplicações cosméticas à cor da moto
  • Saco interior
  • Kit de alarme
  • Capa de exteriores
  • Cadeado em U