Introdução
A PCX tem sido, todos os anos, desde 2013, a scooter mais vendida na Europa. O seu sucesso deve-se a uma fórmula que a Honda tem vindo a aperfeiçoar desde há muitos anos. O seu design, moderno e atraente, torna-a ideal para um estilo de vida urbano e elegante, enquanto as suas compactas dimensões permitem navegar facilmente pelo trânsito – com estacionamento igualmente fácil – na mais movimentada das cidades. A posição de condução, o espaço disponível por baixo do assento, capaz de receber um capacete integral, e a qualidade geral de construção contribuem para aquele factor “X” que em conjunto com as siglas de ‘Personal Comfort’ dão nome à PCX.
Em 2010, a PCX foi a primeira moto a receber a tecnologia ‘Idling Stop’ e dois anos mais tarde foi a primeira scooter na Europa a usar o ultra-eficiente motor eSP (enhanced Smart Power). A excelente relação preço-qualidade, em termos de investimento inicial e baixos custos de manutenção, tem contribuído decisivamente para a popularidade da PCX
Generalidades do Modelo
Uma aparência "smart" e desportiva, com conforto de excelência, são os factores principais da identidade da PCX. Em 2014, o modelo recebeu diversas melhorias, com um design mais actual e moderno e complementado por um aspecto premium com luzes LED. A pensar na utilização diária o modelo recebeu também adaptador para tomada 12V, luzes de emergência e relógio.
O eficiente consumo de combustível de 2,1 lt/100 km, conseguido pelo motor eSP, combinado com os 8 litros de capacidade do depósito de combustível permitem uma autonomia superior a 375km. O modelo 2017 cumpre as normas de emissões Euro4 contribuindo para uma melhor eficiência e reduzindo o impacto ambiental.
A PCX 125 já representa um legado especial e único na gama de motos Honda.
A excelente relação preço-qualidade, a facilidade de utilização, o estilo contemporâneo e o prazer de condução reúnem muitas das principais virtudes de uma moto Honda
Características-chave
Estilo e Equipamento
O aspecto dinâmico da PCX reflecte as tecnologias avançadas usadas na sua produção e inclui muitos detalhes que melhoram a funcionalidade e o conforto. A posição de condução permanece idêntica e oferece segurança ao condutor.
O duplo farol compacto de LEDs dá um toque desportivo e mantém a distribuição da luz na disposição familiar de médios-máximos-médios. Os piscas de direcção, o farolim traseiro e a luz da chapa da matrícula também são de LEDs, reduzindo a carga eléctrica colocada sobre o motor. O interruptor com 4 piscas de emergência é também um equipamento de origem.
O compartimento da carenagem esquerda é generoso e tem capacidade para uma garrafa de água ou uma lata de refrigerante. Inclui também uma tomada de 12 V para carregar um telemóvel. Debaixo do banco, há espaço para um capacete integral e o próprio banco, de formato em degrau, tem uma dobradiça accionada por mola, não caindo enquanto estiver aberto.
O banco, bastante funcional, tem 760 mm de altura. Tanto o banco como a portinhola do combustível abrem através de interruptores de um toque e a chave da ignição tem uma protecção anti-roubo.
A consola central apresenta todas as informações num design elegante e conciso. A velocidade é apresentada por um ponteiro iluminado que se move à volta da parte exterior do painel LCD, que contém o conta-quilómetros, totalizador e parcial, o indicador do nível do combustível, o indicador de eficiência de combustível e o relógio.
Cores
Branco Pérola Cool
Preto Pérola Nightstar
Prata Metalizado Moondust
Vermelho Pérola Siena
Cinzento Metalizado Matt Carbonium
Castanho Pearl Havana
Motor
A unidade motora de 125 cm³, duas válvulas SOHC, refrigeração por líquido, compacta e de baixo peso que equipa a PCX125 oferece excelente durabilidade e performances de arranque – apenas 5,4 segundos para percorrer os primeiros 50 metros – e é silenciosa e suave no funcionamento apresentando baixas emissões de CO2.
Aspectos sempre fundamentais, a impressionante economia de combustível permite à PCX percorrer uns incríveis 375 km por cada depósito (método WMTC).
A arquitectura do motor tem por base uma série de tecnologias de baixo atrito, todas trabalhando em harmonia. O cilindro descentrado permite reduzir a fricção provocada pelo contacto entre o pistão e o cilindro, transmitindo de forma eficiente a energia da combustão à cambota. A câmara de combustão compacta e o sistema PGM-FI de injecção de combustível optimizam a eficiência da combustão e da refrigeração, personalizando as características do binário de acordo com as gamas de rotação em que, tipicamente, uma scooter de 125 cm³ funciona.
A optimização do ponto de ignição combina-se com a eficiência da refrigeração da câmara de combustão para acrescentar resistência à "detonação". O escape inclui um catalisador de 400 células. A camisa "em espinha" realizada em ferro fundido – com diminutas extensões de superfície – mantém controlada qualquer distorção no diâmetro interior do cilindro. Este desenho reduz a tensão nos segmentos, diminuindo a fricção. O veio dos balanceiros usa rolamento de agulhas do tipo casquilho, enquanto os roletes, agora mais pequenos e mais leves, trabalham em conjunto com o perfil da árvore de cames e das cargas das molas das válvulas.
Um radiador compacto e de elevada eficiência – integrado no exterior do cárter do lado direito – utiliza uma ventoinha pequena e leve, reduzindo as perdas friccionais e o arrastamento. A resistência ao rolamento dentro da unidade de transmissão foi reduzida com a utilização de três bronzes principais de baixo atrito, todos concebidos para lidarem com as respectivas cargas individuais.
O alternador sem escovas, controlado electronicamente, é um componente integrado, montado directamente na ponta da cambota e serve também como motor de arranque. Porque roda directamente com o motor, são eliminados os ruídos de engrenagem e de carretos.
A função selectiva de Paragem ao Ralenti (Idling Stop), pára automaticamente o motor da scooter quando este fica três segundos ao ralenti; quando o condutor roda o acelerador, o motor volta a arrancar instantaneamente. O funcionamento deste sistema é ininterrupto, graças ao alternador e ao sistema "swing-back" de retorno, que recoloca a cambota em posição antes do tempo de admissão e de um mecanismo de descompressão que elimina a resistência da cambota criada pela compressão do motor.
O sistema Idling Stop inclui uma função de leitura da carga da bateria, desactivando-se quando necessário, para evitar descarregar excessivamente a bateria. A bateria é uma unidade YTZ8V de longa duração.
A transmissão de variação contínua V-Matic de relações longas recorre a uma correia de transmissão silenciosa e duradoura, fabricada em borracha de elevada elasticidade, oferecendo tracção eficiente à roda traseira.
Ciclística
A PCX125 é um modelo ágil e muito maneável para enfrentar os congestionamentos de trânsito, mas também oferece estabilidade e conforto ao condutor e passageiro, em todas as situações. O seu quadro, tipo berço, em tubo de aço, a reduzida distância entre eixos de 1.315 mm e a geometria da sua direcção – 27°de inclinação e 86 mm de eixo de arraste (trail) – combinam-se para criar a plataforma ideal. O peso em ordem de marcha (tara) é de 130 kg.
O raio de viragem é de apenas 2 metros, permitindo realizar manobras fáceis em espaços apertados; as jantes de alumínio fundido com 5 raios e 14 polegadas acrescentam estabilidade e confiança à condução. O modelo 2017 está equipado com pneus Michelin City Grip com dimensões de 90/90-14 na frente e 100/90-14 na traseira.
Com 100 mm de curso, a forquilha telescópica de 31 mm absorve as irregularidades da estrada e aumenta a confiança do condutor; atrás, os dois amortecedores gémeos têm 75 mm de curso e trabalham sobre um braço oscilante em alumínio. O Sistema de Travagem Combinada (CBS) da Honda funciona com o travão dianteiro de disco de 220 mm e respectiva pinça de três pistões, e com o travão traseiro de tambor com 130 mm de diâmetro, distribuindo alguma da força de travagem para a frente quando se acciona o travão traseiro, oferecendo uma travagem suave e progressiva.
Especificações técnicas
MOTOR
Tipo: Monocilíndrico a 4 tempos, 2 válvulas, SOHC, com refrigeração líquida
Cilindrada: 125cm³
Diâmetro e curso: 52,4 x 57,9 mm
Relação de compressão: 11: 1
Potência máxima: 11,5cv (8,6 kW)/8.500 rpm (95/1/EC)
Binário máximo: 12,0 Nm/5.000 rpm (95/1/EC)
Ralenti: 1.700 rpm
Capacidade de óleo: 0,9 Litros
SISTEMA DE COMBUSTÍVEL
Alimentação: Pgm-FI Injecção electrónica de combustível
Diâmetro: corpo do acelerador 24 mm
Filtro-de-ar: Tipo viscoso em filtro de papel
Depósito do combustível: 8 Litros
Consumo de combustível: 2,1 Litros / 100km (modo WMTC*)
SISTEMA ELÉCTRICO
Ignição: Eléctrica totalmente transistorizada
Tempo de ignição: 12º BTDC (ralenti) ~ 67º BTDC (5,000 rpm)
Vela: CPR7EA-9 (NGK), U22EPR-9 (DENSO)
Arranque: Eléctrico
Bateria: 12V-6AH Sem Manutenção
Alternador: 329 W
Luzes frente: 12V, 5,4W x 1 (médios) / 9,6W x 1 (máximo)
Luz traseira: 12V – 2,2 W x 1
TRANSMISSÃO
Embraiagem: Automática, centrifuga, tipo seca
Tipo da transmissão: V-Matic
Relações conversão da correia: 2,6:1 ~ 0,82:1
Redução final: 11,271
QUADRO
Tipo: Tubular em aço tipo berço
CICLÍSTICA
Dimensões (CxLxA): 1.930 x 740 x 1.100 mm
Distância entre eixos: 1.315 mm
Ângulo da coluna direcção: 27° 0'
Trail: 86 mm
Raio de viragem: 2,0 m
Altura mínima do assento: 760 mm
Altura mínima ao solo: 135 mm
Peso em ordem de marcha: 130 kg
SUSPENSÃO
Tipo Dianteira 31 mm forquilha telescópica, curso de 100mm
Traseira Unidade de braço oscilante com duplo amortecedor, curso de 75 mm
Rodas
Dianteira: 5 raios, alumínio fundido
Traseira: 5 raios, alumínio fundido
Dimensão das jantes:
Dianteira 14M/C x MT1,85
Traseira 14M/C x MT2,15
Dimensão dos pneus
Dianteiro 90/90 14M/C 46P
Traseiro 100/90 14M/C 57P
Dianteira: 5 raios, alumínio fundido
Traseira: 5 raios, alumínio fundido
Dimensão das jantes:
Dianteira 14M/C x MT1,85
Traseira 14M/C x MT2,15
Dimensão dos pneus
Dianteiro 90/90 14M/C 46P
Traseiro 100/90 14M/C 57P
Dianteira: 5 raios, alumínio fundido
Traseira: 5 raios, alumínio fundido
Dimensão das jantes:
Dianteira 14M/C x MT1,85
Traseira 14M/C x MT2,15
Dimensão dos pneus
Dianteiro 90/90 14M/C 46P
Traseiro 100/90 14M/C 57P
TRAVÕES
Dianteiro: Hidráulico, disco de 220 mm com pinça Combinada de 3 pistões
Traseiro: Tambor de 130 mm Combinado com calço primário e secundário.